Cerveja engorda?

A cerveja possui vários nutrientes para o corpo, e se ingerido com moderação não pode afirmar que a cerveja engorda

No final de semana, aquela boa e velha cervejinha é sempre tida como a heroína daquele momento. Depois da ressaca, vem a tristeza e ela passa a ser uma vilã. Começamos a pensar que não deveríamos ter bebido tanto, em muitos casos não lembramos algumas coisas, e por fim ainda vem aquela pergunta: “cerveja engorda?”.

Pois é, uma pergunta comum. Muitos mitos circundam a bebida. Engorda ou não engorda? É diurético ou não? Causa a famosa barriguinha ou não? Encontramos respostas das mais variadas e não há um consenso. Existem pesquisas que são favoráveis à cerveja e outras que não. É justamente esse assunto polêmico que vamos tratar nesse artigo.

Cerveja engorda ou emagrece?

Assim como tudo no mundo, o segredo da cerveja é consumi-la com moderação. Se formos compará-la com algumas outras bebidas, ela tem pouquíssimas calorias: apenas 103, enquanto um copo de leite tem 134 calorias, um copo de suco de maçã 120, e um iogurte de frutas pode chegar a 205!

A diferença entre eles é que muito provavelmente você não irá tomar apenas um copo de cerveja, mas sim uns três ou quatro no mínimo. Diferentemente do iogurte que não chega nem a três. Nesse caso, sim a cerveja engorda! Porém, se a bebida for ingerida em pouca quantidade, como dito anteriormente, não terá muito efeito.


Inclusive, foi feito um estudo na Universidade de Wales dizendo que 586 ml de cerveja ingeridos diariamente podem ajudar na redução de peso! No entanto, outra pesquisa feita em conjunto por universidades alemãs e suecas estudaram 22 mil pessoas que tomavam duas latas de cerveja diariamente e chegaram a conclusão de que cerveja engorda.

cerveja engorda

O fato curioso nessa última pesquisa é que essas mais de 20 mil pessoas não ganharam a famosa barriguinha. Homens ganharam massa gordurosa em proporções iguais por todo o corpo, e mulheres tiveram um acumulo maior na região dos quadris. A conclusão foi de que o acúmulo em alguma região está mais ligado a predisposições genéticas do que a bebida em si.

Cerveja engorda ou na verdade são os petiscos que engorda?

A cerveja é um estimulante do apetite, assim como outras bebidas alcoólicas. Então, aquela sua vontade de beliscar algum petisco depois de beber algumas latinhas não é nenhuma ilusão ou mera vontade. Além disso, esses pequenos lanchinhos geralmente são bastante gordurosos e calóricos, ou seja, mais ganho de peso.

O álcool também tem aquele grande poder de te deixar menos tímido, traduzível também por “diminuir suas inibições”. Logo, com ele, é mais fácil você sair da sua dieta e comer alimentos que não comeria regularmente. Falando do álcool, também é bom fugir daqueles com alto teor. Afinal, ele nada mais é do que a fermentação do açúcar, então quanto mais álcool, mais a cerveja engorda.

Metabolismo

Qual cerveja engorda mais?

Ainda existe aquela “lei para perda de peso”: tudo que é ingerido deve ser queimado. Se tanto a cerveja quanto os petiscos continuarem no corpo sem nenhum exercício físico para desgastá-los, é óbvio que você engordará.

A cerveja ainda tem muitos carboidratos e o porém de que o álcool é primariamente usado como fonte de energia visto que não pode ser armazenado. O mesmo acaba por acontecer com qualquer outro alimento que seja ingerido, ou seja maior será a quantidade de gordura corporal.

Outro ponto contra a bebida é que o fígado trabalha normalmente com o objetivo de metabolizar e queimar células de gordura, fazendo com o que o peso seja mantido ou diminuído. Quando uma bebida alcoólica é ingerida, o órgão deve metabolizar o álcool deixando ácidos graxos ficarem acumulados. Enquanto isso, o fígado metaboliza as calorias do álcool e economiza a gordura.

Se a cerveja engorda, então o que posso fazer?

Então, o que deve-se fazer para acabar com toda essa dúvida e não correr o risco não sabendo se a cerveja engorda ou não? Apenas siga alguns conselhos, pequenas dicas:

  • Dê preferência às cervejas light ou sem álcool. A diferença calórica delas pode ser pequena, mas quando tomados vários copos, será significativa.
  • Faça uma refeição saudável antes de beber, assim ficará menos propenso a comer.
  • Escolha bebidas menos calóricas como opção a cerveja, como por exemplo o vinho.
  • Se você está pensando em emagrecer, o mais correto é parar de tomar cerveja e qualquer tipo de bebida que tenha calorias, optando apenas por água ou sucos light. Acontece que temos facilidade para beber líquidos e consequentemente você acabará tomando 2 ou 3 copos de qualquer bebida sem nem perceber. Apenas ingira os alimentos e bebidas que estejam disponíveis na dieta.

Seguindo essas dicas e bebendo sempre com moderação, não será preciso se preocupar se a cerveja engorda ou não. Divirta-se, mas com cuidado!

 





Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (16 votes, average: 3,31 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *