Conheça a Dieta Para Engordar em 7 Dias – Consiga o Seu Peso Ideal

A busca por uma alimentação saudável que resulte em algo desejado é muito procurado por todos. Normalmente, seguimos uma dieta para engordar ou para emagrecer, variando conforme o que nosso corpo e/ou saúde precisa.

O aumento de peso é necessário para muitas pessoas, seja para alcançar um ‘corpo perfeito’, seja para evitar que ocorra alguma patologia ou problema futuro. Felizmente, existem diversos tipos de dietas eficientes, que devem ser seguidas diante da orientação de um especialista.


Com isso, hoje, nesse artigo, estaremos abordando informações bem interessantes e importantes sobre dietas para o aumento de massa, detalhando o que comer, quando comer, dicas e precauções importantes.

Dieta para engordar rápido

Seguir uma dieta para engordar é muito complexo, pois, normalmente, o organismo de quem necessita ganhar peso possui processos e dificuldades impares, que normalmente dificultam, e muito, esse ganho rápido.

Diante disso, estaremos dando algumas dicas e alimentos necessários para colocar na sua alimentação do dia a dia que irão trazer muitos benefícios para sua dieta.

Vale ressaltar que, as dicas a seguir devem ser confirmadas com um especialista. Por isso, só é indicado iniciar uma dieta para engordar após fazer a orientação com um nutricionista.

Respeite a dieta

Certo que, diante de uma dieta para engordar é necessário comer bastante, porém nunca é recomendado exceder na comida e nem comer qualquer tipo de alimento, pois existem os específicos para aumentar o peso. Por isso, sempre respeite as sugestões e dicas de uma dieta.

Mude o quanto e quando você se alimenta

Normalmente, quem precisa engordar se alimenta de forma errada. Diante disso, essas pessoas necessitam se comer mais e mais vezes por dia, focando sempre nas calorias, como será melhor detalhado a frente. O ideal é se alimentar ‘bem’ de quatro a seis vezes por dia, em intervalos de três em três horas.

Com esse intervalo citado acima, a pessoa deve comer sempre nos horários demarcados, mesmo que não esteja com fome. Normalmente, se dividindo em café e lanche da da manhã, almoço e lanche da tarde e janta.

Lembre-se, a pessoa que deseja efetividade na dieta para engordar, não deve, nunca, pular uma refeição ou desrespeitar os horários.

alimentos e bebidas da Dieta Para Engordar

Calorias, calorias e mais calorias

Depois de aumentar a quantidade de vezes e de alimentos que você come no dia, é necessário acrescentar calorias em suas refeições.

A dieta para engordar deve ser hipercalórica no caso, comendo o maior número de calorias possível. Porém, ai que nasce o problema, pois é necessário ter muito cuidado ao consumi-las, pois pode causar alguns problemas na saúde. Nesse caso, respeite sempre a orientação do especialista diante da sua dieta.

Nunca come desnecessariamente calorias.

As principais comidas calóricas para acrescentar em sua dieta são: legumes, omelete, carnes, presunto, queijo, suco de frutas, pães integrais, macarrão, frango, batatas, entre outros.

Além das calorias, pense nas proteínas

Além das calorias, refeições com grande número de proteínas são bastante recomendadas dentro da dieta para engordar. O principal foco delas é fazer uma boa recuperação muscular diante das atividades físicas, que serão abordadas mais adiante no artigo.

Os alimentos essenciais contendo proteínas são: iogurtes, frango, peixe, ovo, pão integral, torradas, carnes em geral, e muitos outros.

Os alimentos mais importantes de estarem presentes na dieta para engordar

Por fim, uma pequena lista dos alimentos essenciais que devem estar presente em toda a qualquer dieta de faz o ganho de peso rápido e efetivo.

mulher comendo um prato de tomate

  • Áçai
  • Ovo
  • Carne vermelha
  • Frango
  • Feijão
  • Pão integral e/ou francês
  • Arroz, de preferência integral
  • Leite integral
  • Nozes e cereais
  • Frutas em geral, fazendo sucos e vitaminas com elas
  • Queijo, presunto e peito de peru
  • Alguns tipos de óleos, como de linhaça, coco, oliva, e outros.
  • Massa
  • Batata doce
  • Soja
  • Salmão
  • Iogurte
  • Vegetais em geral
  • Cerveja, porém de forma bastante moderada e controlada

Dieta para ganhar massa muscular

Muitas pessoas buscam uma dieta para engordar e, assim, transformar esse ganho em massa muscular. Claramente, é necessário seguir uma dieta um pouco diferente e específica para o aumento da massa muscular. Com isso, abaixo estaremos dando algumas sugestões e dicas para você, caro leitor, seguir.

