Água de coco engorda?

Embora você tenha certeza dos benefícios da água de coco, surge a dúvida: será que engorda? preciso tomar pouco?

Todos sabem que a água de coco é um dos mais poderosos hidratantes conhecidos. Mas será que a água de coco engorda? A água diretamente do coco é a água mais pura que você pode encontrar: cheia de sais minerais, vitaminas e com poucas calorias, ela refresca, revitaliza e dá muita energia!

Como qualquer outro alimento possui calorias, a água de coco também possui, mas em quantias bem baixas se comparadas até mesmo a um suco natural, dependendo da fruta que você utilizar. Com isso, podemos já deixar claro que a água de coco engorda sim, mas mesmo que você tome 500ml dessa água, não estará consumindo mais do que 100 kcal, coisa que pra quem precisa emagrecer com certeza esse não será o maior problema.

Confira as informações abaixo.

Valor nutricional e benefícios da água de coco

Para cada 100 ml de água de coco são encontrados:


Calorias 20 kcal
Carboidratos 4 gramas
Proteínas 1 grama
Gorduras Totais 0,2 gramas
Gorduras Saturadas 0 grama
Fibra alimentar 1 grama
Sódio 0 miligrama

água de coco engorda

A água de coco ainda apresenta 2,4 miligramas de vitamina C e traços das vitaminas do complexo B e de ferro. Ela ainda possui mais potássio que uma banana. Esse mineral é de extrema importância na conversão dos alimentos em energia.

Todos esses componentes são mais bem aproveitados quando consumidos frescos, ou seja, naturalmente e não é possível afirmar que a água de coco engorda, pois ela é um ótimo substituto para bebidas que contêm muito açúcar, como os refrigerantes e sucos artificiais. Além disso, a água de coco agrega muito mais valor nutricional aos sucos desintoxicantes feitos com frutas e verduras.

É considerada uma bebida diurética, assim como o chá verde, o chá de cavalinha e o chá de hibisco. Essa função é importante na eliminação de toxinas do organismo. As toxinas, que e acumulam por causa da má qualidade da alimentação, dificultam o processo digestivo e impossibilitam os órgãos – principalmente o fígado e o intestino – de realizarem suas funções normais.

A presença de fibras aumenta a sensação de saciedade, além de auxiliar a passagem dos alimentos pelo longo caminho do intestino delgado e o intestino grosso, onde os nutrientes são absorvidos e os excessos excretados.

A grande quantidade de potássio na composição da água de coco (162 miligramas) age na digestão dos alimentos e no funcionamento do intestino. Não é correto dizer que, se consumido com moderação, a água de coco engorda porque a hidratação que ela promove no organismo facilita as funções metabólicas, diminuindo a probabilidade de o organismo estocar gordura. O potássio associado com o sódio regula a pressão arterial.

A água de coco também é um ótimo substituto das bebidas isotônicas, como o Gatorade. Na prática intensa de esportes em que se sua muito, a água de coco é adequada para a reposição dos eletrólitos perdidos e com a vantagem de ser natural.

Se estiver em dúvida se deve consumir a água de coco de caixinha ou a natural, prefira a natural, pois as águas de coco de caixinha apresentam quantidades bem menores das encontradas na água de coco natural.

As propriedades da fruta são capazes de regular a fome e a diminuir até eliminar aquela vontade de comer guloseimas que a maioria das pessoas sente durante o dia. Além disso, fortalecem cabelos, unhas e deixam os cabelos mais fortes e com um brilho maior. Não só a água, mas a polpa e a casca também podem – e devem – ser aproveitadas!

A água de coco engorda?

A princípio a informação de que a água de coco engorda não está correta. Entretanto, diferente da água mineral que possui zero caloria, a água de coco é um alimento com baixo valor calórico que, se consumido exageradamente, pode levar ao ganho de peso. Portanto, o segredo é a moderação e isso serve para todos os tipos de alimento.

Atenção, apesar de ser incorreto afirmar que a água de coco engorda, não substitua a água mineral pela de coco. A quantidade máxima de água de coco diária indicada é de até 600 mililitros.

 Considerações finais

Alimento natural, extremamente nutritivo e de baixo valor calórico, a água de coco deve estar presente na dieta de quem quer emagrecer com muita saúde.

Porém, tenha sempre em mente que o processo de emagrecimento resulta da combinação de uma alimentação balanceada, da prática regular de atividades físicas e da suplementação. Um fator depende do outro e, consumir a quantidade adequada de água de coco, mas continuar com um estilo de vida sedentário e com uma má alimentação não resultará na perda de peso.

Não é correto afirmar que a água de coco engorda, mas é preciso estar atento a outros fatores para chegar à forma física desejada sem prejudicar o organismo.


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