Alimentos para engordar

Conheça os alimentos que tem mais calorias e que ajuda engordar mais rápido e de modo saudável

Existem muitos motivos pelos quais podemos ganhar peso. Mais importante do que isto, é saber que a maneira como aumentamos este peso irá definir a qualidade do mesmo, sendo importante a mudança de hábitos e a adição dos alimentos corretos na alimentação. Neste artigo, mostraremos alguns dos melhores alimentos para engordar de maneira saudável e mostrar como podemos fazer isto.

Quais os melhores alimentos para engordar?

Antes de realizarmos mudanças nos nossos hábitos alimentares e fazermos alterações na  nossa dieta, precisamos entender como funciona o aumento de peso saudável e como podemos ganhar peso com o desenvolvimento muscular, sem aumentar muito a quantidade de gordura corporal.

O conjunto de processos que fazem o organismo funcionar é chamado de metabolismo. Para que estes processos metabólicos funcionem corretamente são necessários diversos nutrientes, entre eles, os macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) e os micronutrientes (vitaminas e minerais), além da água.

Outro fator importante é o gasto energético do metabolismo que engloba a energia gasta pelos processos metabólicos para manter seu corpo em funcionamento (metabolismo basal) mais a energia gasta para que você possa realizar as atividades diárias, sendo calculado pelas calorias.

Neste caso, o aumento ou a redução de peso corporal é basicamente definida pela diferença entre o total de calorias gastas diariamente e o total de calorias consumidas diariamente.

Recomenda-se, para que ocorra o ganho de peso corporal de maneira saudável, um incremento em torno de 500 calorias diárias, podendo ser maior ou menor de acordo com o metabolismo e com a intensidade da atividade física.

Sabendo-se desta questão, podemos realizar mudanças na alimentação, incluindo-se alimentos para engordar que sejam não só ricos em calorias como também ricos em outros nutrientes, garantindo-se o ganho de peso limpo.

alimentos para engordar

Deve-se evitar ao máximo os alimentos para engordar que sejam muito processados, como aqueles ricos em carboidratos simples como o açúcar ou em gorduras saturadas, evitando-se futuros problemas de saúde, entre eles, o aumento do colesterol ruim ou mesmo o início da diabetes.

Veja, a seguir, alguns dos melhores alimentos para engordar de maneira saudável:

Alimentos integrais

Os alimentos integrais são muito recomendados para quem busca ganhar peso, estando na lista dos melhores alimentos para engordar. Eles são ricos em fibras, contendo também diversas vitaminas e minerais em quantidades muito maiores do que os alimentos refinados.

As fibras são divididas em solúveis e insolúveis, auxiliando em diversos processos metabólicos entre eles a limpeza e a redução de toxinas do organismo, melhoram o funcionamento do sistema digestivo, além de auxiliarem no controle da glicemia, ou seja, dos níveis de açúcar do sangue.

É por este último motivo que os alimentos integrais podem auxiliar no ganho de peso, já que ajudam a liberar energia para as células de maneira mais lenta, evitando-se os picos de insulina no sangue e atuando como um regulador metabólico.

Além disso, os alimentos integrais são, em alguns casos, mais calóricos do que os refinados, podendo-se encontrar os alimentos integrais nos tipos de pães, massas, no arroz, entre muitos outros.

Óleos vegetais

Os óleos vegetais como o azeite de oliva, os azeites de soja, gergelim, canola, girassol, entre outros, são ótimos alimentos para engordar, pois, além de conterem altas doses de calorias, eles também são ricos em gorduras poliinsaturadas, como os ômegas 3 e 6.

As gorduras saudáveis, por sua vez, têm a função de realizar o transporte de vitaminas lipossolúveis, melhoram a produção hormonal que é fundamental para o controle do peso e do ganho de massa muscular, além de melhorarem a circulação e reduzirem os níveis de gorduras ruins no sangue.

Açaí

açai engorda

O açaí é um dos alimentos mais apreciados pelos praticantes de atividades físicas, sendo uma fruta típica da região do norte do Brasil. Esta fruta pode ser consumida como polpa, sendo bastante utilizada em sucos, sorvetes e até mesmo em pratos salgados.

Esta fruta é considerada uma excelente fonte energética, pois cada 100 gramas de polpa de açaí contém, aproximadamente, 250 calorias, sendo facilmente acrescentada em lanches saudáveis e mesmo sendo utilizada como pós-treino.

Além disso, o açaí é rico em nutrientes como proteínas, fibras, contém também gorduras saudáveis e muitas vitaminas e mineirais como as vitaminas A, C e do complexo B, além de ferro, magnésio, potássio, cálcio e fósforo.

Outros alimentos para engordar

Segue abaixo uma pequena lista com 7 alimentos calóricos para engordar de maneira rápida e com saúde.

  1. Carne – principalmente em churrasco, em que você vai ‘beliscando’ mas no total, você come bastante sem perceber
  2. Frutas – As frutas possuem bastante calorias se adicionadas de maneira correta em sua dieta para engordar. Use-as como sobremesa.
  3. Leite integral – O leite possui calorias dividas entre carboidratos, proteínas e gorduras.
  4. Nozes – engloba praticamente todos tipos de nozes
  5. Batata doce – não é a toa que os que praticam musculação comem tanta batata doce
  6. Cerveja – tomar cerveja de maneira morada ajuda a ganhar calorias, porém em forma de gordura. Se você toma cerveja, deverá maneirar em outros alimentos que possuem gorduras. Se tiver interesse, leia o artigo cerveja engorda.
  7. Frango e ovos – Assim como a carne, os frangos e os ovos são ótimos alimentos para engordar, pois contém bastante carboidratos e proteínas e poucas gorduras, sendo inclusive mais indicados do que a própria carne vermelha.

Conclusão

Se você precisa ganhar peso e quer fazer isso da maneira totalmente saudável, sem ir atrás principalmente de remédio para engordar, a solução é saber ingerir os alimentos corretos para conseguir ganhar peso de maneira rápida e saudável. E o mais indicado para se conseguir isso é ingerir alimentos para engordar que não somente irá influenciar no ganho de gordura corporal, mas sim principalmente no aumento de massa magra.









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