Dieta para Desintoxicar

Entenda por que o corpo fica intoxicado e por que é importante seguir uma dieta afim de desintoxicar o organismo

Certamente você já ouviu falar em dieta para desintoxicar, mas você sabe o que significa desintoxicar o organismo?

Vamos conhecer um pouco mais sobre a função da dieta para desintoxicar e conhecer os melhores alimentos que ajudam a limpar o organismo.

Por que o organismo fica intoxicado?

A ingestão de alimentos de má qualidade que apresentam quantidades exorbitantes de gordura, sódio, corantes, entre outros e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas sobrecarregam o organismo, dificultando a digestão. Os alimentos industrializados são um bom exemplo de alimentos tóxicos.

Os sintomas de um organismo que se encontra intoxicado são o cansaço, a má digestão (asia e queimações frequentes), mau funcionamento do intestino (a pessoa fica dias sem ir ao banheiro), alergias, inchaços, má concentração, entre outros.

A desintoxicação do organismo acontece diariamente através da respiração, do suor, da urina e das fezes. Entretanto, se uma pessoa tem maus hábitos alimentares e é sedentária, a desintoxicação não é suficiente.

Os órgãos que se intoxicam são o fígado e o intestino, que, grosso modo, funcionam como um filtro que separa as impurezas para serem excretadas.

Qual o objetivo da dieta para desintoxicar

Como o nome sugere a dieta para desintoxicar potencializa a “limpeza” natural do organismo. O propósito de seguir uma dieta para desintoxicar é evitar o contato com as toxinas para que o fígado e o intestino possam ser depurados e consigam realizar suas funções corretamente.

A alimentação equilibrada revitaliza a mente e o corpo, devolve a saúde ao organismo fraco e, essa, pode ser notada através da energia renovada, pele rejuvenescida e cabelos com aspecto melhor, além da diminuição e até desaparecimento total dos sintomas de um organismo intoxicado.

10 alimentos que não podem faltar na dieta para desintoxicar

Em geral, o simples fato de incluir mais frutas e verduras na sua dieta e beber cerca de 2 litros de água por dia já ajudam muito na desintoxicação do organismo. Entretanto, há alimentos que não podem faltar em uma dieta para desintoxicar. São eles:

  1. Abacaxi – conhecido pelo seu poder diurético, pode ser ingerido em sua forma natural ou como parte de um delicioso e nutritivo suco verde.
  2. Aveia – fornece energia, aumenta a saciedade, diminui o índice glicêmico das frutas (já experimentou jogar aveia sobre a salada de frutas?), melhora o aspecto da celulite.
  3. Maçã – a maçã sai limpando o organismo como se fosse uma esponja, absorvendo tudo que não faz bem. Tem papel importante na diminuição do inchaço.
  4. Gengibre – o gengibre é um anti-inflamatório natural, tem papel fundamental na digestão dos alimentos e é um termogênico, que acelera o metabolismo.
  5. Frutas cítricas – laranja, limão e a lima-da-pérsia são fontes importantes de vitamina C, a qual tem um alto poder antioxidante.
    dieta para desintoxicar
  6. Hortelã –fonte das principais vitaminas: A, B e C. Atua no auxílio da digestão
  7. Azeite de oliva extravirgem – em relação ao azeite normal, o extra virgem tem uma taxa de acidez inferior a 1%. É anti-inflamatório e antioxidante, porém cuidado. Seu consumo máximo é de 2 colheres de sopa diários.
  8. Melancia – como possui muita água em sua composição (cerca de 95%), a melancia tem um alto poder diurético, eliminando toxinas e diminuindo inchaços.
  9. Pepino – diurético natural e anti-inflamatório. É rico em vitaminas A e C e sais minerais.
  10. Peixes de água fria (atum, sardinha e salmão) – fontes ricas de ômega 3 ajuda a nutrir o organismo.

Além desses alimentos, o que não pode faltar em sua dieta para desintoxicar, é o consumo de pelo menos 2 litros de água diários. A água, literalmente, lava o organismo.

A prevenção ainda é o melhor remédio

Você não precisa abrir mão da cerveja  (apenas lembre que cerveja engorda em excesso) e os petiscos com os amigos. A palavra chave aqui é a moderação. Em dias normais em que você não vai sair de sua rotina, é importante manter hábitos alimentares saudáveis, evitando o contato com as toxinas. Veja algumas dicas:

  • Prefira os alimentos naturais ou orgânicos.
  • Procure consumir as frutas e verduras da época.
  • Evite guardar as sobras dos alimentos em potes plásticos e, se guardar, ao aquecê-los, use pratos.
  • Evite alimentos que são muito coloridos. As cores são adicionadas artificialmente.
  • Evite, também, o contato dos alimentos com o alumínio de panelas e formas.

Mesmo seguindo essas orientações, a dieta para desintoxicar não tem contraindicações e você poderá fazê-la sempre que achar que exagerou em alimentos pesados nos dias que se passaram.









Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(2 votos, média: 3,50 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...