Alimentos sem carboidrato

Algumas dietas incentivam o uso de alimentos sem carboidrato para emagrecer mais rápido, mas será que isso é verdade?

Os carboidratos foram considerados os vilões da dieta por muito tempo e os alimentos sem carboidrato se tornaram muito populares. Hoje se sabe que o consumo de carboidratos é indispensável na manutenção do equilíbrio do organismo, porém, se consumidos em excesso podem não só levar ao aumento de peso como provocar outros efeitos adversos.

Principalmente por fazerem parte da maioria dos suplementos alimentares que são ingeridos diariamente pelos frequentadores de academia e atletas fitness, ter a mão uma lista de alimentos sem carboidrato se torna um coringa para que a dieta não se torne hipercalórica.

O que são carboidratos

Também chamados de glicídios ou açúcares, os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso organismo, por isso que é tão importante não fazer uma dieta exclusivamente com alimentos sem carboidratos.

São de origem vegetal e estão presentes principalmente nos cereais como milho, aveia, arroz, trigo; nas raízes (tubérculos) como batata, mandioquinha, mandioca, batata doce; e nos açúcares como o mel e o açúcar proveniente das frutas, a frutose.


Os carboidratos são divididos em dois grupos:

  1. Carboidratos simples: (conhecidos também como monossacarídeos e dissacarídeos) são encontrados nas farinhas brancas (arroz branco e pão francês ou de forma brancos) e nos açúcares (bolos, massas brancas, tortas, mel, balas).A principal característica desse grupo de carboidratos é que, quando consumidos, eles têm uma absorção rápida e produzem energia imediatamente. Sua ingestão causa um pico de glicose na corrente sanguínea (hiperglicemia) e, quando essa energia produzida não é utilizada na hora, esse tipo de carboidrato é mais propenso a ser estocado no organismo como gordura.A sensação de saciedade oferecida pelos carboidratos simples é de pouca intensidade, portanto, a pessoa que o consumiu volta a sentir fome muito rapidamente.
  2. Carboidratos complexos: (conhecidos também como polissacarídeos) são geralmente associados com fibras, conferindo a característica de uma ingestão mais lenta. Esses tipos de carboidratos são encontrados nos alimentos integrais (arroz integral, pães integrais, aveia, etc).Por causa de sua absorção lenta, não há pico de glicose na corrente sanguínea, o que dará uma sensação de saciedade maior, garantindo mais tempo entre as refeições e evitando a ingestão exagerada dos alimentos.Além disso, por ser rico em fibras, a função intestinal estará sempre regulada, permitindo uma maior absorção de nutrientes e um organismo mais equilibrado.

Alimentos sem Carboidratos

alimentos sem carboidrato

A garantia do sucesso em qualquer dieta é o equilíbrio. Todos os alimentos são importantes quando se trata de reeducação alimentar, porque todos eles têm uma função específica a regular e manter em nosso organismo. Principalmente quando falamos em carboidratos que, como vimos, é a principal fonte de energia para que possamos realizar nossas atividades diárias mais simples.

Algumas dietas famosas, como por exemplo a Dieta Dukan, apresentam uma restrição de carboidratos em sua fase inicial. Porém, esse período não deve exceder 7 dias. Se isso acontecer, o organismo perde sua função vital e a pessoa passa a viver em um estado praticamente inanimado, totalmente sem força e ânimo até para se levantar da cama!

A fadiga crônica, a irritabilidade e poder baixo de concentração são apenas alguns dos sintomas provocados pela dieta sem carboidratos. Além desses, a atividade física é prejudicada por causa de câimbras.

O ideal, principalmente quando o indivíduo usa de suplementos alimentares (que possuem em suas fórmulas quantidades ideais de carboidratos), é incluir alimentos sem carboidratos. Mas, onde encontrá-los?

Preparamos uma lista dos principais alimentos sem carboidratos para que sua dieta seja sempre bem balanceada e saudável:

alimentos sem carboidrato - tilápia

  • Carnes: ricas em proteínas e vitaminas. Prefira as menos gordurosas, como o patinho.
  • Peixes: principalmente a Tilápia, o atum natural (sem óleo) e a sardinha. Além disso, são ótimas fontes de ômega 3, que protege o coração.
  • Vegetais: folhas em geral apresentam muitas vitaminas. Prefira as de coloração verde escura.
  • Frutas: quase todas são fontes de carboidratos. Aposte no tomate.
  • Castanhas: possuem ótimas quantidades de minerais, como o selênio.
  • Laticínios: possuem quantidades ideais de proteína, porém, prefira os com baixo teor de gordura (versões light), como o queijo cottage.
  • Ovos: ricos em proteínas, principalmente nas claras.
  • Bebidas: água, chás e café sem açúcar. Sucos (mesmo os naturais) e refrigerantes apresentam carboidratos.

Cuidado com a ingestão errada de alimentos sem carboidratos

A associação dos sintomas da falta de carboidratos no organismo com doenças pré existentes, como as do coração, por exemplo, são extremamente perigosas. Todo e qualquer radicalismo quando se trata da saúde do organismo requer cuidado e orientação de especialistas. Fique ligado!

Por isso, se optar por fazer alguma dieta que restringe o uso de carboidratos e está pensando em consumir apenas alimentos sem carboidratos, faça de isso de maneira sábia, pois se fizer errado, ao invés de ajudar, apenas estará piorando sua situação.





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1 pensamento em “Alimentos sem carboidrato”

  1. Descobri que sou pré diabético como faço para saber se posso deixar de comer carboidrato para baixar minhas taxas de glicose ?

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