Dieta para Desintoxicar

Entenda por que o corpo fica intoxicado e por que é importante seguir uma dieta afim de desintoxicar o organismo

Certamente você já ouviu falar em dieta para desintoxicar, mas você sabe o que significa desintoxicar o organismo?

Vamos conhecer um pouco mais sobre a função da dieta para desintoxicar e conhecer os melhores alimentos que ajudam a limpar o organismo.

Por que o organismo fica intoxicado?

A ingestão de alimentos de má qualidade que apresentam quantidades exorbitantes de gordura, sódio, corantes, entre outros e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas sobrecarregam o organismo, dificultando a digestão. Os alimentos industrializados são um bom exemplo de alimentos tóxicos.

Os sintomas de um organismo que se encontra intoxicado são o cansaço, a má digestão (asia e queimações frequentes), mau funcionamento do intestino (a pessoa fica dias sem ir ao banheiro), alergias, inchaços, má concentração, entre outros.


A desintoxicação do organismo acontece diariamente através da respiração, do suor, da urina e das fezes. Entretanto, se uma pessoa tem maus hábitos alimentares e é sedentária, a desintoxicação não é suficiente.

Os órgãos que se intoxicam são o fígado e o intestino, que, grosso modo, funcionam como um filtro que separa as impurezas para serem excretadas.

Qual o objetivo da dieta para desintoxicar

Como o nome sugere a dieta para desintoxicar potencializa a “limpeza” natural do organismo. O propósito de seguir uma dieta para desintoxicar é evitar o contato com as toxinas para que o fígado e o intestino possam ser depurados e consigam realizar suas funções corretamente.

A alimentação equilibrada revitaliza a mente e o corpo, devolve a saúde ao organismo fraco e, essa, pode ser notada através da energia renovada, pele rejuvenescida e cabelos com aspecto melhor, além da diminuição e até desaparecimento total dos sintomas de um organismo intoxicado.

10 alimentos que não podem faltar na dieta para desintoxicar

Em geral, o simples fato de incluir mais frutas e verduras na sua dieta e beber cerca de 2 litros de água por dia já ajudam muito na desintoxicação do organismo. Entretanto, há alimentos que não podem faltar em uma dieta para desintoxicar. São eles:

  1. Abacaxi – conhecido pelo seu poder diurético, pode ser ingerido em sua forma natural ou como parte de um delicioso e nutritivo suco verde.
  2. Aveia – fornece energia, aumenta a saciedade, diminui o índice glicêmico das frutas (já experimentou jogar aveia sobre a salada de frutas?), melhora o aspecto da celulite.
  3. Maçã – a maçã sai limpando o organismo como se fosse uma esponja, absorvendo tudo que não faz bem. Tem papel importante na diminuição do inchaço.
  4. Gengibre – o gengibre é um anti-inflamatório natural, tem papel fundamental na digestão dos alimentos e é um termogênico, que acelera o metabolismo.
  5. Frutas cítricas – laranja, limão e a lima-da-pérsia são fontes importantes de vitamina C, a qual tem um alto poder antioxidante.
    dieta para desintoxicar
  6. Hortelã –fonte das principais vitaminas: A, B e C. Atua no auxílio da digestão
  7. Azeite de oliva extravirgem – em relação ao azeite normal, o extra virgem tem uma taxa de acidez inferior a 1%. É anti-inflamatório e antioxidante, porém cuidado. Seu consumo máximo é de 2 colheres de sopa diários.
  8. Melancia – como possui muita água em sua composição (cerca de 95%), a melancia tem um alto poder diurético, eliminando toxinas e diminuindo inchaços.
  9. Pepino – diurético natural e anti-inflamatório. É rico em vitaminas A e C e sais minerais.
  10. Peixes de água fria (atum, sardinha e salmão) – fontes ricas de ômega 3 ajuda a nutrir o organismo.

Além desses alimentos, o que não pode faltar em sua dieta para desintoxicar, é o consumo de pelo menos 2 litros de água diários. A água, literalmente, lava o organismo.

A prevenção ainda é o melhor remédio

Você não precisa abrir mão da cerveja  (apenas lembre que cerveja engorda em excesso) e os petiscos com os amigos. A palavra chave aqui é a moderação. Em dias normais em que você não vai sair de sua rotina, é importante manter hábitos alimentares saudáveis, evitando o contato com as toxinas. Veja algumas dicas:

  • Prefira os alimentos naturais ou orgânicos.
  • Procure consumir as frutas e verduras da época.
  • Evite guardar as sobras dos alimentos em potes plásticos e, se guardar, ao aquecê-los, use pratos.
  • Evite alimentos que são muito coloridos. As cores são adicionadas artificialmente.
  • Evite, também, o contato dos alimentos com o alumínio de panelas e formas.

Mesmo seguindo essas orientações, a dieta para desintoxicar não tem contraindicações e você poderá fazê-la sempre que achar que exagerou em alimentos pesados nos dias que se passaram.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (5 votes, average: 3,40 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *