Beta Alanina

A beta alanina é um suplemento que vem sendo usado com mais frequência por praticantes de musculação

A beta alanina é um aminoácido não essencial, ou seja, o corpo humano consegue produzi-la porém em pequena escala. Quem faz musculação ou outro exercício físico de alta intensidade, ingeri-lo através da alimentação e usar o suplemento beta alanina é essencial para ter melhores rendimentos.

De maneira resumida, os aminoácidos sejam utilizados para a reconstrução muscular. Porém a beta alanina tem um papel muito importante na reconstrução do músculo, o qual você entenderá no decorrer da leitura. Fique atento as explicações pois esse suplemento é considerado por muitos como um dos mais importantes.

Qual a função da beta alanina?

A beta alanina é um aminoácido não essencial que foi descoberto há mais de 100 anos, e desde então tem sido estudada sobre os especialistas para ver todos os seus benefícios. Porém, o que mais se destaca é a reconstrução do músculo.

A beta alanina age aumentando a quantidade de carnosina (L-carnosina) nos músculos, sendo essa por sua vez formada por mais dois aminoácidos: alanina e histidina. Explicando de uma maneira simples de entender, o que a beta alanina faz é aumentar a quantidade de carnosina muscular. Dessa maneira, quando você estiver treinando e as fibras musculares começarem a se romperem, esse aminoácido irá atuar revertendo essa situação, fazendo com que a falha muscular demore mais para acontecer e você consiga treinar por mais tempo.

Isso é benéfico por vários motivos, sendo um dos principais a maior intensidade durante o treino e a demora para ocorrer a fadiga muscular, o que te proporcionará maior ganho de massa magra pois você treinará com mais garra de maneira mais concentrada. Além disso, aquela dor decorrendo do treino demorará mais para aparecer, ou seja, você vai fazer um excelente treino sem sentir dor.

Explicação cientifica sobre a beta alanina

beta alanina

Como já foi citado, a principal função da beta alanina é aumentar a carnosina muscular e sendo essa por sua vez que fará com que o treino seja mais intenso. Já foram realizados testes em que a carnosina foi inserida diretamente ao invés de ser produzida a partir da beta alanina, e comprovou-se que tomar beta alanina é melhor e tem mais aumento da carnisona muscular do que ingerir diretamente a carnosina.

Conforme você vai praticando os exercícios durante o seu treino, o pH muscular fica inferior ao seu nível ideal, e isso faz com que você perca a força e consequentemente tenha um pior rendimento. A carnosina então evita que o pH muscular diminua e consequentemente você conseguirá treinar por mais tempo no seu melhor estado.

Com o passar do tempo e do aumento do seu treino, o seu corpo começará a ter mais carnosina muscular de maneira natural. Foi realizado um estudo em fisiculturistas e pessoas que não praticam musculação, e descobriu-se que existia aproximadamente duas vezes a quantidade carnosina nos fisiculturistas em relação as pessoas que não treinavam.

Benefícios da beta alanina

Muitas pessoas associam suplementos com musculação e academia, porém na verdade todos suplementos estão diretamente relacionados com exercícios físicos e não somente com musculação. Embora a musculação proporciona um maior desgaste muscular e consequentemente mais ganho de massa magra posteriormente, exercícios como corrida ou ciclismo também exigem muito esforço e recuperação muscular. Não é a toa que se vê ciclistas e corredores com pernas fortes, pois esse tipo de exercícios necessitam que as pernas sejam fortes e aguentem o esforço.

Por isso, se você pratica algum outro exercício físico que exige grande esforço e terá ganho de massa muscular, a beta alanina pode ser um grande aliado seu, pois ela ajuda na recuperação e no aumento de massa muscular.

Outro benefício da beta alanina, como já comentado, é que por ajudar a estabilizar os níveis de pH muscular, o seu corpo aguentará praticar mais exercício até alcançar a fadiga, e consequentemente mais massa muscular você ganhará decorrente a isso.

