Batata Engorda ou Emagrece?

A Batata é um alimento que está constantemente na mesa dos brasileiros, mas será que a batata engorda?

A batata branca (inglesa) acabou sendo marginalizada com a descoberta da super dupla batata doce e frango. Mas será que a batata engorda? Sua fama de vilã da dieta procede? A seguir vamos analisar as informações nutricionais desse legume.

Escrevemos um tempo atrás também se a batata doce engorda ou se isso é um mito. Caso quiser mais, basta clicar no link.

Valor nutricional da batata inglesa

Para cada 100 gramas de batata inglesa cozida temos: 52 kcal, 11,9 g de carboidratos, 1,2 g de proteínas, 0 g de gorduras, 1,3 g de fibra alimentar, 2 mg de sódio.

Como podemos observar a quantidade de calorias não justifica a fama de que a batata engorda, correto? Porém, o valor calórico dos alimentos por si só não faz dele um alimento que pode auxiliar ou prejudicar seus objetivos de dieta.

Devemos sempre analisar todos os valores nutricionais do alimento. No caso da batata, ela faz parte do grupo dos carboidratos simples. Isso significa que, quando consumida, há uma liberação de energia imediata na corrente sanguínea.

Essa liberação causa um pico de glicose no sangue (hiperglicemia) que, se não utilizada, ou seja, se esse energia liberada não for gasta logo após seu consumo com treino, por exemplo, ela será convertida e armazenada em nosso corpo como gordura. Essa característica é que levam as pessoas a pensar que a batata engorda.

Por outro lado, se logo depois de consumida a pessoa partir para uma atividade física, certamente terá a energia imediata para aquele treino (desde que não seja muito prolongado) e não estará acumulando gordura.

Batata Engorda?

Além do descrito acima, há ainda outros fatores que definem se a batata engorda. Até agora falamos da batata cozida sem a adição de óleos, sal e temperos.

Então, como a batata engorda? Simples, a batata engorda se for frita, complementadas com condimentos industrializados como catchup, maionese (mesmo as caseiras ou em versões light), mostarda, molho inglês, molho tártaro, etc.

A quantidade de sal jogado sobre a batata vai potencializar o sódio já existente no legume e vai acarretar na retenção de líquidos, aumentando o peso. Além disso, o sal ainda contribui para o aumento da pressão sanguínea.

Lembre-se que as batatas congeladas que são compradas nos mercados são pré-fritas antes de serem congeladas.

batata engorda

Mesmo o famoso purê de batatas é calórico: feito com margarina e leite, a quantidade de gorduras ingeridas pode levar ao aumento de peso.

Outro truque para evitar o ganho de peso é não combinar dois carboidratos na mesma refeição. Procure consumir a batata com alguma proteína magra (frango ou peixe) e uma salada de folhas variadas. Evite comer batata com arroz, mesmo o integral.

Como Consumir a Batata

Há maneiras de driblar a adição de calorias no preparo das batatas. É válido ter sempre em mente que quanto mais perto do natural o alimento for consumido, maior será o aproveitamento de todos os nutrientes que são parte desse alimento.

Por muitas vezes, um simples cozimento já faz com que certos alimentos percam suas propriedades nutritivas e ao serem consumidos são apenas calorias vazias, ou seja, sem valor nutricional nenhum.

Cozinhar a batata al dente e temperar com ervas naturais, pouco sal (de preferência o sal marinho), e apenas um fio de azeite (preferencialmente o extra-virgem) é uma das maneiras mais magras de consumir batatas. Para quem gosta da batata mais crocante, basta assá-la depois de cozida.

A casca da batata é rica em antioxidantes e possui até mais fibras que a polpa, portanto, somente a remova depois de cozida.

Os purês podem ser preparados em versões light e vegana. Para a versão light, pode ser usado leite desnatado ou, caso a pessoa seja intolerante à lactose, o leite de coco é uma boa solução. Margarina light em pouca quantidade também pode ser usada.

Na versão vegana, pode-se substituir o leite por leite de soja e usar pouco azeite ao invés da manteiga. Escrevemos um artigo muito interessante sobre se o leite de soja engorda ou não, clique no link para ler.

Quando a batata engorda mais?

batata frita engorda

Como já foi dito, a batata engorda mais quando ela deixa de ser o mais natural possível e passa por processos que irá agradar o nosso paladar. Infelizmente, estamos acostumados a comer coisas gorduras, e com a batata não é diferente. Uma das maneiras que a batata engorda mais é quando ela está frita.

Se esse fosse o único problema, talvez conseguiríamos resolver por comer pouco ou então utilizar dos novos eletrodomésticos que frita alimentos sem usar óleo. Na verdade, se você gosta de comer batata frita, e não quer diminuir a quantidade, então opte por comprar um desse aparelho, pois o óleo gorduroso que é absorvido pela batata que engorda realmente.

Mas se não bastasse, a batata frita é considerada por muitos o melhor aliado de outro vilão de quem precisa emagrecer: a cerveja. Por si só e se for tomado com moderação, a cerveja pode inclusive ajudar no processo de emagrecimento. Porém, a maioria das pessoas não tomam com moderação e consequentemente ganham peso. Inclusive, fizemos um artigo falando um pouco se a cerveja engorda ou se ela ajuda no emagrecimento, se quiser ler basta clicar no link.

Portanto, se você toma cerveja e gosta de comer batata frita, tome muito cuidado! Pois a junção desses dois alimentos, embora sozinhos não engordam, se forem consumidas compulsivamente o ganho de peso ocorrerá com certeza!

Conclusão

É muito importante tentar incluir todas as categorias de alimentos na sua dieta. Restringir um determinado grupo de alimentos não só não vai ajudar na redução do peso, como acarretará em um organismo deficiente de determinadas vitaminas e sais minerais.

É errado pensar que a batata engorda? Na verdade, o que deve ser repensando é a maneira de preparo e a quantidade que você consumirá, e não só o consumo da batata, mas também como de outros alimentos.

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