Canela Emagrece?

Algumas pessoas vem dizendo que canela ajuda emagrecer, mas será que isso é verdade ou mito? Se sim, como age no corpo ajudando no emagrecimento?

São diversos os benefícios da canela para todo o corpo humano. Dentre eles, estão a melhora da regulação hormonal, digestão, circulação sanguínea, memória, entre outros. No entanto, um dos benefícios mais pesquisados e procurados é saber se realmente a canela emagrece ou se pelo menos oferece alguma ajuda.

Dia após dia, ela vem sendo cada vez mais usada em dietas – devido a sua versatilidade – que visam o emagrecimento ou até mesmo para manter a saúde em forma. A canela é perfeita tanto para doces quanto para salgados, indo bem em bolos ou rolinhos de canela, torradas, curry etc.

É um tempero rico em vários nutrientes como ferro, manganês, fibra e cálcio. Pesquisadores já provaram que a canela tem o poder de abaixar o nível de açúcar no sangue. E, claro, esse é um fator que pode ajudar e muito na perda de gorduras acumuladas no corpo. Aqui falaremos sobre como a canela emagrece e suas aplicações para tal feito.

Canela emagrece? Qual é o motivo?

Como dito anteriormente, a canela combate o excessivo armazenamento de gordura corporal. Como o açúcar é ingerido acima do necessário, a famosa gordurinha começa a se formar. Outro motivo pode ser simplesmente uma disfunção qualquer, como algum problema hormonal.


Como a canela é uma ajudante na regulação dos níveis de insulina no sangue, o metabolismo da glicose também é melhorado. A canela emagrece fazendo com que ambos, em conjunto, combatam ou impeçam mais ainda o aparecimento de gorduras localizadas sendo também muito boa para diabéticos.

Como se não bastasse, além disso, a canela também é um alimento termogênico e isso significa mais emagrecimento ainda! Em resumo, qualquer alimento que seja caracterizado dessa forma tem o poder de aumentar a queima das calorias ingeridas no momento da digestão.

Isso se dá devido ao pequeno aumento da temperatura do corpo após a ingestão do alimento. Assim, o organismo trabalha um pouco mais visando restaurar a temperatura ideal para depois mantê-la. Nesse caso, dizemos que a canela emagrece por acelerar o metabolismo basal.

Outro ponto a favor do tempero e que deve ser levado em consideração é a grande presença de cálcio. Outras pesquisas também mostraram que a canela emagrece sendo um grande auxiliar nas dietas por sua facilidade em queima de gordura com rapidez. Alguns pesquisadores sugerem também que exista uma capacidade do cálcio fazer com que a gordura seja queimada quando estamos em repouso.

Por todos esses motivos, polvilhar canela em alguns alimentos, fazê-la em chás, bolos etc é uma das melhores maneiras de conseguir um bom e saudável emagrecimento com algo oferecido pela natureza.

A canela emagrece e ainda tem benefícios!

canela emagrece

Sabemos que a canela emagrece, mas além disso ela também ajuda em diversos outros aspectos do corpo causando vários outros benefícios. São grandes contribuintes para a manutenção da saúde deixando-a em equilíbrio no meio de uma dieta e, claro, ao longo da vida. Veja alguns dos benefícios:

  • A canela é um ótimo bactericida. Ela ajuda combatendo alguns fungos que não são desejáveis ao organismo como, por exemplo, o da candidíase. Ela atua quase que como um “desinfetante do corpo humano”;
  • A canela emagrece, desinfeta e ainda é uma ótima antioxidante! Por ter essa função, ela acaba combatendo os radicais livres ajudando as células do corpo a se manterem jovens e saudáveis por mais tempo. Esse é um dos motivos de dizerem que o chá de canela além de emagrecer, rejuvenesce. Se é verdade ou não, não se sabe, mas com certeza ele contribui para a conservação da pele e do cabelo.
  • Tudo não para por aí. A canela também age contra a diarreia, é fonte de ferro – além do cálcio -, facilita o equilíbrio hormonal feminino devido ao cinamaldeído, funciona como um analgésico natural, entre diversas outras qualidades já citadas em todo o texto.

Mas claro, lembre-se que a canela emagrece, mas não é milagrosa. Não basta exagerar na especiaria – até porque o exagero sempre é ruim – e não focar numa boa dieta e exercícios físicos constantes. Esteja sempre em contato com o seu nutricionista de confiança para saber como, quando e onde usar a canela para poder emagrecer bem, aliada a todos os componentes que ajudam o seu organismo.





Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *