Como definir abdômen

Definir os músculos do abdômen mais rápidos vai muito além do que fazer diversos exercícios abdominais

Sem dúvida alguma, o famoso tanquinho é o mais cobiçado entre os frequentadores de academia. Definir abdômen é o objetivo principal de homens e mulheres que praticam a musculação e seguem uma dieta de reeducação alimentar.

Muitos fatores influenciam o objetivo de definir abdômen: predisposição genética, idade, sexo (há diferenças importantes sobre a circulação hormonal entre homens e mulheres que atuam sobre os depósitos de gordura localizada) e tipo físico. Nas mulheres, deve-se considerar também quantas gestações ela teve e qual a condição de sua musculatura abdominal antes e depois dos partos.

Os músculos abdominais

Basicamente a musculatura abdominal é dividida em três grupos: o músculo reto abdominal (aqueles seis gominhos que sempre aparecem primeiro quando se inicia a definir abdômen) que fica localizado na parte superior, os músculos oblíquos localizados nas laterais e o músculo infra-abdominal, localizado abaixo do umbigo.

Nas pessoas que estão fora de forma e com excesso de peso, há uma capa de gordura em frente à musculatura abdominal e é necessário, em primeiro lugar, perder essa gordura localizada para que se possa trabalhar especificamente em definir o abdômen.

Como se sabe, a gordura localizada, principalmente no abdômen das mulheres por causa da ação hormonal, é a mais difícil de ser eliminada e esse processo começa na cozinha! É através da reeducação alimentar que a gordura localizada será, aos poucos, eliminada. Depois que a reeducação alimentar estiver estabelecida, os exercícios aeróbios é que são os responsáveis por queimar a gordura localizada.

definir abdomen

Os exercícios abdominais, como todo exercício de musculação, tonificam e definem os cobiçados gominhos, porém, eles só vão aparecer quando a gordura que estiver à frente deles for eliminada.

Portanto, para definir abdômen é preciso uma boa dose de paciência e determinação.

7 dicas para definir abdômen em menos tempo

É fundamental ter o acompanhamento de um médico ou de um nutricionista que prescreva uma dieta para definir abdômen. Existem, porém, algumas generalidades que devem ser seguidas por todos:

  1. Respeite seu tipo físico: há três tipos físicos: os ectomorfos, que são aquelas pessoas magras, pequenas, que têm dificuldade em ganhar peso e massa muscular; os mesomorfos, que têm o porte atlético e, ao seguirem uma rotina de treinos, conseguem rapidamente a definição muscular, e os endomorfos: que são aquelas pessoas que têm o metabolismo mais lento e uma predisposição a acumular mais gordura que os outros dois tipos. Por isso, têm maior dificuldade para perderem peso.
  2. Respeite sua idade: se você tem, por exemplo, 45 anos e malha desde os 18, sua musculatura está mais do que acostumada com a rotina de malhação e está tonificada o suficiente. Se você tem 45 anos e começou a malhar há apenas alguns meses, entenda que a musculatura, assim como a pele, os cabelos, etc, perde a elasticidade e o viço conforme o tempo vai passando.É possível recuperar? CLARO! Mas é preciso compreender que talvez você leve um pouco mais de tempo para alcançar seu objetivo.
  3. Comer de três em três horas: o jejum prolongado é o inimigo número um do tanquinho. Quando se passa muito tempo sem comer, o cérebro entende que o corpo está passando fome e, como sobreviver é a função principal do organismo, ele sinaliza através da liberação de hormônios na corrente sanguínea que é preciso estocar gordura.Os principais depósitos de gordura localizada são a barriga e os quadris. Comer de três em três hora mantém o metabolismo ativo e evita o estoque de gordura.
  4. Beber 2 litros de água por dia: a água lava o organismo. Com isso, a eliminação das toxinas que causam a má digestão e o inchaço abdominal diminui.
  5. Diminua o stress: falar é fácil. A vida das pessoas está cada vez mais corrida e cheia de entraves, mas é necessário, na medida do possível, tomar atitudes simples que possam diminuir o stress. O stress estimula a liberação de cortisol na corrente sanguínea que altera o funcionamento do organismo.Tente dormir, pelo menos, 7 horas seguidas, caminhe, medite, ria, leia, enfim, faça o que quer que funcione para diminuir sua carga diária de stress.
  6. Declare guerra ao açúcar e à gordura: diminua o açúcar e as gorduras até eliminá-las de vez. Se você não consegue tomar um chá ou um café totalmente sem açúcar, tente substituí-lo por adoçantes à base de sucralose ou stevia. Mesmo assim, vá com calma! Apenas algumas gotinhas são o suficiente.O café engorda se for consumido com açúcar, mesmo que for açúcar orgânico, portanto, muito cuidado mesmo!
  7. Lógico, e não menos importante, faça abdominais: fazer abdominais é o que irá acelerar o processo de conseguir definir seu abdômen em tempo record. Por isso, tenha um treino de abdominal diário ou a cada 2 dias. Se pretende fazer todo dia, diversifique as musculaturas do abdômen, para não fazer sobrecarga de exercício no mesmo músculo.

O tanquinho está ao alcance de todos! Respeitando seu corpo e seus limites, entendendo o funcionamento básico do organismo é possível definir o abdômen e atingir seus objetivos de treino.









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