Batata Doce Engorda

A batata doce vem ganhando fama principalmente por quem faz musculação, e dizem que ela ajuda a ganhar peso rápido

Combinada com o frango, a batata doce talvez seja o alimento mais famoso e ingerido do universo fitness. Mas a batata doce engorda? Nesse artigo vamos conhecer um pouco mais sobre esse tubérculo, seus benefícios e o motivo de sua notoriedade entre os frequentadores de academia.

Com a facilidade apresentada pelos produtos industrializados, mesmo os que têm versões light, zero, com redução de gorduras, etc, e também pela falta de tempo característica da vida moderna, ter um tempo para escolher, comprar e preparar uma alimentação saudável, natural e balanceada é privilégio de poucos.

O lado bom é que hoje o acesso a qualquer tipo de informação é fácil e há vídeos ou artigos para tudo. Por isso, ao chegar ao mercado ou à feira e se deparar com uma variedade infinita de produtos e alimentos, e ficar se perguntando qual tipo de batata doce engorda mais, por exemplo, está virando coisa do passado. Confira!

Batata Doce Branca x Batata Doce Roxa

Tanto a batata doce branca como a roxa são bastante comuns aqui no Brasil. A batata doce roxa tem um sabor um pouco mais adocicado, além de ser mais aromática que a branca.

Entretanto, um estudo sobre a batata doce roxa foi feito em 2011 e descobriu-se que o efeito dela sobre os adipócitos (células de gordura) eram muito mais eficazes que o da batata doce branca. Segundo esse estudo, componentes encontrados na batata doce roxa inibem a produção da leptina, que é um hormônio responsável pelo metabolismo da gordura.

Nutrientes da Batata Doce

batata doce engorda

A batata doce é capaz de reduzir a quantidade de gordura localizada, resultando na perda de medidas, pois trás grandes quantidades de vitamina A, C, B1 e B5, além dos minerais cálcios (importante na manutenção dos ossos, principalmente em mulheres), ferro e potássio.

Devido a grande quantidade de fibras existentes na batata doce, o seu grande benefício é a saciedade prolongada e a liberação gradativa de energia no organismo. As fibras também auxiliam na regulação da função intestinal e melhora os movimentos peristálticos que formam o bolo fecal.

É indicada na regulação do índice de colesterol ruim (LDL), pois ao ser liberada gradativamente na corrente sanguínea, não há picos de glicose no sangue e, consequentemente, não há acúmulo de gordura, principalmente nos vasos sanguíneos.

A característica de não permitir a formação de picos de glicose na corrente sanguínea confere à batata doce um baixo índice glicêmico. Manter os níveis de glicemia (açúcar no sangue) regulados ajuda a eliminar gorduras localizadas, diminuindo os níveis de produção de insulina. Por isso, os diabéticos também se beneficiam do consumo desta hortaliça.

Para cada 100g de batata doce são encontradas 116 kcal, 1,16 g de proteínas, 30,10 g de carboidratos complexos (de absorção lenta, baixo índice glicêmico que proporcionam mais saciedade) e 0,32 g de lipídios.

Combinações com Batata Doce

batata doce

A afirmação que a batata doce engorda pode ou não ser verdadeira. Tudo depende da quantidade do alimento que é ingerida diariamente. Como visto acima, a quantidade de carboidrato em apenas 100g da hortaliça é alta, porém um alimento não deve ser julgado apenas por um de seus componentes.

Sempre é preciso levar em consideração o valor nutricional total de um alimento e analisar o que estamos inserindo em nosso organismo ao consumi-lo.

No caso da batata doce, os benefícios são muito melhores comparados simplesmente a quantidade de carboidrato existente nela. Consumida em quantidade moderada, é impossível dizer que a batata doce engorda.

Algumas combinações tornam a ingestão da batata doce ainda mais saudável e garantem uma refeição com tudo que o organismo equilibrado precisa.

A combinação da batata doce com frango é o ideal para quem treina: a batata doce libera energia e o frango entra com a proteína na regeneração muscular. É a refeição ideal tanto como pré como pós-treino.

A combinação da batata doce com verduras e legumes também é uma ótima pedida para quem busca uma alimentação balanceada.

Vale lembrar que o importante é sempre cozinhar e ingerir a batata doce com a casca, porque é onde se concentram a maior parte das fibras. Basta lavá-la bem antes do cozimento. Além disso, quanto menos óleo e temperos forem usados, melhor serão aproveitados os benefícios da batata doce.

Atenção: se combinada com outros carboidratos, como o arroz, por exemplo, é possível afirmar que a batata doce engorda, pois nesse caso, a junção dos dois (ou mais) carboidratos pode levar aumentar o nível de glicose no sangue, levando ao armazenamento indesejado de gordura.

Qual a quantidade indicada de consumo

A batata doce engorda quando consumida em excesso, como já vimos. Não é necessário incluí-la em toda refeição. Duas a três vezes por semana, combinada com proteínas, é o suficiente para se manter nutrido.









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