Banana Engorda ou Emagrece?

A banana é uma fruta saborosa, fácil de comer, mas será que a banana tem muitas calorias e é o vilão do sobrepeso?

Já dizia aquela marchinha de carnaval que temos banana para dar e vender e, aqui, banana engorda e faz crescer! Fruta brasileiríssima, a banana é parte de quase todas as dietas dos frequentadores de academia por seu valor nutritivo.

Antes de determinar se a banana engorda ou emagrece, vamos conhecer um pouco mais sobre essa fruta.

Tipos de banana e suas calorias

Bananas parecem todas iguais, mas não são. Existem vários tipos da fruta e todas elas têm valor calórico diferente. Veja abaixo:

  1. Banana-da-terra – são bananas bem grandes (podem chegar até 26 cm de comprimento). Possuem cerca de 120 kcal e 1,5 g de fibras a cada 100g;
  2. Banana Ouro – extremo oposto da banana-da-terra quando comparada ao tamanho. São bananas pequenas de no máximo 10 cm. Possuem cerca de 150 kcal e 2 g de fibras a cada 100g;
  3. Banana Prata – é o tipo de banana que demora mais para estragar. Ela pode durar até uma semana. Além disso, comparada as outras duas acima, é bem menos calórica: cerca de 90 kcal e 2 g de fibras a cada 100g;
  4. Banana Nanica – apesar do nome, de nanica ela não tem nada! A banana nanica é grande, também é conhecida pelo nome de banana d’água. Possui 90 kcal e 2 g de fibras a cada 100g;
  5. Banana maçã – a banana maçã possui cerca de 87 kcal e 2,6 g de fibras a cada 100g.

Todos esses tipos, entretanto, possuem grande quantidade de carboidrato, que confere à banana a característica de ser uma fruta extremamente energética, ótima para um lanche saudável e como pré-treino. Bananas ainda têm potássio, elemento fundamental para evitar câimbras.

Possuem também proteínas e 15% da ingestão diária recomendada de vitamina C. As bananas não possuem gordura, sódio e colesterol.

Além desses fatores, as bananas ainda podem ser consideradas ótimos anti-rugas, pois também são ricas em vitaminas A.

A banana engorda?

banana engorda

Levando em consideração o fato da fruta não ter qualquer tipo de gordura em sua composição, é um equívoco pensar que a banana engorda. Entretanto, como citado acima, a banana tem grande quantidade de carboidrato (do tipo simples), o que confere energia, mas também é mais propenso ao acúmulo de peso se consumido em excesso. A energia, quando não é gasta, se transforma em glicose que, por sua vez, é estocada no corpo em forma de gordura.

Portanto, se consumida com moderação, não é possível afirmar que a banana engorda. Mais uma vez, a importância de se ter uma dieta preparada por um nutricionista é o ideal, pois a fruta será incorporada na ingestão total de calorias diária e, assim, se tornar uma aliada ao emagrecimento.

Fique atento ao fato de que quanto mais madura a banana, mais doce e portanto mais calórica ela fica. Isso porque seus componentes são convertidos em açúcar conforme o amadurecimento e seu valor calórico é aumentado.

Por outro lado, comer bananas verdes podem levar a sério problemas estomacais, além de causarem prisão de ventre. Desse modo, o “ponto” da banana é o intermediário entre esses dois extremos.

Já se sabe que ingerir frutas em excesso leva ao aumento de peso. Por isso, apesar da quantidade de bananas diárias que se deve comer varia de pessoa para pessoa, a maior parte dos nutricionistas recomendam, no máximo, 2 bananas por dia.

É recomendado, também, que se misture de duas a três variedades de frutas e não consumir somente a banana, por exemplo.

banana

Outro fator que deve ser analisado quando se pensa que a banana engorda, é o fato de que as frutas mais calóricas (além da banana, há também o abacate e o açaí, por exemplo) possuem muitos nutrientes essenciais para manter o organismo equilibrado e, com isso, auxiliar na perda e manutenção do peso e não o contrário. Nesses casos, o valor calórico é irrelevante comparado ao valor nutricional dessas frutas.

Por causa dos benefícios dos nutrientes encontrados na banana, hoje em dia se popularizou muito o uso da biomassa de banana verde, utilizada na preparação de vários pratos, substituindo a massa com farinha, seja ela branca ou integral.

Não deixe de aproveitar os grandes benefícios desse superalimento por acreditar erroneamente que a banana engorda. Lembre-se que as vantagens de consumi-la são bem maiores que as desvantagens e sua dieta não será comprometida.









Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(19 votos, média: 4,37 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...