Albumina

A albumina é uma das proteínas mais baratas e mais usadas por quem faz musculação ou outras atividades físicas

Esse artigo abordará tudo o que você precisa saber sobre albumina, seja para potencializar seus treinos, para usa-la em tratamentos ou apenas para saber porque o suplemento albumina é tão popular entre os atletas.

O que é albumina?

A albumina é a proteína encontrada em maior quantidade em nosso plasma sanguíneo, ela é produzida pelo nosso próprio organismo e é indispensável para o bom funcionamento do mesmo. O órgão responsável pela produção de albumina no nosso corpo é o fígado, por isso quando o fígado sofre algum tipo de lesão, seja por má nutrição, inflamação ou doenças renais, a quantidade de albumina no nosso organismo diminui.

A albumina forma-se em organismos vivos a partir de aminoácidos, que compõem cadeias de natureza protéica. As albuminas constituem grupos de proteínas e são encontradas em quase todos os tecidos animais e em alguns vegetais. As principais albuminas encontradas são: a soroalbumina, conhecida como albumina humana encontrada no sangue, a ovoalbumina, presente na clara do ovo, a lactoalbumina contida no leite e as albuminas vegetais nas quais encontramos as legumina da ervilha e leuosina do trigo.

Pra quer serve a albumina?

A albumina serve como meio de transporte, na corrente sanguínea, para vitaminas, cálcio, fármacos e hormonas, levando-os para todo o nosso organismo. Ela também impede a saída de fluidos de vasos sanguíneos, então quando ela não está presente no nosso organismo há uma maior dificuldade na coagulação do sangue, aumento do fluxo sanguíneo na menstruação, além dificultar a cicatrização de lesões.

A albumina também é responsável pela nutrição dos tecidos musculares, garantindo assim que a quantidade de água e sangue entre os tecidos estejam equilibradas.

Como suplemento muscular a albumina mais usada é a ovoalbumina derivada da clara do ovo. Muitos atletas buscam fazer uma suplementação com essa proteína, pois ela possui um grande quantidade de proteínas, vitaminas, ferro, carboidratos, alto valor biológico e aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo nosso organismo, porém são importantíssimos para seu funcionamento). A albumina suplemento ajuda no ganho de massa muscular, contribui para recuperação dos músculos, proporcionando saciedade, além de colaborar para recuperação de lesões. A albumina é uma grande aliada das pessoas que buscam definição muscular e hipertrofia.

Benefícios da albumina

Por ser uma proteína que já é produzida pelo nosso organismo, o uso do suplemento albumina traz vários benefícios, tanto para pessoas que possuem alguma doença ou deficiência no fígado (órgão produtor da albumina) e por esse motivo não conseguem produzir a quantidade suficiente para o bom funcionamento do organismo, quanto para os que buscam um corpo definido e musculoso.

Estudos comprovam que a albumina suplemento amplia a capacidade de ganhos musculares por ajudar na recuperação de microlesões causadas por treinos mais intensos, contribuindo para que os músculos se recuperem mais rapidamente, além de evitar a catabolização, ou seja, perda dos músculos adquiridos. A albumina beneficia pessoas com doenças crônicas, ajudando na coagulação do sangue, e evitando ou diminuindo quadros de hemorragias.

A albumina proporciona disposição e energia, e devido a lentidão na digestão da proteína albumina, seus consumidores são beneficiados porque se sentem saciados, e isso acaba contribuindo para perda de peso. Mas algumas pessoas ainda têm dúvidas se albumina engorda.

Claro que se consumida em excesso, assim como diversos outros alimentos, a albumina engorda, principalmente se o individual que tomar, não estiver praticamente musculação, pois o excesso de proteína irá virar calorias.

Mas geralmente, ela é utilizada como grande ajudadora na perda de peso, pois auxilia a diminuir a fome por aumentar a saciedade, além de aumentar massa muscular. Ou seja, o individual perde gordura ‘trocando’ por massa muscular.

Efeitos colaterais da albumina

Os efeitos colaterais da albumina não são graves. Quando tomada de maneira correta e sem exageros, ela pode causar apenas alguns incômodos como: diarreias e gases intestinais.

Quem pode tomar albumina?

Visto que a albumina é uma proteína produzida pelo nosso próprio corpo, quase todas as pessoas podem tomar albumina, seja por motivos relacionados à saúde (na maioria dos casos por problemas de insuficiência hepática) ou por pessoas que procuram aumentar sua força e ganhar massa muscular. Nos dois casos é recomendado buscar orientação médica para melhores resultados.

