Creatina engorda

A creatina é um suplemento muito usado, mas surge a dúvida se ela ajuda a engordar devido ao acumulo de água que ocorre

O setor de suplementos está sempre inovando e trazendo produtos que possam aumentar o desempenho de atletas, promover a definição e hipertrofia muscular e também reduzir gordura corporal. Um dos suplementos mais utilizados no momento por praticantes de atividades físicas é a creatina. Neste artigo, mostraremos o que realmente é esta substância e analisar se a creatina engorda realmente ou não. Se quiser saber mais sobre este assunto, leia também o artigo whey protein engorda.

A creatina engorda realmente?

A creatina é uma substância naturalmente produzida pelo corpo humano, sendo sintetizada pelo fígado, rins e pâncreas. Ela também está presente no músculo esquelético onde é, posteriormente, convertida em fosfato de creatina. Pode-se encontrar a creatina também em alimentos como as carnes bovina e suína, peixes, ovos e leite.

Os suplementos de creatina, por sua vez, podem ser encontrados em muitas versões, como em pó, líquido ou em cápsulas, podendo haver adição de carboidratos, vitaminas e minerais também.

Recomenda-se que a suplementação de creatina seja realizada juntamente com o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico, ou seja, de rápida absorção. Algumas pesquisas demonstraram que a entrada desta substância na célula é facilitada pela glicose.


Uma das grandes dúvidas do público em geral é se a creatina engorda realmente. Veremos, a seguir, alguns dos principais efeitos desta substância no organismo e o motivo pelo qual muitas pessoas acreditam que a creatina engorda.

Vamos conhecer agora o que acontece com o uso deste tipo de suplemento no metabolismo e também analisar se a creatina engorda mesmo ou se isso é apenas um mito!

Melhoria do desempenho durante o treino

creatina engorda

Ter energia suficiente para desenvolver a atividade física é fundamental para todos  os atletas e auxilia nos resultados de definição e hipertrofia muscular, principalmente para atletas de fisiculturismo.

A creatina ajuda muito no fornecimento de energia para o organismo, pois participa diretamente da produção desta energia dentro da célula. Ao realizar uma atividade física intensa, seu corpo utilizará o ATP do músculo para manter todo o esforço.

No entanto, este ATP é suficiente para apenas alguns segundos e seus estoques são reduzidos rapidamente. A célula, para continuar produzindo a energia necessária para sua atividade física, buscará, então, o fosfato de creatina que tem a função de aumentar os níveis de ATP no nível celular.

Logo, o suplemento creatina tem o potencial de desenvolver a força física, de aumentar a disposição e energia durante o treino, melhorando, consideravelmente, o desempenho do atleta.

Desenvolvimento da massa muscular

creatina engorda apenas massa magra

Existem muitos estudos relacionando a creatina ao desenvolvimento muscular e ao ganho de peso, sendo este um dos grandes motivos pelos quais algumas pessoas ficam na dúvida se a creatina engorda de fato.

A creatina tem efeitos significativos no crescimento das células dos músculos devido ao aumento da síntese proteica, facilitando a definição e a hipertrofia muscular, quando associada à atividade física intensa e também à alimentação nutricional adequada.

A opção do uso de suplementos é mais viável em diversos casos, principalmente para o caso de atletas com intenso esforço físico, como é o caso dos atletas de fisiculturismo.

Os atletas que praticam atividades físicas de resistência, como maratonas, futebol, ciclismo, entre muitos outros esportes, também fazem uso da suplementação de creatina para promover maior intensidade do esforço físico e, como consequência, maior resistência.

Aumento do peso corporal

Algumas pesquisas mostraram que a utilização do suplemento de creatina aumenta o peso corporal, em função do aumento da retenção de líquido dentro das células do músculo.

Isto ocorre por causa da produção de creatina intramuscular que, posteriormente, é convertida em creatinina, sendo excretada pelos rins logo em seguida. Este, provavelmente, é o maior motivo para se achar que a creatina engorda.

Outra questão que também gera dúvidas é se a creatina provoca insuficiência renal, já que com o aumento da retenção de água celular haverá também maior produção de creatinina e ocorrerá um processo mais intenso de liberação desta substância pelos rins.

No entanto, não existe comprovação científica de que isto de fato aconteça. Para manter os níveis de segurança do uso da creatina, a legislação recomenda uma dose máxima diária de 3 g desta substância, mas tem gente que opta por fazer o uso de 5 g por dia. Usar mais do que isso também é desperdiçar dinheiro, já que o corpo não absorverá e será eliminado através da urina.

Conclusão

Existem dúvidas se a creatina engorda realmente ou não, mas não há comprovação científica de que isto de fato aconteça. Como vimos, existem diversos motivos do por que as pessoas acreditam nisso, mas nada tem um relacionamento direto com o ganho de gordura corporal, mas sim de massa magra e retenção de líquido, sendo que estes, na balança, realmente irá aumentar o peso.

Você utiliza creatina? No seu caso, você acredita que a creatina engorda? Qual foi sua experiência com esse suplemento? Deixe seu comentário abaixo.

 





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1 pensamento em “Creatina engorda”

  1. Sim estou usando creatina +carbs da marca furions mas começo tomar só após treino q vou a academia 3vzs na semana ,mas li q mesmo não treinando tenho q tomar então faço isso sempre no mesmo horário de qd acabo de sair da academia. Mas percebi q engordei pois pesava 53a54 e estou com 61mas observei q foi nas coxas e bumbum e um pouquinho de barriga. Mas observei q qd tomo parece q minhas pernas incham e coxas tbm ,e meu pé. Meu rosto fica um pouquinho inchado tbm .sera q estou retendo liquido? Por favor alguem q sentiu o mesmo sintomas ou tem algo a me informar fico muito grata obrigado e bom dia meu gmail é????

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