Aveia Engorda

A aveia é rica em fibras, que ajuda no emagrecimento, mas surge a dúvida: a aveia engorda? tem muitas calorias?

Sabemos da importância de se ter uma alimentação completa e nutritiva. Algumas pessoas buscam reduzir peso, outras desejam ganhar massa muscular e algumas só buscam mais bem-estar. Neste artigo, iremos apresentar um alimento muito saudável e vamos analisar se a aveia engorda ou se ela ajuda a emagrecer.

Como saber se a aveia engorda ou emagrece?

Estamos cada vez mais em busca de um estilo de vida saudável e também de conquistar e manter a boa forma. Quando as pessoas decidem fazer mudanças na alimentação, começam a analisar melhor os alimentos que consomem e passam a querer saber os benefícios de cada um deles.

Muitas pessoas perguntam se a aveia engorda pois precisam manter a alimentação equilibrada e de maneira saudável. Por ser uma alimento relativamente barato, ele está bastante presente no dia a dia e pode ser facilmente acrescentado a qualquer refeição.

Aprendemos, no artigo alimentos para engordar, sobre a maneira como o nosso corpo ganha ou reduz peso e verificamos que a quantidade de calorias que consumimos diariamente em relação à quantidade de calorias que gastamos no mesmo período é determinante para engordarmos ou não.


Portanto, o que define se a aveia engorda ou não é o quanto deste alimento consumimos e qual o total de calorias diárias da nossa alimentação. Independentemente disto, a aveia é um alimento poderoso e contém muitos benefícios para a saúde.

Veja, a seguir, algumas das vantagens de consumirmos a aveia no dia a dia:

Contém alto valor nutritivo

aveia engorda

A aveia está entre os melhores alimentos para se acrescentar na alimentação por promover diversos benefícios à saúde devido ao seu alto teor de fibras solúveis, sendo, inclusive, considerado um alimento funcional.

Este é um cereal bastante nutritivo, contendo carboidratos saudáveis, alto teor de fibras, proteínas e muitas vitaminas como as vitaminas E, as vitaminas do complexo B, e minerais como o cálcio, o magnésio, o zinco, o cobre e o ferro, sendo consumido somente em sua forma integral, já que só sua casca é eliminada no processamento.

Quando comparada com outros cereais como o trigo, o arroz, o milho, a cevada e o centeio, por exemplo, a aveia apresenta valores nutricionais maiores, estando entre os cereais mais nutritivos.

Cada 100 gramas de aveia contém, aproximadamente, 380 calorias, sendo considerado um alimento de alto valor energético, tendo, em torno de 60% a 70% de carboidratos e 13% a 16% de proteínas. Também contém, em sua composição, diversos ácidos graxos essenciais como o ácido oléico e o linoleico.

Alto teor de fibras solúveis e insolúveis

aveia

Vimos no item anterior, que a aveia é rica em fibras. Estas, por sua vez, auxiliam no bom funcionamento do intestino, ajudam no controle dos níveis de açúcar do sangue (glicemia) e, como consequência, melhoram o controle da insulina.

Por conter altos teores de fibras, a aveia ajuda no aumento da saciedade e na redução da ingestão calórica diária. Alguns aminoácidos da aveia também influenciam na melhoria dos sinais relacionados ao controle do apetite no cérebro, sendo um alimento muito indicado para pessoas em processo de emagrecimento.

As fibras alimentares ajudam na prevenção de diversas doenças, entre elas o câncer do cólon, as doenças cardiovasculares, a diabetes, entre muitas patologias gastrointestinais.

Além disso, a aveia atua também na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL) e na manutenção dos níveis adequados do mesmo, contendo alto poder antioxidante devido à presença de muitos compostos fenólicos.

Justamente por causa das fibras, que aumenta a saciedade e consequentemente você diminui um pouco a alimentação, a aveia pode ajudar no emagrecimento constante. Se ingerido em alta quantidade, como vimos, a aveia engorda bastante, pois tem muitas calorias. Mas se associada a uma dieta equilibrada, o efeito é o inverso, de emagrecer.

Se sua intenção é realmente ganhar peso, então a aveia poderá ajuda-lo muito bem nesse sentido, pois ela ajuda a ganhar peso de maneira equilibrada, e não somente gorduras, como diversos outros alimentos ruins.

Ajuda no desenvolvimento da massa muscular

Apesar de ter grandes quantidades de carboidratos, a aveia também é rica em proteínas saudáveis, apresentando uma qualidade e quantidade maior de aminoácidos em sua composição do que outros cereais, entre eles a valina, a isoleucina, a leucina, a treonina, a metionina, a tirosina, o triptofano, a glutamina, a glicina, a arginina, assim como outros.

A aveia é um alimento muito indicado para quem deseja desenvolver massa muscular são só por ser rico em proteínas e aminoácidos essenciais, como também por ter um carboidrato de lenta liberação, ajudando na manutenção dos níveis de energia e disposição durante a atividade física.

Isto significa que se usada da maneira correta, a aveia engorda mesmo, mas ao invés de ganha peso somente através de gordura, você estará aumentando o peso pois seus músculos cresceram, e consequentemente, na balança, o peso aumenta também.

Conclusão

Como vimos nesse artigo, a aveia engorda dependendo da maneira como você a ingere. Vimos que a aveia pode auxiliar tanto aqueles que querem reduzir peso quanto aqueles que querem ganhar massa muscular. Para quem busca uma vida com mais bem-estar e qualidade de vida, a aveia também é muito indicada por conter alto valor nutritivo.


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