Aminoácidos Essenciais

Entenda o quão importante são os aminoácidos essenciais para o corpo e como eles ajudam no ganho de massa muscular

O funcionamento do corpo humano é uma coisa incrível, e os aminoácidos essenciais estão diretamente ligados a algumas das coisas que acontecem e que são benéficos ao corpo, portanto é essencial ter para um correto funcionamento do corpo.

Aqui no Glicose criamos outro artigo falando sobre o que são os aminoácidos em que também damos uma explicação sobre as proteínas e depois explicamos os 20 tipos diferentes de aminoácidos existentes, inclusive falando a diferença entre os aminoácidos essenciais e não essenciais, embora falaremos isso aqui nesse artigo também.

Aminoácidos essenciais e não essenciais

Existem ao total 20 aminoácidos, classificados como aminoácidos não essenciais os que o próprio corpo sintetiza e os aminoácidos essenciais, que são obtidos através da alimentação. Todos os aminoácidos formam proteínas e provavelmente você deve saber a real importância delas para o nosso corpo, e caso não saiba: uma das principais importâncias das proteínas é que quase 50% das células são formadas por elas.

Através da junção dos aminoácidos essenciais e não essenciais são formadas as proteínas, sendo possível ter proteínas com apenas 50 aminoácidos mas também com milhares, tendo uma possibilidade infinita de combinações.

Então, os aminoácidos essenciais são ingeridos através da alimentação em forma de proteína, são transformados em aminoácidos e depois novamente são transformados em proteínas de acordo com as necessidades do corpo.

Como as células são formadas da junção de vários aminoácidos, a eliminação de um único desses irá causar sérios danos, pois cada um deles é importante para a formação das proteínas.

Os aminoácidos essenciais são: fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano, valina e histidina, sendo este ultimo considerado aminoácido essencial apenas para as crianças, e é geralmente também chamada de aminoácido parcialmente essencial.

aminoacidos essenciais

Os aminoácidos essenciais são encontrados tanto em alimentos de origem animal quanto de origem vegetal, sendo muito importante a diversificação dos alimentos para obtenção de todos aminoácidos na quantidade correta pelo corpo.

Não é necessário ficar olhando informações nutricionais dos alimentos para saber a quantidade de aminoácidos que eles possuem, pois com uma alimentação diversifica não existirá problema disso.

Os vegetarianos tem que tomar bastante cuidado com sua alimentação, pois embora seja possível eles obterem todos os aminoácidos essenciais, alguns reduzem consideravelmente a diversidade de alimentos e acabam consumindo em quantidade menor de aminoácidos essenciais ao corpo.

Aminoácidos de cadeia ramificada

Os aminoácidos de cadeia ramificada ou BCAA compõem 3 dos aminoácidos essenciais: Leucina, Isoleucina e Valina. O suplemento BCAA é consumido por quem pratica musculação pois esses 3 aminoácidos compõem 35% das proteínas que irão reconstruir os músculos, e por isso é importante usar suplementos como o BCAA.

É possível também ingerir o BCAA através de outros suplementos, como é o caso da proteína isolada de soja, que além de ter as quantidade necessárias de BCAA, também é mais em conta e possui outros aminoácidos em sua composição.

Se tiver interesse em saber mais sobre o BCAA, saiba em: para que serve BCAA.









Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(5 votos, média: 3,80 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...