Agachamento Livre

Embora não seja tão fácil realizar, o agachamento livre é um excelente exercício que deve estar no seu treino

O exercício agachamento livre é um dos melhores exercícios para pernas que existe, pois além de ser bem difícil de fazer, exige bastante equilíbrio, o qual aumenta a intensidade sobre os músculos da perna.

Embora esse exercício seja inicialmente para trabalhar com o quadríceps e o glúteo, também trabalha com os músculos posteriores da coxa, adutores, eretores da espinha, abdominais.

Agachamento com Barra

Execução do Agachamento Livre

Para executar esse exercício, siga os três passos a seguir:

  1. Em pé, com os pés afastados igual a largura dos ombros, posicione a barra nos ombros.
  2. Abaixe lentamente até que as coxas forme um ângulo de 90 graus, ficando paralelos ao chão.
  3. Volte a posição inicial.

Na imagem abaixo, você verá a execução correta e errada do exercício.

Agachamento Livre

Dicas do agachamento livre

A posição dos pés deve ser igual a direção do joelho, sendo que ou estará totalmente para frente ou ligeiramente para fora.

O espaçamento dos pés influencia em quais músculos o exercício terá maior intensidade.

  • Fazer o agachamento com uma posição mais fechada trabalhará mais os quadríceps externos (vasto lateral) e abdutores (tensor da fáscia lata).
  • A posição padrão (da largura dos ombros) trabalhará toda a coxa de maneira igual.
  • Um espaçamento mais aberto que a largura dos ombros trabalha mais os quadríceps internos, músculos adutores e sartório.

Espaçamento dos Pés no Agachamento com Barra

Caso desejar trabalhar mais os quadríceps e menos o glúteo, poderá colocar algo de aproximadamente 2,5 cm nos calcanhares. Isso fará com que o peso se desloque para frente, e consequentemente trabalhe mais o quadríceps.

O posicionamento mais baixo da barra, sobre os trapézios e ombros, melhorará o equilíbrio durante a transferência do enfoque para os glúteos; essa é uma técnica utilizada por halterofilistas para levantamento de mais peso.

Os joelhos não poderão ultrapassar o ângulo de 90 graus. Passar dessa posição poderá ocasionar lesões nos joelhos ou coluna.

Agachamento Livre Frontal

O Agachamento Livre Frontal aumenta o trabalho dos quadríceps, diminuindo um pouco da tensão nos glúteos, se comparado ao Agachamento com a barra Atrás. Porém, esse tipo de agachamento é um pouco mais difícil, e você provavelmente precisará começar com pesos menores.

Agachamento Frontal com Barra
Agachamento Frontal com Barra

Agachamento no Smith

Utilizar o Aparelho Smith para fazer o Agachamento aumenta o equilíbrio e segurança, forçando menos a lombar. Todas as regras do agachamento ditas aqui se aplicam normalmente ao Agachamento no Smith.

Importância do Agachamento Livre no Treino

Como o agachamento livre é um exercício que trabalha diversos músculos ao mesmo tempo, existe vários aspectos positivos em relação a isso, e devido também a forma como é executado.

Como é um exercício de equilíbrio, ele exige que o corpo mantenha o equilíbrio principalmente na hora que irá abaixar, e isso não somente ajuda no ganho muscular das coxas e dos glúteos, mas também a fortalecer todo o corpo, pois é submetido a uma posição desfavorecida.

Isso acontece principalmente por quem faz apenas na barra, sem o aparelho, pois como a barra do aparelho é fixa e não sai, ela ajuda a estabilizar o corpo.

No sentido de ganhar massa muscular mais rápido esse exercício é excelente também pois ele trabalha os músculos da coxa por completo, ajudando assim a conseguir a hipertrofia mais rápido, o que levaria a treinar diversos exercícios diferentes.

Toda a parte inferior do corpo é beneficiada, pois além de fortalecer os músculos, o corpo ficará mais estabilizado posteriormente em outras atividades, como correr ou caminhar, inclusive aumentando a performance nesses exercícios que exige muito das pernas.









Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(16 votos, média: 4,19 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...