Barra Fixa

Entenda por que o exercício barra fixa é considerado o melhor exercício para costas

A Barra Fixa é considerado o melhor exercício que mais tem hipertrofia muscular nas costas e que é o exercício que mais ajuda a crescer a famosa ‘asa’ dos marombeiros.

Esse é um exercício muito difícil e que tem vários fatores que influenciam a você conseguir ou fazer uma série de Barra Fixa, sendo os principais fatores o peso do corpo e a força do seu braço.

Barra Fixa

Pegada na barra

Outra coisa também que influencia muito é a pegada. Com o dorso das mãos viradas para você, a execução do exercício tende a ser mais difícil e a intensidade é maior na parte externa das costas, em baixo das axilas. Já com a pegada supinada, fica mais fácil fazer a Barra Fixa pois um pouco da intensidade é compartilhada com os bíceps, e portanto fica bem mais fácil fazer as repetições.


Então, se você está começando agora e não consegue fazer muito bem as séries, você poderá optar por começar com a pegada supinada e aos poucos ir mudando para a pegada pronada. Primeiro você precisará pegar resistência no seu corpo e acostuma-lo ao exercício. Assim que acostumar com a pegada supinada, quer dizer que você está apto a mudar para a pegada pronada.

Barra Fixa Pronada

Dicas sobre a Barra Fixa

Um erro comum é que as pessoas acabam gangorrando muito, ou seja, ao invés de manter o corpo parado e somente subir e descer na Barra Fixa, eles tendem a ficar balançando bastante. Embora isso ajude a parecer que seu corpo está mais leve, a execução do exercício não ocorre de maneira correta, e ao invés de maximizar a hipertrofia você vai estar retardando o processo, que demorará muito mais tempo do que se você fizer menos repetição mas de maneira correta.

Muitas pessoas passam anos até conseguir executar com perfeição esse exercício. Cada corpo é de um jeito, do mesmo jeito que alguns tem maior facilidade para fazer supino que outros, ou pernas; alguns tem mais facilidade em fazer a barra fixa do que outras pessoas.

Se você está na situação de quem ainda não consegue, não desista. Como foi dito, esse é um dos melhores exercícios para hipertrofia, mas somente se executado da maneira correta. E não adianta nada você ver as pessoas fazendo 10, 20, 30 ou mais repetições, se não verdade elas geralmente são magrinhas e nem músculos fortes possuem.

O importante é a execução do exercício com perfeição. E lembre-se: talvez você nem conseguirá a fazer 10 repetições, mas o que importa nunca foi a quantidade, mas sim a qualidade. Lembre-se sempre disso, e seus músculos vai começar pular para fora!

Barra Fixa em casa

Embora geralmente quem faz barra fixa é quem está fazendo musculação, talvez você treine em casa ou está começando montar um treino bom, e pela eficiência desse exercício quer coloca-lo no seu treino de costas. Geralmente a barra fixa é feita em algum aparelho ou então tem uma barra própria na academia para isso, e você tem que chegar o mais próximo disso ao fazer em casa.

A primeira coisa é que a barra deverá estar super firme onde você colocar, pois ela irá segurar o peso do seu corpo. Você poderá escolher entre pedir para algum serralheiro fazer de acordo com sua escolha ou poderá comprar na internet. Caso desejar colocar em uma parede, deverá manter uma distância de aproximadamente 50cm da parede, para que dê para você subir corretamente sem bater na parede.

Na minha opinião, a melhor barra fixa é a que você coloca na porta, por vários motivos. O primeiro é que já é pronta, bastando você comprar e apenas instalar, não precisa ir em uma serralharia e perder tempo. Segundo que ela é barata, em torno de R$ 100,00,  talvez você encontra até com frete grátis pela internet. E o terceiro motivo, não irá virar varal, pois como ficará na porta, ninguém pendura roupas ou até toalha no caminho em que ficará passando a todo momento. Veja a imagem abaixo de como essa barra fixa é muito útil e ocupa pouco espaço.

Barra fixa na porta

Não consegue levantar seu corpo na barra?

Muitas pessoas não conseguem levantar o corpo na barra fixa. Como foi explicado, para conseguir efetuar esse exercício para costas com eficiência, o peso do corpo e a força dos braços tem influência. Se você está muito acima do peso, provavelmente será difícil mesmo conseguir. Se está acima do peso e está começando treinar agora, provavelmente conseguirá levantar o corpo apenas um ou duas vezes.

Por isso, uma dica muito importante é começar a barra fixa com a quantidade máxima que você consegue e aos poucos irá se aperfeiçoando. A medida que for perdendo peso e aumentando a força dos braços, conseguirá fazer mais repetições e inclusive subir mais o seu corpo na barra, mas são vários fatores que influenciam na execução do exercício.

Não desista! Nunca! A barra fixa é o melhor exercício para costas e se você coloca-lo no seu treino, saiba que os resultados serão incríveis!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (8 votes, average: 4,75 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *