Caqui engorda?

O caqui tem bastante nutrientes, e é uma fruta deliciosa. Mas será que o caqui engorda? Quantas calorias essa fruta tem?

Depois de algum tempo na geladeira, e principalmente no verão, o caqui é uma das mais deliciosas frutas. Dizemos gelado porque é um alimento que possui muita água e, portanto, causa bastante frescor ao ser consumido. No entanto, essa delícia sempre causa uma grande dúvida: caqui engorda?

É uma fruta extremamente doce, não é recomendada para grávidas por ter sementes que causam efeito abortivo, o caqui é calórico em um nível ligeiramente alto e ainda é pouco visto! Por todos esses malefícios do caqui, poderíamos pensar mal dele, mas muito pelo contrário. Ele é muito nutritivo e definitivamente não engorda, pelo contrário! Explicaremos o porquê abaixo.

Tipos de caqui

Existem quatro tipos de caqui, sendo o Fuyu e o Rama Forte os mais conhecidos. O primeiro é alaranjado, firme e possui níveis altos de vitamina A e C. O segundo é mais avermelhado tendo uma consistência bem mais gelatinosa, não é nada ácido e é rico em frutose e amidos.

Também existem o caqui Giombo e Taubaté. O primeiro é também tem consistência firme e é crocante. Também é conhecido como “caqui chocolate”, tem formato oval, a cor é alaranjada escura e dentre as quatro é a mais doce. A Taubaté é bastante parecida com a Rama Forte podendo ser facilmente confundida.


Relação com as fibras

caqui engorda

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, ou Taco, essa é a informação nutricional de um 100g de caqui:

  • Calorias – 71 kcal
  • Cálcio – 18 mg /li
  • Fibras – 6,5 g
  • Vitamina C – 29,6 mg
  • Fósforo – 18 mg
  • Potássio – 164 mg
  • Carboidrato – 19,3 g

Se formos observar apenas as calorias, podemos pensar que é uma fruta que deve ser deixada de lado, mas pensemos por outro âmbito. A quantidade de fibras se resume em 24% da quantidade diária necessária para pessoas que têm uma dieta de 2 mil calorias. Isso faz com que o caqui seja uma boa fonte desse nutriente.

Indo mais a fundo, podemos perceber que essa boa quantidade de fibras quebra o mito de que o caqui engorda. Esse nutriente causa o efeito de saciedade, fazendo com que você fique mais tempo sem comer. Fibras ainda ajudam a diminuir o risco de problemas cardíacos, prisão de ventre, colesterol alto e diabetes.

Além disso, a fibra do caqui, também pode ser chamada de pectina e controla o apetite também de outra forma. Ela é uma ajudante na regulação do nível de açúcar sanguíneo evitando que hajam picos. Isso também pode acabar evitando a ânsia de comer por causa da queda do açúcar. Por ter boas propriedades digestivas, a sensação de constipação ou inchaço na barriga também é combatida.

Caqui engorda ou não engorda?

Como qualquer outro alimento, o caqui engorda se for ingerido em excesso. Ele é uma fruta muito nutritiva e apetitosa, dando uma vontade enorme de comer mais e mais, mas é preciso autocontrole. Coma bastante dele e aproveite-o! Mas com moderação, pois se não o mito de que o caqui engorda pode se tornar verdade!

O caqui engorda apenas se for comido a quantidade não ideal da fruta. Você pode usar os benefícios do caqui na dieta, que podem ser adquiridos devido ao seu rico valor nutritivo. Vitaminas A, C, E, K, B6 além de ácido fólico são tidos em grande quantidade no caqui. A primeira, por exemplo, tem 45% da sua necessidade diária encontrada na fruta.

Ou seja, o caqui emagrece se adicionado em sua dieta com cuidado, para que não seja consumido exageradamente e assim ter calorias excessivas.

caqui

Não possui muitos minerais essenciais, mas cada um tem 270 mg de potássio (8 % do necessário diariamente), bem como outros minerais como ferro, fósforo, cálcio e magnésio em menores quantidades. O potássio é justamente o nutriente que ajuda nas funções cardíacas, como dito anteriormente.

Vários outros benefícios para a saúde são vistos para aqueles que consomem o caqui regularmente. Uma pesquisa feita pela Advances in Horticultural Science no ano de 2008 mostrou que a fruta pode ajudar a combater o endurecimento das artérias entre diversas outras coisas como a diminuição do risco de câncer!

Para quem gosta de uma boa cervejinha, também foi apontado pelos autores do estudo que o caqui pode limitar os sintomas da ressaca. Esse efeito é dado devido a desaceleração à quantidade absorvida do álcool e o seu respectivo metabolismo.

Lembre-se sempre de acrescentar a fruta com cuidado na dieta para não ter excesso de calorias. Tenha em mente que o caqui engorda se consumido em excesso e leve em consideração tudo que você come ao longo do dia caso você esteja em busca do corpo perfeito!





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