Alimentação Saudável

Saber como se alimentar corretamente é que irá proporcionar melhor saúde e inclusive deixar o corpo no peso exato

Nessa vida corrida, é cada vez mais difícil ter uma alimentação saudável. A cada dia que passa, vemos pessoas comendo sempre produtos industrializados e que tem apenas calorias ruins, que acabam fazendo o endivido engordar a cada dia que passa.

Também, devido a isso, a taxa de morte aumenta em pessoas com obesidade , diabetes , hipertensão, infarto , derrames , entre diversas outras.  Justamente por isso, é necessário uma alimentação saudável para aumentar a longevidade e proporcionar melhor saúde durante toda vida .

Por isso, o Seu Guia De Saúde  resolveu fazer uma listagem de alguns passos simples para você conseguir colocar uma alimentação saudável no seu dia.  Como são diversos passos , não precisa aplicar todos ao mesmo tempo . Tente começar com os mais  fáceis , e a medida com que você consiga cumprir todos os mais fáceis , você começas seguir os passos que na sua opinião sejam mais difíceis.

Deixe o açúcar de lado

Esse passo, sem sombra de dúvida, é um dos mais importantes de todos. Se você deseja manter uma alimentação saudável, e não somente isso, ter uma saúde melhor, evitar alimentos feitos com açúcar irá te ajudar nesse sentido.

Além do açúcar passar por diversos processos químicos de produção, geralmente alimentos que são produzidos com açúcar também tem outros produtos parecidos. Isso significa que ao ingerir produtos assim, você está ingerindo algo totalmente modificado da sua forma natural, fazendo muito mal ao seu corpo.

Outro ponto importante é que o açúcar contém calorias varias, ou seja, ao consumir, você irá engordar mas sem ter calorias boas para serem utilizadas, por exemplo, em uma atividade física.

O melhor a se fazer é procurar por alimentos naturais, ou que não fazem o uso de açúcar. Por exemplo, se você estiver com vontade de comer algo doce, ao invés de comer um brigadeiro ou doce de leite, coma uma fruta que seja bem doce.

Claro que sua vontade inicialmente era comer aquele doce e talvez você já até estivesse sentindo o gosto dele em sua boca, mas ao trocar por uma fruta doce, você verá que ela já irá satisfazer seu desejo.

Diversifique os alimentos

Alimentação Saudável

É muito importante existir na alimentação saudável uma diversidade de alimentos, pois cada alimento possui características diferentes que auxiliam nosso corpo a manter-se sempre saudável.

Mesmo que você não deseja nem emagrecer nem engordar, seguir uma dieta é essencial até mesmo para quem deseja diversificar os alimentos, pois a dieta na verdade será como um agenda do que comer e quando comer.

Para montar essa dieta, o mais indicado é você ir até um nutricionista e pedir uma dieta com os alimentos mais diversos possíveis (somente alimentos saudáveis), e inclusive, determinar um objetivo, seja ele perder peso, ganhar peso, ou manter o peso mas ganhar massa muscular também.

Você também poderá montar sua própria agenda do que comer, mas deverá estudar um pouco sobre como fazer isso da maneira correta, diversificando a quantidade de calorias entre carboidratos, proteínas e gorduras, e inclusive quais os melhores horários para cada tipo de alimento. Se preferir fazer por conta própria, faça uma listagem das diversas coisas que deseja comer no mês, e após ter a listagem pronta, monte sua dieta.

Estabeleça metas para sua alimentação saudável

Embora todas pessoas desejam ter uma saúde excelente, se você não pode comer aquele docinho que você tanto gosta que sua mãe ou avó faz, isso simplesmente não é viver. E do que adianta você ter uma saúde melhor para viver por mais tempo, se você não aproveita as melhores coisas da vida?

Portanto, é fundamental comermos as vezes algo que foge da alimentação saudável, isso para termos o nosso psicológico saudável também. Mas para não sair do controle, você precisa estipular metas, pois se não a alimentação saudável vai por água abaixo.

Estipule metas para caso você seguir corretamente sua alimentação saudável que você colocou em sua agenda. Você apenas poderá comer essa coisa ‘não saudável’ caso realmente seguir a dieta. Isso é bom pois você se obriga a comer alimentos saudáveis para ter aquele outro alimento não saudável que você tanto deseja. Mas lembre-se: não é por que você conseguiu cumprir sua meta que você pode exagerar em sua recompensa!

