Beterraba Engorda ou Emagrece?

A beterraba possui muitos benefícios a saúde, mas será que tem muitas calorias e pode fazer você engordar?

Por causa do seu sabor adocicado, muitos se perguntam se a beterraba engorda. Hoje em dia sabemos que mais do que a quantidade de calorias que um alimento apresenta, o seu valor nutricional é que conta na hora do ganho ou perda de peso.

Para quem treina, a suplementação é muito importante. Porém, nada é tão fundamental como ter uma alimentação balanceada e saudável. E, para aproveitar o máximo de todos os alimentos naturais que temos à disposição e em abundância em nosso país, vamos conhecer um pouco mais sobre esse legume e analisar se a beterraba engorda mesmo ou se a beterraba emagrece na verdade.

Valor Nutricional da Beterraba

Para cada 100g de beterraba temos: 32,2 kcal, 7,2 g de carboidratos, 1,3 g de proteínas, 1,9 g de fibra alimentar insolúvel, 1,2 mg de vitamina C, 0,1 mg de vitamina B1, 15,3mg de cáclio, 30,1 mg de fósforo, 245,5 mg de potássio, 16,5mg de magnésio.

É um alimento com carga glicêmica baixa, o que significa que (apesar do sabor doce) ao consumi-la, não haverá picos de glicose no sangue e, portanto, não haverá acúmulo de gordura, fazendo com que a afirmação que a beterraba engorda é incorreta.

A quantidade de fibra alimentar insolúvel (pectina) auxilia na regulação das funções intestinais e na formação do bolo fecal. Elas também fornecem a sensação de saciedade, ajudando na perda de peso, pois suprimem o apetite e diminuem a vontade de comer doces e alimentos gordurosos.

A beterraba consumida regularmente também auxilia na diminuição dos processos inflamatórios, reduzindo o nível de toxinas do corpo. A redução de inflamações através de alimentos naturais também previne o diabetes tipo 2.

A função desintoxicante é extremamente importante para o fígado, pois ele é um órgão sobrecarregado por ser o responsável por metabolizar grande parte do que ingerimos. Essa função é realizada pela betaína.

suco de beterraba

Além disso, esse alto poder desintoxicante faz com que a beterraba seja incorporada em dietas de pacientes portadores de câncer, pois auxiliam na liberação dos resíduos dos tumores que ficam depositados no fígado e no cólon dos pacientes com a doença.

A beterraba é rica em ácido fólico, o que a torna indispensável na dieta das mulheres grávidas.

Através dessas informações é impossível afirmar que a beterraba engorda, porque seu valor calórico é baixo e seu valor nutricional é bem alto, ou seja, alimento perfeito que combinado com uma dieta equilibrada só trará benefícios e auxiliará na perda de peso.

Como consumir a beterraba

Muitos nutricionistas e profissionais da área de saúde são enfáticos ao dizerem que quanto mais natural for o consumo de qualquer alimento, melhor é, porque seus nutrientes permanecem intactos e são totalmente integrados em nosso organismo.

Não é preciso consumir beterrabas todos os dias. Duas a três vezes por semana já são o suficiente para manter o organismo protegido e nutrido.

beterraba engorda

De qualquer maneira, a beterraba pode ser consumida crua ou cozida, com o mínimo de sal possível (de preferência o sal marinho) e um fio de azeite. Lembre-se que ao acrescentar muito óleo e temperos industrializados, você pode ter um resultado adverso e, nesse caso, a beterraba engorda, sim!

Na versão ralada e crua, a beterraba pode fazer, juntamente com a cenoura também ralada e crua, uma salada saborosa, leve e saudável.

Ao cozinhar a beterraba, use a água utilizada na fervura para incrementar sucos com laranja, cenoura com ou sem a própria beterraba. Vale lembrar que, não adianta encher o suco com açúcar refinado depois, pois, novamente, a afirmação de que a beterraba engorda pode se tornar verdadeira.

Vale lembrar que a melhor maneira de adoçar sucos é com mel ou adoçantes naturais, como os feitos de stevia.

Os sucos são as verdadeiras estrelas da utilização da beterraba. A combinação com frutas cítricas como a laranja ou o limão garantem a nutrição, o aumento da imunidade natural do corpo, além de um sabor extremamente refrescante. Sucos com cenoura também são comuns, gostosos e nutritivos.

Concluindo, afirmar que a beterraba engorda está incorreto se preparada e consumida o mais natural possível. Os fatores que acarretarão no aumento do peso estão nos temperos e nos açúcares que serão utilizados para o seu consumo, portanto, fique atento.









Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(32 votos, média: 4,50 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...