Amendoim Engorda

O amendoim engorda dependendo a quantidade que irá ingerir ou a forma como irá prepara-lo

No universo fitness o amendoim é considerado um superalimento. Porém, o amendoim engorda? Isso é mito e a palavra chave aqui é moderação.

Rico em proteínas e gorduras monoinsaturadas (gorduras essenciais ao organismo humano), fibras, vitaminas, antioxidantes e minerais, a fama de que o amendoim engorda não aconteceu por acaso. Por se tratar de um alimento com sabor agradável a grande parte das pessoas, a porção diária de 30 gramas, passa a ser pequena demais e o exagero acontece com mais frequência do que gostaríamos.

Clique no link a seguir se você quiser ver algumas dicas de como ganhar peso rápido.

Quais os benefícios do amendoim?

Por causa de seus compostos (descritos acima), o amendoim ajuda a manter o peso. Isso porque ele causa uma sensação de saciedade mais duradoura que as que obtemos quando ingerimos outros alimentos.


Além disso, o amendoim possui efeito anticancerígeno, protege o coração por diminuir a produção do LDL (o colesterol mau), previne o diabetes, mantendo o nível de insulina sempre adequado na corrente sanguínea, relaxa as artérias, aumentando o fluxo sanguíneo e prevenindo a hipertensão, entre outros benefícios.

De quebra, o amendoim é rico em zinco, que é o responsável por fazer do amendoim um alimento afrodisíaco.

Por que, então, a fama de que o amendoim engorda?

amendoim engorda

A fama de que o amendoim engorda vem do fato de que quando se pensa no fruto, se pensa em um pacote de amendoim industrializado, repleto de temperos carregados de sódio. Há também as versões doces em que o amendoim engorda simplesmente porque está revestido com caramelo e diversos tipos de essências coloridas e com sabores adicionados artificialmente.

O amendoim japonês, tão comum, é campeão na quantidade de sódio (encontrada na casca) por porção. O sódio faz com que a nossa ingestão de líquidos aumente, porém a retenção deles é maior ainda, o que leva ao aumento de peso.

Na versão pastosa, consumido bastante entre os atletas fitness, o amendoim engorda também por ser enriquecido com açúcares e corantes artificiais. O mesmo acontece com as paçocas. Mesmo as diets, que não possuem açúcar, acabam por compensar na quantidade de sódio.

A novidade é que lojas especializadas em suplementos e alimentação natural já comercializam com bastante sucesso a pasta de amendoim 100% integral, que é composta apenas por amendoim torrado e moído. Não possui sal, açúcar, nada que remeta à fama de que o amendoim engorda. Entretanto, ainda é necessário ter bom senso no consumo diário.

E mais, para aqueles que querem garantir a qualidade natural de sua pasta de amendoim, esta pode ser feita em casa! Basta torrar o amendoim e bater no liquidificador. As próprias gorduras presentes no alimento o deixarão pastoso, portanto, não há necessidade de acrescentar azeite extra virgem ou óleo de coco.

Efeitos colaterais

É óbvio que, por se tratar de um alimento natural, o amendoim não tem contra indicações. Porém, o consumo excessivo faz com que haja, sim, um aumento de peso, além de provavelmente causar diarreia.

Consumo Indicado

A porção indicada é de cerca de 30g (aproximadamente 40 grãos) de amendoim natural (com ou sem casca, torrado ou natural, de acordo com o paladar de cada um).

No caso da versão em pasta, uma colher de sopa cheia ao dia já basta para saciar a vontade de comer doce.

Paçocas, só as naturais que são geralmente produzidas pelos mesmos fabricantes da pasta integral.

Evite os amendoins, paçocas e versões pastosas industrializados (doces ou salgados).

Concluindo, ao ficarem na dúvida se o amendoim engorda ou não, lembrem-se que quando acompanhado da cervejinha que geralmente faz dupla com o fruto, e carregado de sódio ou açúcar, ele engorda, sim. O bom senso e o foco garantem uma nutrição adequada, caso esteja tentando emagrecer, manter o peso ou ganhar um aliado no ganho de massa magra.

Como faço para engordar?

Existem diversas maneiras de se engordar, mas basicamente todas se resume apenas a uma coisa: comer. Tanto para quem deseja engordar quanto perder peso, é a alimentação que fará realmente a diferença. Aqui no Glicose temos diversos outros artigos relacionados a ganhar peso, como é o caso do hipercalórico feito em casa, e que inclusive vai um amendoim para dar um gosto excelente. Existem diversas pessoas conseguindo definitivamente ganhar peso com o amendoim.

Se esse é o seu caso, saiba que essa é uma excelente forma de você também definitivamente ganhar alguns quilos a mais. O amendoim tem uma função vital nesse hipercalorico, e juntamente com os outros ingredientes o amendoim engorda sim, pois será uma verdadeira bomba de calorias!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (58 votes, average: 4,17 out of 5)
Loading...

1 pensamento em “Amendoim Engorda”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *