Arroz Integral Engorda

Embora esteja em diversas dietas, ainda surge a dúvida se o arroz integral engorda ou se ajuda a emagrecer mesmo

Todos sabem que o arroz integral “é melhor” que o branco, mas muitos não sabem realmente o porquê dessa afirmação. Além disso, vale afirmar que o arroz integral engorda? Vamos conhecer os benefícios do arroz integral e sua vantagem sobre o arroz branco nesse artigo. Veja a seguir.

Tipos de arroz

Com o fitness tão em alta, a cada dia um novo produto natural aparece prometendo mais saúde. Com tantos tipos de arroz, fica difícil saber escolher qual tem o melhor resultado na reeducação alimentar.

Conheça os principais tipos de arroz:

  • Agulhinha (arroz branco): grão curto, é o mais comum e consumido no Brasil.
  • Parbolizado: sofre um processo de cozimento dentro da casca, por isso tem o valor nutricional maior do que o do arroz branco, pois as fibras e nutrientes são preservados.
  • Integral: apenas a casca do arroz é retirada, portanto o gérmen e a película em que as fibras, os minerais e as vitaminas (em especial a do complexo B) estão concentrados são preservados.
  • Basmati: um grão longo, geralmente usado nos pratos típicos da Índia.
  • Carnaroli: arroz com muita goma que confere uma qualidade cremosa ao prato. Ideal para risotos.
  • Preto: de grão curto, escuro, textura firme e arredondado. Usado para pratos exóticos. Possui muitas proteínas e fibras.

As vantagens do arroz integral para quem frequenta academia e está em plena reeducação alimentar são imensas.

Benefícios do arroz integral

Como descrito acima, com a preservação da película que envolve o grão, todos os micronutrientes e vitaminas do arroz integral são preservados. Esse fato contribui para o controle do diabetes tipo II, o colesterol ruim (LDL), auxilia na prevenção do câncer (principalmente o câncer de pâncreas) e, também, na prevenção de doenças cardiovasculares.

O arroz integral também atua diretamente no fígado com um alto poder de desintoxicação. Reduz a inflamação por conter selênio dentre os sais minerais encontrados nos grãos e, auxilia, também, para evitar a formação de cálculos biliares.

arroz integral engorda

Em se tratando de emagrecimento, não podemos afirmar que o arroz integral engorda. Como sabemos, uma porção de arroz integral possui uma grande quantidade de fibras. Essas, por sua vez, promovem uma diminuição da velocidade com que os micronutrientes, vitaminas e sais minerais são absorvidos no nosso organismo.

Além disso, as fibras promovem uma grande sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa que consome o arroz integral (e os outros grãos integrais também) consuma menos calorias diárias. Menos calorias consumidas, menos peso ganho. Portanto, é um grande engano afirmar que o arroz integral engorda. Ao contrário, ele é um grande aliado para a redução de gordura abdominal e do peso corporal em geral.

Sem esquecer que, por ser um carboidrato complexo, depois de consumir o arroz integral, a energia é liberada aos poucos, deixando a pessoa com energia o suficiente para um treino de sucesso.

O arroz integral ainda é muito importante na manutenção do peso. Porém, é claro que consumi-lo em excesso pode levar ao ganho de peso e, portanto, nesse caso, o arroz integral engorda mesmo, pois tudo que é consumido em excesso irá engordar. O que acontece é que, similarmente ao pensamento das pessoas de que o abacate engorda, consumir uma porção enorme desse alimento não é possível para algumas pessoas por causa da sua quantidade de fibras. A sensação de saciedade logo aparece e a pessoa simplesmente não consegue comer mais.

Arroz Integral x Arroz Branco

arroz integral x arroz branco

Se observarmos somente a quantidade de calorias dos dois tipos de arroz, veremos que são bem parecidos: 100 g de arroz integral tem cerca de 124 kcal e 100 g de arroz branco tipo 1 tem cerca de 128 kcal.

Qual a diferença, então? A diferença é a qualidade dessas calorias. O arroz branco se encaixa no grupo dos carboidratos simples, de rápida absorção e que são mais propensos a acumular gordura. Além disso, em pouco tempo a pessoa já sente a necessidade de se alimentar novamente.

No arroz integral, a valor nutricional dessas 124 kcal é muito superior ao do arroz branco: em 100 gramas são encontrados: 25,80g de carboidratos complexos (contra 28,1g de carboidratos simples do arroz branco), 2,60g de proteínas (contra 2,5g no arroz branco), 2,70g de fibra alimentar (contra 1,6g no arroz branco) e 1,00 mg de sódio.

Arroz Integral Engorda?

arroz integral

Como analisado acima, ingerido sem excessos, não podemos afirmar que o arroz integral engorda. Porém, para aqueles que estão em uma dieta hipercalórica, a recomendação de grandes porções do arroz integral vão promover o aumento de peso, mas com saúde.

Caso contrário, se o seu caso é a reeducação alimentar e redução de peso, o arroz integral é ideal para o fornecimento de energia sem engordar. Vale lembrar que as porções e horários de alimentação são sempre melhor indicados por um nutricionista. Mas mesmo sem ir ao nutricionista, já tenha em mente que o arroz integral engorda se você consumi-lo em excesso!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (14 votes, average: 3,79 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *