Água de coco engorda?

Embora você tenha certeza dos benefícios da água de coco, surge a dúvida: será que engorda? preciso tomar pouco?

Todos sabem que a água de coco é um dos mais poderosos hidratantes conhecidos. Mas será que a água de coco engorda? A água diretamente do coco é a água mais pura que você pode encontrar. É cheia de sais minerais, vitaminas, e com poucas calorias ela refresca, revitaliza e dá muita energia!

Como qualquer outro alimento possui calorias, a água de coco também possui. Mas, em quantias bem baixas se comparadas até mesmo a um suco natural, dependendo da fruta que você utilizar. Com isso, podemos já deixar claro que a água de coco engorda sim. Mas, mesmo que você tome 500ml dessa água, não estará consumindo mais do que 100 kcal. Para quem precisa emagrecer com certeza esse não será o maior problema.

Confira as informações abaixo.

Valor nutricional e benefícios da água de coco

Para cada 100 ml de água de coco são encontrados:


Calorias 20 kcal
Carboidratos 4 gramas
Proteínas 1 grama
Gorduras Totais 0,2 gramas
Gorduras Saturadas 0 grama
Fibra alimentar 1 grama
Sódio 0 miligrama

água de coco engorda

A água de coco ainda apresenta 2,4 miligramas de vitamina C e traços das vitaminas do complexo B e de ferro. Ela ainda possui mais potássio que uma banana. Esse mineral é de extrema importância na conversão dos alimentos em energia.

Todos esses componentes são mais bem aproveitados quando consumidos frescos. Ou seja, naturalmente e não é possível afirmar que a água de coco engorda. Pois, ela é um ótimo substituto para bebidas que contêm muito açúcar, como os refrigerantes e sucos artificiais. Além disso, a água de coco agrega muito mais valor nutricional aos sucos desintoxicantes feitos com frutas e verduras.

É considerada uma bebida diurética, assim como o chá verde, o chá de cavalinha e o chá de hibisco. Essa função é importante na eliminação de toxinas do organismo. As toxinas, que se acumulam por causa da má qualidade da alimentação, dificultam o processo digestivo e impossibilitam os órgãos – principalmente o fígado e o intestino – de realizarem suas funções normais.

A presença de fibras aumenta a sensação de saciedade, além de auxiliar a passagem dos alimentos pelo longo caminho do intestino delgado e o intestino grosso, onde os nutrientes são absorvidos e os excessos excretados.

A grande quantidade de potássio na composição da água de coco (162 miligramas) age na digestão dos alimentos e no funcionamento do intestino. Não é correto dizer que, se consumido com moderação, a água de coco engorda, porque a hidratação que ela promove no organismo facilita as funções metabólicas. Diminui a probabilidade de o organismo estocar gordura. O potássio associado com o sódio regula a pressão arterial.

A água de coco também é um ótimo substituto das bebidas isotônicas, como o Gatorade. Na prática intensa de esportes em que se sua muito, a água de coco é adequada para a reposição dos eletrólitos perdidos e com a vantagem de ser natural.

Qual consumir?

Se estiver em dúvida se deve consumir a água de coco de caixinha ou a natural, prefira a natural. Pois, as águas de coco de caixinha apresentam quantidades bem menores das encontradas na água de coco natural.

As propriedades da fruta são capazes de regular a fome e a diminuir até eliminar aquela vontade de comer guloseimas que a maioria das pessoas sente durante o dia. Além disso, fortalecem cabelos, unhas e deixam os cabelos mais fortes e com um brilho maior. Não só a água, mas a polpa e a casca também podem – e devem – ser aproveitadas!

A água de coco engorda?

A princípio a informação de que a água de coco engorda não está correta. Entretanto, diferente da água mineral que possui zero caloria, a água de coco é um alimento com baixo valor calórico. Se consumido exageradamente, pode levar ao ganho de peso. Portanto, o segredo é a moderação e isso serve para todos os tipos de alimento.

Atenção, apesar de ser incorreto afirmar que a água de coco engorda, não substitua a água mineral pela de coco. A quantidade máxima de água de coco diária indicada é de até 600 mililitros.

 Considerações finais

Alimento natural, extremamente nutritivo e de baixo valor calórico, a água de coco deve estar presente na dieta de quem quer emagrecer com muita saúde.

Porém, tenha sempre em mente que o processo de emagrecimento resulta da combinação de uma alimentação balanceada, da prática regular de atividades físicas e da suplementação. Um fator depende do outro e, consumir a quantidade adequada de água de coco, mas continuar com um estilo de vida sedentário e com uma má alimentação não resultará na perda de peso.

Não é correto afirmar que a água de coco engorda. Mas, é preciso estar atento a outros fatores para chegar à forma física desejada sem prejudicar o organismo.


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