Cuscuz engorda?

O cuscuz tem ótimos benefícios a saúde, mas se preparado de modo errado ele pode ser o vilão no ganho de peso

Existem muitos alimentos que devem ser evitados por pessoas que estão passando por algum processo de emagrecimento. Estes alimentos, normalmente, contêm muitas calorias e excesso de gorduras saturadas e açúcares. Neste artigo, estaremos analisando se o cuscuz engorda e se ele deve ou não ser evitado por quem deseja emagrecer.

O cuscuz engorda realmente?

Você provavelmente já conheceu pessoas que comem bastante e não engordam. Também já deve ter conhecido pessoas que decidem sair um pouco da dieta e acabam ganhando vários quilos de gordura em pouco tempo. O que diferencia estas duas pessoas? A resposta é: o metabolismo.

O metabolismo é para o nosso corpo, o que o motor é para o carro. Alguns carros são mais econômicos do que outros, ou seja, necessitam de menos combustível para percorrer a mesma distância. Outros, em compensação, gastam bastante combustível. Isto acontece devido à exigência de energia que o motor daquele determinado carro tem.

Pensando nesta questão, podemos entender o que acontece com nosso organismo. O metabolismo de algumas pessoas é mais ativo do que de outras. Logo, elas precisam de mais combustível, ou seja, comer mais alimentos para manter seu corpo funcionando. Se duas pessoas comerem os mesmos alimentos e nas mesmas quantidades durante um dia, elas terão resultados diferentes.


Isto significa que não basta saber se um alimento é mais calórico do que outro. O importante é sabermos quantas calorias nosso metabolismo precisa diariamente. Portanto, o cuscuz engorda e faz você ganhar peso somente se ele fizer parte de uma alimentação com excesso de calorias diárias, ou seja, estiver ingerindo mais alimentos do que o necessário.

O que é o cuscuz?

cuscuz engorda

O cuscuz é um alimento que faz parte da culinária brasileira, mas é de origem árabe, sendo preparado à base de cereais, principalmente de trigo. Ele faz parte da cultura de muitos países como o Marrocos, a Argélia, a Líbia, a Tunísia, em Cabo Verde e também sendo consumido em outros países da América Latina.

No Brasil, este prato foi trazido pelos portugueses e foi adaptado à nossa cultura. O cuscuz pode ser feito com diversas receitas diferentes, usando-se, por exemplo, a farinha de milho, a farinha de arroz ou a farinha de mandioca.

No sudeste do país, a receita tradicional normalmente é salgada, levemente umedecida, e foi incrementada com outros ingredientes como vegetais, leite, ovo, manteiga e até mesmo com a adição de carne seca, do camarão e do peixe. Na região norte, o cuscuz também é consumido em sua versão doce, com o acréscimo de leite de coco e de açúcar na receita, podendo ser servido com a manteiga, aveia ou até mesmo com mel.

Logo, a maneira como a receita é preparada irá definir se o cuscuz engorda de fato ou não, já que ele pode ser feito com ingredientes menos calóricos e com menos gordura saturada, ou pode ser preparado com muitos ingredientes ricos em gorduras e açúcares.

cuscuz doce engorda
Cuscuz doce engorda, portanto muito cuidado!

O cuscuz pode ser acrescentado a qualquer refeição do dia, na sua versão doce dentro do café da manhã ou até mesmo no café da tarde, e na sua versão salgada pode ser acrescentado no almoço, no jantar ou como um pequeno lanche ao longo do dia.

Vamos apresentar, a seguir, alguma dicas para você fazer receitas mais leves deste prato bem brasileiro e ver que o cuscuz engorda somente em alguns casos.

Informações Nutricionais

Em 100 gramas de cuscuz você encontra o seguinte:

  • 112 calorias
  • 0,2 gramas de gordura total
  • 23 gramas de carboidratos
  • 1,4 gramas de fibra alimentar
  • 3,8 gramas de proteína

Cuscuz tem bastante proteína

Por ter bastante proteínas, o cuscuz é muito indicado para uma alimentação que precisa ter bastante proteínas.  Por exemplo, uma xicará de cuscuz cozido te proporciona 12% do que você necessita por dia de proteína. E o melhor é que uma proteína vegetal magra, melhor do que a proteína animal.

Como você já deve saber, a proteína ajuda na formação e recuperação dos músculos e órgãos do corpo. E o cuscuz te ajuda nisso por ter uma proteína magra, prevenindo assim que você consuma proteína animal que geralmente vem acompanhado de gordura. Justamente por esse motivo que falar que cuscuz engorda acaba não sendo verdade, pois a forma como o corpo processa o alimento já prova que ele ajuda no inverso.

Fibras

Se você está em busca de um corpo perfeito e de melhorar sua saúde, deve saber o real significado das fibras no corpo. Embora as fibras não sejam digeridas pelo corpo humano, elas ainda assim tem um papel vital no nosso organismo e flora intestinal. Ingerir uma quantidade de fibra ajuda o seu corpo funcionar melhor. E o cuscuz pode ajudar nisso. Ele possui 2 gramas de fbra alimentar, que ao serem ingeridas, absorvem água e incham, dando a sensação de cheio e consequentemente, você sente menos fome. Justamente por esse motivo que diz que fibras ajudam a emagrecer, pois ela diminui a sensação de fome.

Vitaminas Essenciais

O cuscuz é uma rica fonte de vitaminas. Por ser um alimento integral, ele fornece mais fibras, vitaminas e minerais ao corpo do que os alimentos processados. Ele é rico em Vitamina B, ácido pantotênico e ácido flólico, B6, riboflavina, niacina e tiamina. Essas vitaminas em geral ajudam o cérebro, coração, sistema nervoso, sistema imune, a sempre funcionarem corretamente.

Escolha uma farinha mais saudável

Existem diversos tipos de farinha contendo menores teores de gorduras e açúcares que podem ser utilizadas na receita de cuscuz. O cuscuz é saudável dependendo a farinha que se usa para faze-lo. A quinoa, por exemplo, é um alimento rico em fibras, em proteínas, contém ferro, magnésio e também contém alto teor de ômega 3, sendo considerado um alimento funcional. Use-a no lugar das farinhas tradicionais de trigo, de milho ou de mandioca. Comer o cuscuz com aveia também traz muitos benefícios a saúde, pelos nutrientes que ela possui.

Coloque legumes e queijo light

Se quiser incrementar sua receita, opte por adicionar mais legumes como a cebola, o tomate, a ervilha, que irão deixar sua receita mais gostosa e também mais nutritiva. Você também pode acrescentar um queijo light como a ricota para complementar a massa e deixar o cuscuz mais saboroso.

Conclusão

O valor calórico do cuscuz é definido pelo seu modo de preparo. Muitas pessoas têm dúvidas se o cuscuz engorda, mas se este for feito com ingredientes mais leves e com menores teores de gordura e açúcar, pode ser acrescentado em qualquer refeição, sem prejudicar a redução de peso saudável.





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