Academia em Casa

Se você tem pouco pra ir na academia ou fazer outras atividades físicas, que tal ter sua própria academia em sua casa?

Com a falta de tempo de praticamente todas as pessoas, ter sua própria academia em casa não é mais uma opção, acaba sendo uma obrigação caso você deseja continuar treinando e mantendo sempre sua vida saudável, pois só para sair e ir até uma academia, dependendo a distância, acaba perdendo de 20 a 40 minutos somente de ida e vinda, um tempo valiosíssimo.

Por isso a academia em casa está se tornando tão popular e mais barato a cada dia, devido a quantidade de pessoas procurando por equipamentos e maneira de continuar treinando firme, mesmo que seja em casa.

Como montar uma academia em casa

Antes de montar sua academia em casa, você deve definir seus objetivos, sejam eles emagrecer, ganhar músculos ou apenas ter uma saúde melhor. Por exemplo, para quem deseja emagrecer, exercícios do tipo aeróbico são interessantes se mesclados com os exercícios de musculação.

Em contra partida, para quem deseja engordar e ganhar massa muscular, os exercícios de academia acabam sendo mais eficaz, sendo não muito indicado os exercícios aeróbicos pois podem causar o catabolismo, processo esse em que o músculo pode ser perdido.


Aparelhos de ginástica

Depois de definido seus objetivo (emagrecer ou ganhar massa muscular), você deverá comprar os equipamentos necessários para isso.

Para quem deseja ter uma academia em casa com aparelhos parecidos com os das academias, será necessário gastar uma boa quantia de dinheiro, já que alguns equipamentos são realmente caros. Mas se sua intenção é apenas cumprir com o objetivo, tem formas de conseguir isso de maneira mais barata.

Por exemplo, ao se pensar em exercício aeróbico, o mais comum é pensar em correr ou caminhar. Na academia tem as esteiras, e se sua intenção é deixar sua academia em casa o mais parecido possível, comprar uma esteira será necessária. Mas, como você deve imaginar, uma esteira é um aparelho extremamente caro.

Por isso, uma dica simples é que ao invés de correr, você faça caminhadas ou corrida ao ar livre, pois além de não ganhar dinheiro, poderá disfrutar de uma paisagem bonita, ver pessoas e inclusive conhecer algumas, e o melhor é que poderá chamar alguém para fazer essa atividade com você, já que na sua esteira em sua casa não seria possível.

Outro exemplo de não gastar dinheiro e ter excelentes resultados é através do elástico para exercícios, onde você poderá executar diversos tipos diferentes de exercícios, para todas partes do corpo, com praticamente a mesma intensidade que se faz na academia.

Algumas pessoas, principalmente os homens, tem grande dificuldade de se adaptar a esse tipo de exercício se antes ele já praticou academia e treinava com halteres ou outros pesos. Um dos motivos é que se estiver treinando com um halter muito leve, basta pegar um mais pesado e pronto, estará treinando de maneira ideal.

Academia em casa com treino de elástico

Já com o treino de elástico é um pouco mais complicado pois geralmente o exercício começa leve e vai ficando mais difícil com o decorrer das repetições apenas, talvez devendo fazer diversas repetições para sentir mais intensidade no músculo.

Uma maneira de melhorar nesse aspecto é comprar vários elásticos e caso achar que está muito leva, basta acrescentar mais um para deixar ainda mais pesado. Mas ter uma academia em casa com elástico dificilmente será igual a academia com pesos, mas é uma das maneiras mais baratas de se treinar em casa ou onde você estiver, por que se você for viajar, poderá levar a academia junto com você, em sua mala, já que são apenas elásticos.

Exercício isométrico para treinar em casa

Existem também os exercícios que não precisam de aparelhos, em que se usa apenas o peso do próprio corpo, que são chamados de exercícios isométricos. Através desses exercícios é possível se conseguir ganhar muito massa muscular, apenas com o peso do próprio corpo. Veja na imagem ao lado um exemplo claro disso, e se você não acredita nisso, fique nessa mesma posição na parede por volta de 20 a 30 segundos.

Academia em casa profissional

Mas se sua intenção é ter uma academia em casa profissional, então você deverá desembolsar um dinheiro legal, tanto para comprar os aparelhos quanto os pesos que usará neles, pois acredite se quiser, 1 kg de anilha é muito caro, imagine uma anilha de 20 kg.

Você poderá optar pela compra de halteres, já que com os mesmo é possível se executar diversos tipos de exercícios diferentes, diferentemente de alguns aparelhos específicos que é possível executar apenas um ou dois exercícios.

Existem também as plataformas de musculação, em que tem diversos aparelhos integrados de maneira que fique mais barato e também que caiba em um menor espaço em sua casa. Falando em espaço, ter uma academia em casa com aparelhos de musculação exige espaço em físico, e portanto você deverá ter um lugar coberto para deixa-los.

Academia em casa
Academia em casa

Emagreça em casa sem aparelhos

Se sua intenção é emagrecer, gostaria de deixar uma excelente dica para você. Ao invés de tentar fazer sua academia em casa, que tal seguir um programa de emagrecimento voltado exclusivamente para mulheres ou para homens.

Conheça o Corpo de 21 e o Queima de 48 horas. O Corpo de 21 é um treinamento de emagrecimento voltado exclusivamente para mulheres, para se fazer em casa e que promete emagrecer com apenas 21 minutos diários. Já o Queima de 48 horas é outro programa de emagrecimento para se fazer em casa também que promete emagrecer com treinos de poucos minutos diários, em alguns casos de apenas 5 minutos.

Se você fizer sua academia em casa e começar esse programa de treinamento, em poucos dias você já estará com mais magro e com o corpo definido.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (4 votes, average: 3,25 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *