Centrum Engorda?

O centrum é um dos multivitamínicos mais comercializados no Brasil, mas dai surge a dúvida se engorda mesmo ou não...

A natureza é muito sábia. Todas as vitaminas e sais minerais que nosso corpo precisa podem ser encontrados nos alimentos naturais que temos contato diariamente. Tais como frutas, verduras, legumes, grãos, entre outros. Entretanto, com advento da vida moderna, em que muitos de nós exercemos a arte de fazer duas (ou mais) coisas ao mesmo tempo, já que o dia só tem 24 horas, acabamos por não desenvolver o hábito de uma alimentação 100% correta. Por isso, acabamos aderindo aos famosos multivitamínicos, como o Centrum, por exemplo. Ou até mesmo porque engolir um tablete é bem mais fácil e agradável do que engolir um belo bife de fígado de boi para muitos. Mas será que o Centrum engorda realmente, como muitas pessoas acreditam?

Centrum – Como funciona

Para que o corpo funcione corretamente, precisamos de diversas vitaminas e sais minerais. Pois, nosso organismo usa uma ou mais substâncias para exercer suas atividades metabólicas. Quando estamos em defasagem destas, é necessário que tenhamos uma ajudinha externa para que não fiquemos doentes. Os multivitamínicos (multi = vários) nada mais são, portanto, que esses suplementos. O Centrum é uma das marcas comerciais mais famosas do segmento. Com o bordão “de A a Zinco”, ele passa a ideia de ser um suplemento completo. Pois, são encontrados em cada tablete as vitaminas A, todo o complexo B, C, D, E, H e K, e também, os minerais Cálcio, Cobre, Cromo e Ferro. Ele promete um funcionamento equilibrado e harmonioso de nosso organismo.

As doses encontradas nos tabletes são doses de recomendação diária. Como é vendido no mundo todo, houve a adequação de sua fórmula ao uso feito pelos brasileiros.

Centrum engorda mesmo?

É preciso que fique bem claro que vitaminas e minerais NÃO engordam. Além disso, praticamente todos os multivitamínicos, incluindo o Centrum, não possuem açúcar em suas fórmulas. Eles possuem zero caloria e não estimulam o apetite. Também não possuem glúten ou lactose. Portanto, não se pode dizer que o vitamina centrum engorda de maneira direta, mas sim indiretamente.


O que acontece em alguns casos é que, ao restabelecer o bom funcionamento de um organismo que estava doente, o apetite daquele indivíduo em particular pode voltar. A falta de apetite é um dos sintomas de várias doenças metabólicas, como por exemplo, a anemia. Portanto, o apetite reaparece e o indivíduo acaba ganhando certo peso.

centrum engorda

Como tomar Centrum

Achar que centrum engorda nada mais é do que acreditar no que as outras pessoas falam, principalmente se tratando dos parentes e amigos, que não tem praticamente nenhum conhecimento sobre o assunto, quando na verdade esse deveria ser tratado por um especialista.

Agora que já ficou bem claro que Centrum não engorda, assim como nenhum outro multivitamínico, é importante saber que, não é por esse motivo que podemos tomar quando bem entendermos.

É sempre muito importante lembrar que as pessoas que começam uma reeducação alimentar sempre encontram algum tipo de dificuldade no começo. Por isso, acabam precisando tomar esse tipo de suplemento por ordens médicas.

É preciso ter sempre muito bom senso e acompanhamento para fazer uso de qualquer auxílio externo na busca do equilíbrio do organismo, àqueles em que esse caso não se aplica.

A dosagem recomendada é de um tablete diário, como já descrito acima, porém a duração desse tratamento deve ser estabelecida somente pelo médico. O excesso de algum mineral ou vitamina no corpo é tão prejudicial quanto a falta deles. A longo prazo, é como se sofrêssemos uma overdose de vitamina/mineral. Isso, na melhor das hipóteses, faz com que a pessoa simplesmente esteja jogando dinheiro no lixo. Pois, o corpo só absorve aquilo que precisa e descarta o resto.

Na pior das hipóteses, a pessoa vai parar no hospital com algum tipo de crise metabólica, podendo até entrar em coma, caso tenha algum distúrbio desconhecido associado. Portanto, o médico deve pedir exames clínicos de tempos em tempos para acompanhar a evolução de cada pessoa. Ele estabelecerá quando se deve descontinuar o uso do multivitamínico. O médico, ainda, é o único que pode indicar a solução certeira para aquela sua fraqueza que aparece do nada. Muitas vezes, um bom prato de arroz, feijão e ovo é muito mais eficiente do que tabletes de Centrum.

Conclusão

Caso você não se enquadre no caso acima, ou seja, não tenha – aparentemente – nenhum tipo de problema de saúde, tenha bom senso e reflita se realmente é necessária a ingestão diária de um multivitamínico. O lado ruim da comercialização do Centrum é que qualquer um pode simplesmente entrar em uma farmácia e comprá-lo. Mas lembre-se, se sua intenção é o que o centrum engorda realmente como as pessoas dizem, esquece! Melhor tomar esse hipercalórico.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (47 votes, average: 4,30 out of 5)
Loading...

2 pensamentos em “Centrum Engorda?”

    1. Comecei a tomar o glucosamine com chondroitin faz 3 dias,ja apareceu gases
      E disturbio intestinal.
      Qual o melhor horario pra toma -lo ?
      E qual a dosagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *