Ácido Fólico Engorda

Fazer uma alimentação rica em nutrientes nem sempre é uma tarefa fácil. Devemos ter consciência de que cada nutriente tem sua função no organismo e que a falta de algum deles pode provocar diversos problemas de saúde. Neste artigo, iremos falar sobre uma das vitaminas mais importantes e iremos analisar se o ácido fólico engorda.

Será que o ácido fólico engorda?

O ácido fólico, também chamado de vitamina B9, é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B. Por ser uma vitamina hidrossolúvel, o ácido fólico não é armazenado pelo organismo, sendo eliminado do corpo quando está em excesso.

Logo, o risco de haver uma superdosagem desta vitamina é muito baixo. Já a deficiência desta vitamina está relacionada ao surgimento de doenças cardiovasculares e de doenças degenerativas como o Parkinson e Alzheimer.

Além ser possível realizar a suplementação de ácido fólico com a utilização de medicamentos específicos para este fim, esta vitamina é amplamente encontrada em diversos alimentos, entre eles os vegetais de folhas verdes escuras como o espinafre, a couve, o alface, o aspargo, o repolho e o brócolis.


O ácido fólico também é bastante encontrado no levedo de cerveja, no farelo de trigo, no fígado de boi, na gema do ovo, em ervilhas, além de outros alimentos como o feijão, o suco de laranja, a banana, o leite e as amêndoas também contém valores significativos de ácido fólico em sua composição.

A deficiência desta vitamina é muito comum, pois esta é muito sensível aos processos térmicos como o uso do microondas, do fogão, do forno, havendo um perda de até 90% da quantidade de ácido fólico nos alimentos.

Pode também ocorrer perda de ácido fólico devido aos problemas relacionados com o armazenamento de alimentos como mudanças de temperatura e umidade, sendo pouco resistente ao contato com a luz e com o oxigênio atmosférico.

Veja, a seguir, alguns dos efeitos desta vitamina no organismo e vamos analisar se o ácido fólico engorda.

>> COMPRAR ÁCIDO FÓLICO COM DESCONTO <<

Auxilia no crescimento celular

Esta vitamina também participa da formação de produtos intermediários do metabolismo, estando envolvida na formação celular no organismo em diversos aspectos, o que não significa que o ácido fólico engorda.

Como o ácido fólico participa em diversos processos, esta vitamina também é fundamental para metabolizar as proteínas, auxiliando também na sua síntese, sendo muito importante para quem deseja ganhar massa muscular.

Formação do sistema nervoso

Ácido Fólico Engorda

 

Esta vitamina é fundamental para o desenvolvimento do tubo neural do feto, sendo muito utilizada por mulheres em início de gravidez, evitando futuros problemas na gestação.

Por este motivo, a suplementação de ácido fólico para mulheres é fortemente recomendada, já que a formação do tubo neural no feto ocorre nas primeiras semanas, antes mesmo que a mulher consiga identificar que está grávida.

A importância do ácido fólico é tanta que, no Brasil, desde 2002, o governo determinou por lei a fortificação alimentar desta vitamina em alimentos de consumo em massa como as farinhas de milho e trigo que são utilizadas em ampla escala na produção de pães, bolos, biscoitos, entre diversos outros alimentos.

Apesar deste tipo de recomendação em relação à suplementação de ácido fólico, não existem evidências científicas de que os alimentos fortificados com esta vitamina de fato sejam suficientes para prevenir problemas na formação do sistema nervoso.

Melhoria do sistema sanguíneo

O ácido fólico é bastante importante para o organismo, promovendo a saúde do sistema sanguíneo, sendo muito indicado, inclusive, para a prevenção da anemia, sendo essencial para a formação das hemácias e dos leucócitos na medula óssea.

Conclusão

Não existe comprovação científica de que o ácido fólico tenha relação direta com o emagrecimento ou com o ganho de peso, portanto, não é possível afirmar que o ácido fólico engorda. A questão é que esta vitamina participa em muitos processos metabólicos, incluindo os processos de construção muscular e também os processos de oxidação das gorduras e, portanto, redução de peso.

Vale lembrar que o que de fato faz uma pessoa emagrecer ou ganhar peso é a quantidade de calorias consumidas diariamente e o gasto energético do mesmo período. As vitaminas não contém calorias. O que pode gerar ganho ou redução de peso é o consumo dos alimentos que contenham esta vitamina, portanto, é impossível afirmar que o ácido fólico engorda ou que está diretamente relacionado ao ganho de peso.

8 Comments

  1. Tereza Barros Reply
    • Irene saibert Reply
  2. Iracilda Reply
  3. Sandra regina lopes Reply
  4. Antonieta Carlone Reply
    • Antonieta Carlone Reply
  5. Mindy Reply
  6. Josy Reply

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *