Conheça 10 alimentos que vão melhorar sua saúde

A alimentação adequada é garantia de uma vida com qualidade. Isto porque, ao consumirmos a nutrição necessária para o próprio bem estar, tanto o sistema de imunidade, respiração, circulação e afins têm o seu funcionamento de modo correto.

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Acompanhe, abaixo, os 10 alimentos que vão melhorar sua saúde de forma efetiva:

  1. Ovo

Trata-se de um dos alimentos mais úteis em receitas, pela sua praticidade, preço acessível e sabor. Dentre as principais nutrições fundamentais ao organismo saudável, estão disponibilizadas no ovo a proteína, o ácido fólico, o ferro, o zinco, o potássio e o manganês. Em oposição a alimentação rica em gorduras saturadas, o alimento em questão traz gorduras totais em média de 5g, sendo que destes, somente 1,5g corresponde a gordura saturada.


  1. Alho

Este é o tempero mais presente em nossas receitas. O alho beneficia o organismo de forma ampla, repleto de nutrição. Trata-se de um alimento rico em elementos vitamínicos do complexo B, A, C e E. Também disponibiliza minerais como o iodo, o cromo e ferro, além de ativos como alicina.

O alho é repleto de elementos potenciais antivirais, antimicrobianos e anticoagulante. Ele age de forma diurética, antifúngica, expectorante, antiespasmódica, imunoestimulante, vasodilatadora e broncodilatadora.

  1. Maçã

É uma fruta suculenta, saudável e que traz uma diversidade de benefícios para o nosso organismo. Contém um teor altíssimo de fibras, auxiliando na regulagem do intestino, com a garantia de um reto com menos estresse. É encontrado na maçã, o antioxidante denominado de quercetina, responsável pelo fortalecimento do sistema de imunidade.

  1. Couve

Trata-se de um dos vegetais verdes mais famosos das refeições, sendo útil em dietas por seu teor baixo de calorias. É rica em elementos minerais e combate de forma excelente as condições digestivas como indigestão e constipação, por ser fonte de fibras.

  1. Cúrcuma

Famoso pelo nome de açafrão, a cúrcuma tem uma nutrição excelente que auxilia o organismo de forma libre e saudável em relação a doenças. Age de forma anti-inflamatória e na redução da gordura do organismo. Ela desintoxica o fígado auxilia a prevenir melanomas, e também se destaca como antibacteriano e antisséptico, sendo útil como um desinfetante em queimaduras e cortes.

  1. Limão

Tanto o suco, quanto o tempero, o limão é excelente para a alimentação. Trata-se de uma fruta fonte de vitamina C, relevante para o aprimoramento do sistema de imunidade.

  1. Lentilha

A lentilha é um grão rico em fibras e proteínas, que auxilia a absorver gorduras presentes no organismo. Age nas tensões pré-menstruais, contendo lignanas, com efeitos semelhantes ao hormônio da mulher, reduzindo os sinais da TPM. Além disso, também contém o cálcio, que se responsabiliza pela produção hormonal importante para o fortalecimento ósseo.

  1. Alecrim

Esta erva é um dos alimentos mais completos. Pode ser ingerido a partir de molhos, sucos, sopas e, ainda, águas aromatizadas. Age de forma anti-inflamatória e antifúngica, sendo também um ótimo cicatrizante e relaxante muscular. É fonte de elementos vitamínicos do complexo B, cálcio e ferro, prevenindo anemias e fortalecimento o desenvolvimento ósseo e muscular.

  1. Canela

Especiaria importantíssima para o organismo, age de forma antioxidante. A canela ajuda a controlar a insulina de pré-diabéticos e diabéticos. Ela consegue impulsionar o exercício cerebral, atuando como um ótimo tônico. Elimina, também as perdas nervosas de tensões.

  1. Quinoa

A quinoa é rica em nutrição essencial para o organismo. É dotada em elementos proteicos; age de forma efetiva na saúde do coração, na prevenção de derrames e infartos. Traz diversos benefícios aos músculos, deixando-os fortes e saudáveis, além de ser rico em ômega 3, trata-se de um ácido-graxo que se responsabiliza pela saúde cardíaca e do cérebro.