Assim como os medicamentos, o suplemento de albumina não deve ser usado indiscriminadamente. Idosos, crianças, gravidas e pessoas alérgicas a fórmula, não devem fazer uso da albumina, principalmente sem o conhecimento do médico, o mesmo se dá com pessoas que apresentam problemas intestinais,  renais e hepáticos.

Como tomar albumina

A albumina pode ser encontrada tanto na forma de capsulas, quanto em forma de pó. A albumina em pó pode ser preparada com água, água de coco, suco ou leite, sendo a quantidade recomendada a ser diluída é de duas colheres de sopa e albumina para 250 ml de água, então é só bater a mistura no liquidificador ou coqueteleira, e estará pronta para consumo. Fica aberto ao gosto de cada um acrescentar frutas, iogurte, gelo ou cereal. Vejamos agora, qual é o melhor horário para tomar albumina:

albumina

  • É recomendado tomar albumina logo após o treino, pois assim ela já começará a agir na recuperação dos músculos, aliviando a sensação de cansaço pós-treino. Obs: Após o treino, o Whey Protein age de maneira mais rápida.
  • Você pode também consumi-la ao longo do seu dia, entre as refeições e antes de dormir, pois como ela é uma proteína de longa digestão, ela estará sendo absorvida pelo seu organismo enquanto você dorme.
  • Há pessoas que têm o habito de tomar albumina depois de acordar, pois visto que você acabou de acordar seu organismo precisará de energia para longo do dia, mas isso fica a critério de cada um ou da indicação do nutricionista. Isso é útil também para evitar o catabolismo.

O suplemento albumina pode ser tomado junto com dextrose ou maltodextrina, que são fonte de carboidratos.

Salientamos que a albumina não deve ser usada indiscriminadamente, ou como forma de substituir uma refeição, pois uma alimentação balanceada é de extrema importância no auxilio de ganho de massa muscular e junto com a suplementação correta, você alcançará seus objetivos de forma mais rápida e eficiente.  E é importante contar com o auxilio de um profissional da saúde,  pois ele te orientará quanto aos melhores horários para você tomar, de acordo com o seu organismo e metas.

Qual é a melhor marca de albumina?

Agora que você já sabe o que é albumina, pra que serve albumina e os benefícios da albumina, resta saber qual é a melhor marca de albumina para se comprar. Em meio a tantas marcas de albumina, é importante observarmos algumas características na hora de comprar, como por exemplo: se a empresa que disponibiliza o produto tem o selo da ANVISA (apenas 20% possuem registro na ANVISA para uso clínico), se o produto apresenta alguns pontos pretos ou mau cheiro, pois no geral quando comprada albumina com sabor o aroma que prevalece é o do sabor escolhido.

Melhor marca da albumina

Então vamos considerar agora as duas marcas de albumina mais populares do mercado: A Albumina Naturovos e A Albumina Salto’s.

A Naturovos pertence ao grupo SOLAR que está no mercado há mais de 45 anos. A Naturovos fabrica ovos in natura, ovo líquido e em pó e dentre esse ultimo está presente a Albumina Naturovos que é produzida com clara de ovo pasteurizada desidratada, composta de 80% de proteína e 0% de gordura. Você encontra nos sabores: baunilha e morango.

A albumina Salto’s é fabricada pela Salto’s Alimentos, e composta a partir da clara de ovo pasteurizada desidratada, formada de 80% de proteína e 0% de gordura. A Albumina Salto’s  não possui sabor.

No geral a Albumina Naturovos e Albumina Salto’s não possuem grandes diferenças, sendo mais a questão de sabor que uma possui e a outra não, o quão pura a albumina é, o nome da marca, e também, claro, o preço da albumina, que pode variar de uma loja para outra. Nas duas marcas você encontra albumina de 1 kg e também albumina 500g. Aconselho que você faça um teste e experimente as duas, pois afinal gosto é gosto e cada um tem o seu!

Dica: não se deixe enganar por propagandas de albumina 100% pura, pois será bem difícil de achar, e é bem provável que você não possa ter certeza de estar comprando uma albumina 100% pura. Nas albuminas citadas acima o máximo de pureza encontrada foi na Naturovos com 83% de albumina pura.









Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(14 votos, média: 4,36 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *