Abacate Engorda

Embora o abacate tem bastante nutrientes, é uma fruta que tem muitas calorias e engorda se consumido sem moderação

Há sempre muita dúvida em relação ao papel do abacate em uma dieta para perder peso. Algumas frutas são mesmo mais calóricas e devem ser consumidas com cautela, pois levam ao aumento de peso. O abacate engorda, porém é indispensável em uma alimentação equilibrada.

Outras frutas que são consideradas muito calóricas são a banana e o açaí, por exemplo. Mesmo assim, essas e outras frutas são sempre preferíveis aos alimentos açucarados e gordurosos na hora do lanche entre as refeições.

Por muito tempo, assim como o ovo, o abacate foi rotulado de vilão da dieta, porém hoje muitos mitos que envolvem essa fruta tão saborosa já caíram e o abacate passou a ser um aliado à perda de peso.

Para muitos, o abacate engorda e seu consumo é totalmente vedado, porém a qualidade nutritiva de um alimento não é estabelecida apenas pelo número de calorias que esse tem, mas sim pela quantidade de nutrientes que seu consumo levará de benefício ao organismo.


Valor Nutricional e Benefícios do Abacate

Para cada 100 gramas de abacate, são encontrados: 6,94g de carboidrato, 2,31g de proteína, 10,98g de cálcio, 1,16g de ferro, 17,34g de gordura, 0 colesterol, 73% de água, 176,3 kcal, além de várias vitaminas (vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina E) e minerais.

Não se assuste ao ver grande quantidade de gordura em 100 gramas de abacate. Essa gordura é a gordura boa, a mesma do azeite extravirgem (além de ter ZERO colesterol) e totalmente diferente da gordura do bacon, por exemplo.

abacate engorda

Lembrando que a gordura do abacate (das nozes, castanhas, azeite, etc) são gorduras naturais e de origem vegetal que trazem mais benefícios que prejuízos ao organismo, diferentemente das gorduras industrializadas e de origem animal. Porém, se consumido em excesso o abacate engorda sim e pode comprometer sua dieta.

Por ser de origem vegetal, a gordura do abacate ainda promove a redução do colesterol ruim, o LDL, e regula a densidade do colesterol bom, o HDL. A produção elevada de LDL está intimamente relacionada ao consumo excessivo de gordura de origem animal.

Além disso, essa gordura presente no abacate é rica em ômega 9, que é responsável por estimular o metabolismo, que, por sua vez, vai fazer com que haja maior queima de calorias, além de agir como um poderoso antioxidante e regular a função intestinal. Evita, também, a fadiga mental.

Com o consumo moderado diário do abacate, o indivíduo que o consome possui uma sensação de maior saciedade, porque ela reduz o índice de glicose na corrente sanguínea, resultando em uma menor ingestão de calorias e, consequentemente, perdendo peso.

vitamina de acabate engorda

Dificilmente alguém consegue comer abacate demais, justamente por causa dessa sua característica de saciedade. Isso também ajuda e muito quando bate aquela vontade de beliscar entre as refeições.

O hormônio do crescimento (GH) tem seu ápice de produção à noite durante o sono. O GH tem como uma de suas funções auxiliar na formação muscular. O abacate, quando consumido na ceia (última refeição do dia, geralmente 3 horas depois do jantar), estimula ainda mais a produção desse hormônio.

As pessoas que fazem dietas extremamente restritivas precisam ter o abacate inserido em sua contagem de calorias diária. Isso porque a alta restrição é causadora de vários distúrbios orgânicos, resultando em algumas deficiências principalmente de vitaminas e sais minerais. O papel do abacate nesses casos é o de regulador dessas funções metabólicas para reestabelecer o equilíbrio ao organismo.

Esqueça a informação de que o abacate engorda. Se consumido como descrito, o abacate lhe trará muitos benefícios, além de ajudá-lo a perder peso com saúde.

Há, claro, opções de frutas bem menos calóricas, mas que não oferecem nem um terço dos benefícios que o abacate oferece. É preferível ingerir um alimento mais completo que vai oferecer tudo que seu organismo necessita, do que simplesmente ficar com o saldo de calorias diárias positivo.

Portanto, é um erro bem comum dizer que o abacate engorda. Consuma de maneira moderada esse alimento completo sem medo e tenha sempre em mente que não é só porque ele tem uma quantidade alta de gordura em sua composição que você estará consumindo uma bomba calórica. De posse das informações acima, é possível entender o quão importante é ter o abacate como parte da sua dieta.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *