Chá de hibisco emagrece

Descubra aqui o por que o chá de hibisco ajuda no emagrecimento e quais os outros benefícios que ele possui

A variedade de produtos naturais que ajudam no processo de emagrecimento é bem grande. O burburinho do momento é a afirmação que o chá de hibisco emagrece. Vamos conhecer um pouco mais das características dessa flor e o porquê dessa fama.

O que é hibisco?

O hibisco, ou hibiscus sabdariffa, é uma das variedades da flor, diferente daquela que se costuma ver por toda a parte. Esse tipo de hibisco é também conhecido como rosélia ou vinagreira e não se sabe ao certo seu sua origem é africana ou asiática.

Suas características medicinais, entretanto, são bem populares e eficazes. Os hibiscos são popularmente ingeridos em forma de chá, porém, no nordeste do Brasil, a flor pode ser encontrada como ingredientes em pratos como o arroz de cuxá, uma iguaria típica da região.

Tabela nutricional e benefícios do chá de hibisco

Para cada copo (aproximadamente 200 mililitros) de chá de hibisco, são encontrados:


Chá de Hibisco Emagrece

  • Calorias: 74 kcal
  • Carboidratos: 14,82 gramas
  • Açúcar total: 12 gramas
  • Fibras: 0,6 miligramas
  • Sódio: 6 miligramas
  • Ferro: 17,28 miligramas
  • Cálcio: 2 miligramas.
  • Ácido Fólico: 2 microgramas
  • Vitamina C: 36,8 miligramas
  • Vitamina A: 30 microgramas
  • Vitamina B1: 2,55 miligramas
  • Vitamina B2: 0,198 miligramas

*Valores indicados pela Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

Os princípios ativos do chá de hibisco são o ácido oxálico, o oxalato de potássio e os carboidratos.

Podemos dizer que o chá de hibisco emagrece porque ele é altamente diurético, tornando-o altamente eficaz no tratamento dos inchaços. Estimula a queima de gordura, principalmente a gordura abdominal e as localizadas nos quadris, através da aceleração do metabolismo. Alivia, também, os sintomas da TPM.

É um facilitador da digestão e auxilia na formação do bolo fecal regularizando os movimentos peristálticos do intestino. Esses movimentos são o que faz com que o alimento percorra todo o intestino para que os nutrientes dos alimentos sejam absorvidos.

A vitamina C age como um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres e agindo na prevenção do envelhecimento precoce. Além disso, auxilia o sistema imunológico.

A combinação dos componentes da fórmula do chá de hibisco dá a ele a característica anti-inflamatória. Com isso, as células passam a funcionar corretamente e o organismo deixa de acumular toxinas. Por isso, é possível afirmar que o chá de hibisco emagrece.

Como o chá de hibisco emagrece

O chá de hibisco emagrece, porém os nutricionistas são bem categóricos ao advertir que as bebidas termogênicas, como esse chá, são apenas coadjuvantes no processo de emagrecimento.

Consumir litros e litros de chá de hibisco e continuar com uma alimentação de má qualidade e um estilo de vida sedentário não vai fazer com que você perca peso.

Como preparar e tomar o chá de hibisco

O chá de hibisco pode ser encontrado nas versões: natural, em pó (triturado) e em cápsulas. Todas as versões auxiliam no processo de perda de peso, porém há pequenas variações entre elas. Se possível, sempre prefira a versão natural, sem estar triturada.

O preparo ideal do chá é a infusão. Ferva a água, jogue o hibisco e deixe fervendo por cerca de 5 minutos. Desligue o fogo, e abafe o recipiente por mais 5 minutos. Coa e sirva imediatamente. É recomendado que o chá de hibisco não seja requentado, pois isso pode eliminar seus benefícios.

O chá de hibisco não é tão amargo como o chá verde, por exemplo. Seu sabor lembra o sabor de framboesas, porém evite adoça-lo. Caso não seja possível, utilize os adoçantes a base de sacarose ou estévia. Você também pode utilizar o mel para adoçar o chá.

Lembre-se que a hidratação do organismo é parte importante do processo de emagrecimento, portanto, o recomendado é beber no mínimo 2 litros de líquidos por dia. Procure alternar o consumo de água e dos chás.

Considerações finais

Contar com os produtos naturais no processo de perda de peso é importante para manter o organismo equilibrado e a saúde em dia.

O chá de hibisco emagrece e traz inúmeros benefícios ao organismo, porém deve ser aliado à prática de atividades físicas regulares e a um programa de reeducação alimentar para que se obtenham os resultados esperados com rapidez e eficácia.





Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (12 votes, average: 3,75 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *