Alimentos que engordam

Alguns alimentos tem mais calorias do que o normal e acabam prejudicando a dieta de quem está tentando perder peso

Pizza, cachorro quente, bolo de churros, todos esses são alimentos que engordam. Mas o que faz com que um alimento engorde ou emagreça?

Quando o assunto é ganho ou perda de peso, é preciso lembrar que não se deve levar em consideração somente o valor calórico do alimento. Todo seu valor nutricional, ou seja, quanto esse alimento tem de carboidratos, proteínas, fibras alimentares, entre outros, tem de ser levado em conta.

Obviamente, há alguns alimentos que engordam e que são de conhecimento comum, como os citados no começo deste artigo.

Em 2011, um estudo publicado pela faculdade de medicina de Harvard estudou minuciosamente os hábitos alimentares de mais de 100 mil pessoas, com idades entre 37 e 52 anos, conseguiu identificar uma lista de alimentos que engordam e emagrecem. Os alimentos associados ao ganho de peso foram as batatas fritas, as bebidas com açúcar e as carnes vermelhas processadas e não processadas.


O mais interessante é que os pesquisadores conseguiram afirmar que a quantidade de gordura presente nesta lista de alimentos não é a responsável pelo ganho de peso e, sim, a má qualidade nutricional deles.

Lista de alimentos que engordam mais

A lista dos alimentos que engordam não para por aí. Separamos alguns dos alimentos mais calóricos e que podem sabotar sua dieta. Confira:

  1. Carboidratos simples: aqui podemos considerar o pão branco, pizza, a batata inglesa e as massas em geral. Ao serem ingeridos, esses alimentos são metabolizados e transformados em glicose, a qual é armazenada no corpo em forma de gordura localizada.
  2. Frituras: aqui entram todos os alimentos que podem ser fritos: carnes vermelhas, carnes brancas, batatas, linguiças, etc. Veja bem, há uma diferença grande entre grelhado e frito. Além de engordar, as frituras causam grandes danos ao organismo.
  3. Petiscos: nesse item entram todos os queijos gordurosos, os embutidos em geral como o salame, a salsicha e o presunto. Na maior parte das vezes, eles são temperados com muito azeite.
  4. Molhos: de nada adianta comer uma salada regada ao molho Ceasar, que é feito com parmesão e creme de leite! O mesmo vale para os sanduíches “light” que levam grossas camadas de maionese. O catchup, a mostarda, o molho barbecue (feito com açúcar), o molho tártaro, etc, também entram nessa categoria.
  5. Sorvetes: os de massa são especialmente ricos em gordura e açúcar. Alguns picolés ainda se salvam, mas boa parte deles também entre nesse item.
  6. Bebidas alcóolicas: um coquetel de frutas com álcool pode chegar a ter 800 calorias! O álcool certamente é o vilão de muitas dietas.
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  7. Refrigerante: podemos dizer que os refrigerantes são açúcar puro! Eles não contêm valor nutricional nenhum e são carregados de conservantes.
  8. Carnes gordurosas: além de engordarem, o consumo regular de carnes gordurosas aumenta os níveis de colesterol, o que pode ter graves consequências. Uma delas, a aterosclerose, em que placas de gorduras entopem as artérias, é a maior causadora de infartos em adultos.
  9. Bebidas isotônicas: sim, as bebidas isotônicas engordam e muito. Isso porque elas têm um propósito e um público alvo definido. Somente atletas que praticam esportes de alta intensidade como maratonistas e atletas de triatlo, por exemplo, é que têm indicação para tomar essas bebidas. Elas têm a função de repor a quantidade excessiva de eletrólitos perdidos por causa do suor intenso que essas modalidades esportivas causam.
  10. Pipoca: não estamos falando aqui da pipoca feita com água e sem tempero. Nos referimos à pipoca feita com óleo de soja e com muito sal e temperos diversos, além da famosa manteiga derretida. Esse tipo de pipoca engorda muito!

Como evitar esses alimentos que engordam?

Não se pode negar que esses alimentos, apesar de calóricos, são deliciosos, não é mesmo? A boa notícia é que não é necessário abolir eternamente esses alimentos que engordam da sua vida.

O segredo da reeducação alimentar é o equilíbrio. Obviamente, os alimentos citados não devem ser consumidos regularmente, porém, ao manter uma alimentação regrada, com níveis de gordura e açúcar diminuídos e com alimentos ricos em nutrientes, uma escorregada eventual não fará mal algum.

Na verdade, se o seu objetivo é perder peso, você pode usar alguns desses alimentos que engordam ao seu favor. Como? Simples. Vamos supor que você gosta de sorvete, mas ao fazer uma dieta você não pode come-lo. O que você faz então? Coloca esse alimento como um prêmio no final de semana por ter seguido a risca a dieta na semana toda. Caso você deslizar no meio da semana, você perdeu seu prêmio. Essa é uma ótima sacada e que tem ajudado diversas pessoas a ficarem mais regrados em uma dieta.

Os alimentos que engordam são potencializados quando combinados com um estilo de vida sedentário. Ao regrar sua alimentação e praticar esportes ao menos três vezes por semana, você pode garantir uma ótima saúde, com direito àquele docinho depois do almoço!





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