Café Engorda

Por ser termogênico o café ajuda a emagrecer, mas dependendo como for ingerido ele pode ser o vilão do sobrepeso

Nessa época do ano em que as temperaturas começam a cair, um cafezinho é mais do que bem vindo. Algumas pessoas simplesmente não conseguem ficar sem a bebida e, para aqueles que frequentam academia, a dúvida é se o café engorda ou de alguma maneira pode estar sabotando a dieta.

É importante ter sempre em mente que não é possível afirmar que o café engorda. Se consumido sem açúcar e sem todos os outros complementos que contribuem cada vez mais para a gourmetização dos alimentos mais simples que conhecemos, o café não engorda, pois não tem calorias. Na verdade, como veremos mais a seguir, ele pode até ajudar no emagrecimento.

Além disso, a cafeína é um estimulante que acelera o metabolismo. Vale lembrar que a cafeína não está presente somente no café. Há cafeína no refrigerante de cola, no chá mate, no chá verde e em várias outras bebidas e, por isso, provavelmente consumimos muito mais cafeína do que nos damos conta.

É preciso ficar atento porque o excesso de cafeína no organismo apresenta uma série de efeitos colaterais que podem prejudicar seu cotidiano e, pior, sem que percebamos.

Efeitos Colaterais do Excesso de Caféina

Claro que estamos falando aqui algo em torno de 100 xícaras de café diárias.

Justamente pela sua característica estimulante, quando consumida em excesso, aumenta a pressão sanguínea, pois contrai os vasos sanguíneos. Ela também aumenta a frequência cardíaca e a interferência no sistema nervoso da pessoa que consumiu a quantidade excessiva de cafeína causa uma inquietação muito grande, levando à irritação e à falta de concentração.

É como, se em um momento, a pessoa se transformasse em hiperativa e não conseguisse ficar sentada ou se concentrar em tarefas simples do dia a dia, como por exemplo, assistir um programa de TV por apenas 5 minutos.

Essa estimulação exagerada, se constante, ou seja, se a pessoa repete o consumo exagerado várias vezes na semana ou, até mesmo, todos os dias, pode acabar levando à derrames, ataques cardíacos e outros problemas do coração devido à sobrecarga de estímulo no organismo.

café engorda

É fato comprovado que aqueles que já possuem dificuldades para dormir, não devem tomar café ou qualquer outra bebida com cafeína até 6 horas antes do horário de dormir.

A cafeína estimula também a secreção gástrica de ácido clorídrico, portanto, seu excesso ainda pode levar a formação de úlceras estomacais.

Esteticamente falando, o consumo exagerado de café, refrigerantes com cola e outras bebidas com cafeína podem deixar os dentes com uma coloração amarelada e, em alguns casos mais extremos, com manchas marrons, além de um hálito desagradável por causa de sua atuação no estômago.

Benefícios do Café e Como Consumi-lo

A palavra chave é moderação. Quando consumida sem exageros, a cafeína, assim como todo alimento, traz benefícios também.

O café é rico em antioxidantes e, consumindo até duas xícaras por dia, trazem benefícios ao organismo. Além disso, o estímulo promovido pela cafeína nessa quantidade, auxilia as pessoas que frequentam academia a não sentirem tantas dores no dia seguinte ao treino mais pesado.

Como já dissemos, se por algum motivo as pessoas acreditam que o café engorda, elas estão enganadas. Consumido sem açúcar, ele ajuda na perda e manutenção do peso e da gordura corporal.

O café engorda quando adicionado de açúcar, mesmo o mascavo, chantilly, acompanhado de petit fours e assim por diante (capuccinos, machiatos e etc). Dependendo da quantidade consumida diariamente, o café engorda e mais, pode ser o vilão da sua dieta.

Outro componente que define se o café engorda é misturá-lo com leite integral. Sim, o famoso pingado, tão consumido, engorda.

Se você tem um objetivo de treino e faz uma dieta elaborada e prescrita por um nutricionista, certamente ela terá os alimentos e bebidas que você mais gosta para que a perda e manutenção de peso seja mais prazerosa.

Caso você seja um apreciador de leite com café, o nutricionista adicionará a mistura (com leite desnatado) em seu total de calorias que podem ser consumidas diariamente e, assim, você não somente consome algo que gosta, mas mantém o foco no seu objetivo. Lembrando que, um copo de requeijão de café com leite desnatado possui algo em torno de 70 kcal.

Café no emagrecimento

A cafeína é considerada um dos melhores ajudantes na luta para emagrecer. Isso acontece pois por ser um termogenico, ela auxilia na queima de gordura, além de te deixar com mais energia para a prática de atividades físicas, desde exercícios simples como uma caminhada até outros que exige mais do corpo como corrida ou musculação.

Além disso, a cafeína é diurética, e isso auxilia na redução de peso, não somente por que você está eliminando líquidos do corpo e isso diminui na balança, mas sim pelo fato de que na urina pode ser eliminado toxinas que está prejudicando no seu emagrecimento, e que inclusive pode estar fazendo-o engordar.

Se você não gosta muito do gosto do café, ou então apenas toma uma leve quantidade e gostaria de ingerir mais cafeína para potencializar o gasto de energia e ajudar na queima de gordura, uma ótima escolha é utilizar suplementos a base de cafeína, que realmente te ajudará a emagrecer. Você pode comprar termogenicos de cafeína baratos clicando aqui.

suplementos de cafeína

Conclusão

A boa notícia é que, se você é um adorador de café, não podemos chegar à conclusão que o café engorda. Pelo menos não sozinho. Fique atento aos acompanhamentos e adapte sua bebida preferida de acordo com seu objetivo.









Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(15 votos, média: 4,27 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...