Complexo B Engorda

Algumas pessoas que usam o complexo B relatam ganhar peso, mas será que complexo b engorda de modo direito?

Um dos mitos mais comuns que circulam por aí é que o complexo b engorda. Antes de passar para frente uma informação sem saber do que realmente se trata, vale a pena conhecer um pouco sobre esse famoso complexo vitamínico.

O que é o Complexo B

O complexo B são 9 vitaminas fundamentais para o metabolismo das células. São elas a vitamina B1 (ou tiamina), B2 (ou riboflavina), B3 (Niacina), B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico), B11 e B12 (Cobalamina).

A deficiência de uma ou mais vitaminas que fazem parte do complexo B podem causar anemia, neuropatias diversas, depressão, alterações hormonais, insônia, irritabilidade, nervosismo e até deficiências genéticas em fetos cujas mães têm falta desse complexo.

Como são vitaminas hidrossolúveis (se dissolvem em água), não se corre o risco de ter uma overdose de complexo B, pois se consumido em excesso, o complexo é eliminado na urina.

Já que não somos capazes de produzir todas essas vitaminas naturalmente, é necessário que tenhamos que fazer uso delas de modo artificial, através da alimentação e, muitas vezes, medicamentos.

Os benefícios que a vitamina complexo b trás ao organismo são vários: além do crescimento de cabelos e unhas, o complexo vitamínico ainda melhora a saúde da pele, previne várias doenças do sistema nervoso e a depressão, entre outros. Um dos benefícios mais importantes, e é justamente por causa desse que há tanta controvérsia se o complexo b engorda ou não, é que o complexo regula o apetite.

Regular o apetite nada mais é que, por exemplo, se o indivíduo se encontra inapetente (sem fome), o complexo b fará com que suas funções metabólicas sejam normalizadas e o apetite normal desse indivíduo volte.

O inverso também é verdadeiro. Caso o indivíduo desenvolva alguma síndrome metabólica que aumente o apetite, o complexo b também será um dos responsáveis por normalizá-lo.

O Complexo B nos alimentos

Onde encontrar:

  • Vitamina B1: carne de porco, presunto, castanha do Pará, fígado, cereais integrais, etc.
  • Vitamina B2: levedura de cerveja, queijo cottage, grãos, vegetais, leite e derivados, etc. (apenas tome cuidado, pois a cerveja engorda também)
  • Vitamina B3: Amendoim, levedura de cerveja, leite e derivados, gema de ovo, carnes vermelhas, etc.
  • Vitamina B5: semente de girassol, cogumelo, salmão cozido, batata, tomate, gérmen de trigo, etc.
  • Vitamina B6: fígado, banana, salmão, avelã, abacate, carne vermelha, etc.
  • Vitamina B7: farelos de trigo e aveia, avelã, amêndoa, amendoim, legumes, carne vermelha, etc.
  • Vitamina B9: vegetais de folhagem escura, nozes, legumes, milho, lentilhas, fígado, etc.
  • Vitamina B12: leite, ovos, fígado, carne vermelha, cereais integrais, etc.

O que determina que a vitamina complexo B engorda? Obviamente a quantidade consumida desses alimentos. Vale lembrar que, seja na reeducação alimentar ou na dieta para ganhos específicos em treinos, todos os alimentos citados acima como fonte de complexo B estarão inseridos no valor calórico diário do indivíduo e, portanto, não acarretarão no aumento de peso.

Vitaminas do Complexo B engorda?

complexo b engorda

A dúvida é freqüente para aqueles que necessitam da ingestão medicamentosa do complexo B. Porém, podem ficar tranqüilos, pois o complexo b não engorda. Pelo menos, não diretamente. Isso porque as vitaminas do complexo b em forma medicamentosa não possuem calorias.

O que acontece, como descrito acima, é a regulação do apetite, porém, ainda assim, é possível fazer ajustes na dieta para que o organismo se mantenha equilibrado e o valor calórico para o objetivo do indivíduo se mantenha.

Outro motivo comum do porquê se acredita que o complexo b engorda, é que há várias fórmulas em que as nove vitaminas do complexo são associadas à outros componentes que estimulam o apetite. Essas fórmulas, entretanto, são indicadas para regimes de engorda, ou seja, casos específicos em que o objetivo é o aumento de peso.

Não se esqueça que como qualquer outra fonte externa de suplementação, o complexo b só deve ser ingerido caso o organismo do indivíduo se encontre deficiente dele. Essa deficiência só é detectável através de exames clínicos, portanto, somente um médico saberá dizer se o indivíduo precisa fazer uso do complexo b ou não.

Vale lembrar que o complexo b engorda, se esse for o seu objetivo, mas também é um forte aliado para quem quer emagrecer com saúde e manter a saúde em perfeito estado. Em uma dieta balanceada, não há necessidade de complementos para o equilíbrio do organismo.

Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(388 votos, média: 4,28 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!

Loading...

  • Rosimery Carvalho

    Esclareceu de forma simples,numa linguagem clara tudo que desejava……obrigada (Y)

    • Que bom que gostou da explicação sobre o complexo b. =]