Evite comer fora

Como seres humanos, todos nós temos o desejo de ser bem tratados, e inclusivo servidos por outras pessoas. Talvez esse seja um dos principais motivos que faz nós sairmos de casa e comer em algum restaurante ou lugar similar. Talvez o outro motivo seja ‘querer dar uma distraída’ e sair do cotidiano.

Porém, ao comer fora, além de gastar muito dinheiro, pois a empresa que o está servindo realmente tem que ter lucro, na maioria das vezes, o alimento que se é consumido é ruim e está muito longe de estar em uma alimentação saudável.

Por isso, se você deseja sair do cotidiano, conhecer novas pessoas ou apenas ver rostos novos, prefira fazer algum tipo de atividade física.

Faça atividades físicas

Faça atividades físicas

‘Fazer atividades físicas’ sendo uma passo para alimentação saudável pode ser algo estranho a principio. E realmente é, pois diretamente ambos não tem nada a ver. Porém, as atividades físicas influenciam de maneira indireta nossa alimentação.

No passo anterior, sobre não comer fora, ao praticar uma caminhada em um lugar público, com muitas pessoas também caminhando, isso pode proporcionar a você uma ótima sensação de liberdade, além de sair um pouco da vida monótona de chegar do trabalho e por exemplo, arrumar a casa ou fazer janta. Você trocaria o ‘sair para comer para distrair do dia corrido do serviço’ por uma caminhada maravilhosa com os amigos ou família, ou até mesmo sozinho, curtindo uma ótima música.

Outro motivo que as atividades físicas influencia a alimentação saudável é que, ao se esforçar duro em alguma atividade que realmente exija que você dê seu sangue para realizar, você irá se lembrar muito bem na hora que desejar algo que sai do saudável para o não saudável.

Um exemplo de atividade física que exige muito esforço é musculação ou então corrida. Além disso, os exercícios físicos liberaram endorfina, que dá uma sensação de bem estar e diminuir a ansiedade, que é um grande causador da má alimentação!

Agora entendeu por que ‘Fazer atividades físicas’, embora não diretamente relacionado, tem tão a ver com uma alimentação saudável?

Coma devagar e de 3 em 3 horas

Provavelmente isso é o que você mais já deve ter ouvido a respeito de ter uma alimentação saudável, e inclusive para controlar o peso. Comer devagar e mastigar bastante é muito importante para você conseguir saborear mais o alimento e consequentemente sentir prazer ao comer, e mastigar bastante no processo digestivo do alimento posteriormente.

O motivo de comer a cada 3 horas é que o seu organismo está sempre trabalhando. Isso é útil para todos tipos de pessoas, desde as que precisam emagrecer, engordar, ou manter o peso ganhando massa muscular.

Para quem precisa emagrecer, comer a cada 3 horas deixa o metabolismo acelerado e sempre gastar energia. Além disso, quando você for fazer um dos principais alimentos, isso vai ajuda-lo a comer menos pois você sentirá menos fome.

Para quem precisa ganhar peso, por estar com o metabolismo acelerado, isso vai ajudar a pessoa a sentir mais fome, e consequentemente, ajudará o individuo comer mais. Para quem precisa ganhar massa muscular é semelhante, apenas o que deve mudar é um pouco a alimentação, ingerindo mais alimentos com proteína, para a hipertrofia ser maior. Independente dos casos, é importante ter uma alimentação saudável em cada refeição, e não comer besteiras.

Mantenha sempre seu Peso Correto

Existe uma maneira de descobrir qual o seu peso correto. Isso é importante pois ao sair faixa do seu peso correto, isso significa que você está abaixo ou acima do peso, e portanto, precisa tomar certas medidas para voltar ao seu peso correto. Esse cálculo se chama IMC (Índice de Massa Corporal).

Considerações finais

Como vimos, esses são os 7 passos fundamentais para conseguir se manter no peso e ter uma ótima saúde através da alimentação saudável. Não se preocupe se você não conseguirá seguir os 7 passos de uma vez. Porém, atente-se a pelo menos 1 e comece, e aos poucos você vai aumentando, até conseguir seguir os 7 corretamente.

 









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