Alimentos desintoxicantes

Conheça os principais alimentos desintoxicantes, como eles atuam no corpo e quais os benefícios que eles possuem

Recentemente foi mostrado e provado em um programa de televisão de grande audiência que os produtos detox não cumprem o que prometem. No processo de emagrecimento, quanto mais natural o alimento, melhor é! Os alimentos desintoxicantes são obrigatórios em qualquer dieta.

Vários são os alimentos que têm a função de limpar o organismo. Confira nossas sugestões de alimentos desintoxicantes que vão turbinar sua dieta.

Qual a função dos alimentos desintoxicantes?

Os alimentos desintoxicantes têm a função de limpar o fígado e o intestino, que são os órgãos mais afetados pelo acúmulo de toxinas. Ao retirar as toxinas, o organismo é revitalizado, realizando suas funções metabólicas de maneira equilibrada.

O acúmulo de toxinas nesses órgãos acontece através da ingestão de alimentos industrializados, que contêm altos níveis de corantes artificiais e sódio. Salsichas e embutidos (salame, rosbife, etc) são exemplos de alimentos com toxinas.

O excesso de gordura dos alimentos como a linguiça, por exemplo, e as bebidas alcoólicas também são intoxicantes.

O acúmulo de toxinas no fígado e no intestino acontece diariamente, mas o organismo tem mecanismos que as eliminam. Entretanto, quando há o excesso, ele precisa de uma ajuda extra para poder limpar esses órgãos.

Má digestão, azias contínuas e o ganho de peso são alguns dos sinais que seu organismo está precisando de alimentos desintoxicantes para combater esses efeitos.

É preciso ter em mente que, apesar de ter um papel importante no processo de emagrecimento, essa não é a função dos alimentos desintoxicantes.

alimentos desintoxicantes

Quais são os alimentos desintoxicantes?

São, na verdade, grupos de alimentos que são indispensáveis para o equilíbrio do organismo. Tente incluir o maior número possível de alimentos de cada grupo para as toxinas não se acumulem.

As toxinas são retiradas do corpo através da urina, das fezes e do suor.

  • Alimentos com alto teor de fibras: as fibras têm atuação diretamente no intestino. Elas auxiliam a absorção dos alimentos enquanto eles passam pelo extenso caminho do intestino delgado e grosso. As toxinas são incorporadas ao bolo fecal e excretadas. Um intestino regulado é sinônimo de organismo em harmonia.

Exemplos destes alimentos são os grãos integrais: farinha, macarrão, arroz, pães, etc.

  • Alimentos que contêm muita água: a água contida nesses alimentos literalmente lava o organismo. Esses alimentos são: a melancia, o melão, o pepino, a alface, o chuchu, tomate, rabanete, entre outros.
  • Bebidas diuréticas: as principais são os chás: verde e o de hibisco. Eles estimulam a eliminação de toxinas através da formação da urina e aceleram o metabolismo.
  • Frutas cítricas: ricas em vitamina C, as frutas cítricas são extremamente antioxidantes, limpam o organismo e retardam o envelhecimento. Laranja, limão, kiwi, acerola, caju, entre outras.
  • Frutas e legumes crus: alguns nutricionistas são adeptos fervorosos da alimentação crua. Não é necessário ser radical, mas o ideal é que as frutas sejam consumidas sempre cruas. No caso dos legumes, pelo menos 50% deles devem estar cru. Aproveite para prepara-los como salada.
  • Água ainda é o melhor remédio: se você é parte daquele grupo de pessoas que não tem o hábito ou não gosta de beber água, alterne com chás e sucos, mas não deixe de ingerir pelo menos 2 litros de líquidos por dia.

Benefícios da desintoxicação do organismo

  • Organismo limpo é sinal de organismo revitalizado. A pessoa se sente mais disposta, com mais pique para as tarefas do dia a dia.
  • A eliminação das toxinas diminui a retenção de líquidos. Geralmente, quando a pessoa inicia o processo de reeducação alimentar e é aconselhada a fazer a desintoxicação do organismo, o que se percebe nas primeiras semanas é o desinchaço.
  • O aspecto da celulite melhora muito com a prática de desintoxicação dos órgãos. Há uma aceleração do metabolismo e da quebra de gordura, além da ação anti-inflamatória nas células adiposas (de gordura).
  • Apesar de não ser a função principal deles, os alimentos desintoxicantes auxiliam bastante no emagrecimento, pois, como mencionado anteriormente, um organismo limpo consegue realizar o seu trabalho com facilidade e o metabolismo ativado é sinônimo de queima de gordura.

Com que frequência consumir os alimentos desintoxicantes?

Exceto pela água que deve ser ingerida diariamente, não é necessário ingerir todos os grupos dos alimentos desintoxicantes todos os dias. Você pode intercalar o consumo deles para que tenha uma maior variedade de opções.

O que você deve se lembrar é que esse tipo de alimentos, embora ajudam a limpar o organismo e ajuda de certa forma a emagrecer pois fazem com que seu corpo trabalhe 100% ao seu favor, uma dieta deve ser seguida. Dessa maneira, além de comer alimentos mais naturais e consequentemente não ser necessário usar algum desses alimentos desintoxicantes, você realmente conseguirá emagrecer. Mas caso sentir que exagerou na alimentação, capriche na ingestão de líquidos e prefira os alimentos desintoxicantes o mais natural possível.

 









Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(Nenhum voto ainda. Dê o primeiro voto!)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *