BCAA Engorda

O BCAA é um dos suplementos mais consumidos por quem faz academia, mas será que o BCAA Engorda?

O BCAA é um dos suplementos mais usados por quem frequenta academia e atletas fitness. Recebemos uma dúvida dos leitores: “O BCAA Engorda? Quero começar usar, mas não posso engordar, já estou um pouco acima do peso.” Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre esse aminoácido e esclarecer essa dúvida.

O que é BCAA?

O BCAA é a combinação de três aminoácidos essenciais: a leucina, a isoleucina e a valina. A sigla vem do nome em inglês “Branch Chain Amino Acid”. Aminoácidos essenciais são aqueles que não são produzidos naturalmente pelo nosso organismo e devem ser inseridos em nosso organismo através da alimentação e da suplementação.

Nosso organismo precisa de aproximadamente 20 aminoácidos para realizar suas funções metabólicas de maneira saudável. Porém, somente 9 aminoácidos são produzidos naturalmente.

Todos os aminoácidos são metabolizados no fígado, com exceção do BCAA que é metabolizado dentro do próprio músculo.

Por essa análise de sua composição, não podemos dizer que o BCAA engorda.

Ação do BCAA

Sempre é importante lembrar que um suplemento sozinho não faz milagre. Todos eles, inclusive o BCAA, devem ser combinados com alimentação adequada e balanceada e atividades físicas específicas para seu objetivo de treino (hipertrofia, ou seja, ganho de massa muscular; perda de peso; definição muscular; força; etc).

O BCAA juntamente com a dieta e com uma rotina de treinos tem quatro funções básicas no organismo:

  1. Fornecer energia: muitas pessoas que consomem o BCAA regularmente relatam que ele dá “um pique” maior para treinar. Justamente por essa característica é errado pensar que o BCAA engorda. Quando o corpo começa a gastar energia, ele se utiliza, dentre outras coisas, dos aminoácidos existentes no corpo. Caso não os encontre, o corpo usa os aminoácidos que já estão nos músculos para gerar a energia para o treino. Isso acarreta na perda de massa magra.Com a ingestão do BCAA como pré-treino, essa utilização do músculo como fonte de energia é inibida e o volume muscular preservado.
  2. No pós-treino, o BCAA tem a função fundamental de potencializar a regeneração muscular. Durante o treino de musculação intenso as fibras musculares são lesionadas, por isso, é importante que após o treino o organismo esteja apto a recuperar essas lesões, promovendo assim, a hipertrofia (aumento de massa) muscular.Caso o organismo não tenha essa reserva de aminoácido, o contrário acontece: sem poder recuperar as lesões das fibras musculares ocorre a perda de massa muscular.
  3. Quando ingerimos o BCAA temos a sensação de esforço diminuída, ou seja, somos capazes de nos exercitar por mais tempo.No cérebro, os receptores para o BCAA e o triptofano são os mesmos. Quando há a baixa de uma dessas substâncias em nosso organismo, há aumento da outra.Por exemplo, quando há uma baixa de BCAA no organismo, há um aumento dos níveis de triptofano. Esse, por sua vez, quando está em alta, produz a serotonina que sinaliza ao cérebro que o corpo está cansado, resultando na fadiga. A serotonina faz com que as pessoas se sintam relaxadas, fracas e com sono.Quando o BCAA é consumido no pré-treino, os níveis de triptofano são reduzidos, consequentemente, a liberação da serotonina também, resultando em uma maior resistência (menos cansaço) durante o treino.
  4. Aumento da imunidade: o BCAA auxilia na preservação dos níveis de glutamina no organismo. Essa substância é uma fonte de energia para as células do sistema imunológico e a má qualidade de alimentação e treinos pesados diminuem os níveis de glutamina no organismo, fazendo com que a pessoa fique doente.

BCAA engorda?

bcaa engorda

É um erro afirmar que o BCAA engorda. Muito pelo contrário.

Aminoácidos não são estimuladores de apetite. Aumentando a resistência para o treino, fornecendo maior energia e, consequentemente, aumentando o metabolismo da pessoa que consome o aminoácido, é realmente impossível dizer que o BCAA engorda.

Se levar em consideração somente o que a balança indica é possível que haja um aumento de peso, porém, não um aumento de gordura corporal.

Com o ganho de massa muscular, a pessoa fica com pernas, braços e outras partes do corpo mais definidas e com maior volume muscular. Músculos pesam, porém não ocupam o mesmo espaço corporal que a gordura. Portanto, você poderá estar com medidas reduzidas, mas com um peso maior.

É impossível também dizer que o BCAA engorda por causa de efeitos colaterais, pois até o momento, não há relatos destes.

Como Tomar BCAA

O BCAA pode ser ingerido no pré e pós-treino. A pessoa mais indicada para prescrever a dose é o nutricionista, porém a maior parte dos BCAAs do mercado sugerem 3 cápsulas no pré e 3 no pós.

Não deixe de aproveitar todos os benefícios do uso desse aminoácido porque acredita que o BCAA engorda. De posse dessas informações, seus objetivos de treino serão alcançados com mais rapidez e eficácia.









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