Um benefício que praticamente todas pessoas acham interessante é comprar um suplemento bom e barato, e a beta alanina se encaixa nessa lista de suplementos baratos. Claro que suplementos importados acabam sendo mais caros, mas em geral, é um produto tão barato quanto a creatina, se comparado por exemplo a um Whey Protein 100% Puro.

Beta Alanina x Creatina

Como alguns efeitos positivos da creatina são bem parecidos com as da beta alanina, muitas pessoas costumam achar que pode simplesmente trocar uma pela outra que não fará nenhuma diferença.

Porém, embora alguns benefícios que você sentirá seja igual, falando cientificamente, o que ocorre é diferente, e portanto, é um erro dizer que você pode usar um ou outro que não fará nenhuma diferença.

Se você tiver condições para usar os dois ao mesmo tempo, isso pode melhorar ainda mais o seu rendimento e também os ganhos musculares decorrendo da ajuda que essa suplementação proporciona. Algumas pessoas relataram que tomando os dois juntos, tiveram aumentos significativos.

Onde comprar beta alanina

Efeitos Colaterais da beta alanina

De todos suplementos que existem, os efeitos colaterais da beta alanina é um dos menores que existem: um leve formigamento e coceira nos membros do corpo e que desaparece após 20 minutos aproximadamente.

Esse formigamento, embora incomoda um pouco algumas pessoas, não faz mal a saúde, e acontece apenas por causa da grande quantidade do aminoácido na corrente sanguínea.

Como tomar beta alanina

A maneira de tomar a beta alanina é bem parecida com a da creatina, pois leva certa de 7 semanas o seu uso. Porém, a quantidade que será ingerida é um pouco mais complicado, pois cada pessoa e cada verso de produto diz uma coisa.

Por exemplo, olhando no verso de um suplemento beta alanina, a porção informada é de 5g, sendo que em outro a porção é de 3,5g. Já algumas pessoas consideram que tomar entre 4 e 8 gramas por dia é o ideal.

Por esse motivo, abaixo tem uma explicação um pouco mais detalhada sobre a maneira como o organismo absorve a beta alanina, e alguns estudos realizados, que poderá ajuda-lo a tomar a decisão de quantos gramas você irá tomar.

Absorção da beta alanina

beta alanina na musculação

O corpo humano absorve muito bem a beta alanina, sendo que retém certeza de 97% a 98%, desperdiçando apenas 2 a 3% através da urina. Porém, apenas 3% é utilizada para aumentar o nível de carnosina muscular.

Mas isso acontece apenas no começo do seu uso, pois estudos revelaram que a carnosina muscular aumenta a medida que o uso da beta alanina continua através da suplementação. Isso significa que você não deverá usar a beta alanina por apenas alguns dias, mas sim fazer o uso continuo, de 6 a 7 semanas.

Um estudo de 2006 fez o teste em pessoas que consumiram o suplemento durante 4 semanas. Alguns consumiram a quantidade de 3,2g e as outras pessoas consumiram 6,4g. Concluiu-se que as pessoas que usaram 3,2g da beta alanina durante 4 semanas tiveram um aumento de carnosina de 42%, e quem tomou 6,4g teve o aumento de 64% de carnosina.

Um outro estudo também descobriu que se a beta alanina for consumida juntamente com uma refeição, os níveis de carnosina musculares aumentarão também cerca de 64%. Outro fator importante é que a insulina parece ajudar na absorção, e como você já viu em outros artigos aqui no Glicose, um dos melhores suplementos para ajudar no pico de insulina é a dextrose. Portanto, tomar beta alanina com dextrose pode ajudar na absorção desse aminoácido.

Comparado ao estudo anterior, que foi consumido 6,4g e que também teve o aumento de 64% de carnosina muscular, podemos dizer que ingerir mais do que 5g de beta alanina por dia não parece trazer muitos benefícios, e pode acabar sendo um desperdício.









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