Novamente, vale ressaltar que, as dicas a seguir devem ser confirmadas com um especialista. Por isso, só é indicado iniciar uma dieta para ganhar massa muscular após fazer a orientação com um nutricionista.

Carboidratos, gorduras boas e proteínas

Claro, já era óbvio, principalmente depois das dicas dadas no tópico “Dieta para engordar rápido”, porém na dieta para ganhar massa muscular, uma alimentação rica em carboidratos, gorduras boas e proteínas é mais do que essencial.

O principal fator disso é, essa dieta é importante para a pessoa transformar a gordura adquirida em músculos, porém essa gordura não pode ficar a frente dos músculos, correto?

Enfim, carboidratos, gorduras boas e proteínas são essenciais no cardápio de quem está em dieta para ganhar massa muscular rapidamente.

De três em três horas

Novamente, a regrinha de se alimentar bem de três em três horas é totalmente recomendada dentro dessa dieta. Porém, em alguns casos, é recomendado, até mesmo, comer de duas em duas horas, por conta do consumo calórico necessário.

Gaste menos calorias do que você consome

As pessoas que buscam o aumento da massa muscular, necessariamente, precisam ter um ciclo de atividades físicas. Porém, diante desses exercícios, elas queimam as calorias consumidas. Assim, para um efetivo ganho de massa muscular, é recomendado a pessoa consumir, aproximadamente, 500 calorias a mais do que ela gasta.

Evite os  alimentos processados

Fast food, bolachas doces, salgadinhos, refrigerantes e outros diversos alimentos processados devem ser totalmente evitados durante a dieta para ganho de massa muscular. Além dessas comidas não trazerem grandes benefícios ao organismo, elas só irão causar o aumento desnecessário da gordura.

Foque sempre em alimentos naturais e integrais.

Evite carboidratos simples

Alimentos como arroz branco, que deve ser substituído, sempre que possível, pelo arroz integral, não é muito recomendado dentro da dieta para ganho de massa muscular. Isso deve pelo fato de, eles fazem o organismo reter gordura muito rapidamente, causando um efeito não desejado.

Os alimentos mais importantes de estarem presentes na dieta para ganhar massa muscular

Como feito na dieta para engordar, estaremos listando os alimentos mais importantes e essenciais para estaremos nos pratos durante as principais refeições de quem pretende ganhar massa muscular.

mulher comendo uma Dieta Para Engordar

  • Clara de ovos
  • Tofu
  • Frango
  • Carne de porco
  • Batata doce
  • Banana
  • Aveia
  • Frutas, legumes e vegetais no geral (sendo, somente, 2 frutas por dia)
  • Iogurte
  • Pão integral
  • Carnes
  • Leite desnatado
  • Queijo e presunto
  • Molho shoyu
  • Mel
  • Atum e sardinha
  • Óleo de linhaça
  • Azeite de oliva
  • Amêndoas
  • Castanha do Pará e de Caju
  • Sementes de girassol

Hidratar-se sempre

A ingestão de muita proteína, que é algo muito recomendado na dieta para engordar, como vimos nos tópicos anteriores, causa muita sede na pessoa. Por isso, é mais do que essencial a pessoa se manter hidratado, bebendo água, ou, dependendo do caso, algum suco natural, durante as refeições e as atividades físicas.

Fazer exercícios físicos

Além da boa dieta, para, principalmente, ganhar massa muscular de forma eficaz, é necessário a pessoa fazer atividades físicas ativamente.

Os exercícios mais recomendados é a musculação, principalmente levantamento de peso.

Claro, é sempre recomendado buscar dicas com professores e orientadores da própria academia que você está praticando.

Dicas saudáveis para engordar

Além das dicas já abordadas durante os tópicos desse artigo, estaremos listando algumas a mais, para sua dieta para engordar funcionar de maneira totalmente efetiva.

  • Sempre pratique exercícios
  • Evite praticar muitos exercícios aeróbicos
  • Não coma entre os intervalos de três em três horas. Sempre os respeite
  • De sempre preferência para alimentos saudáveis
  • Descanse  e durma bem e bastante
  • Não fume e/ou beba bebidas alcoólicas em excesso
  • Foque sempre em alimentos hipercalórico e sucos de frutas

Precauções

As principais precauções que devem ser seguidas durante a dieta para engordar são:

  • Tente, o máximo, ficar longe de alimentos processados
  • Evite comer muito antes de dormir, principalmente de noite
  • Respeite os horários e intervalos das refeições
  • Foque somente nas gorduras se elas foram boas
  • Não deixe de praticar exercícios
  • Vá ao nutricionista e respeite, sempre, as orientações dele sobre a dieta que você deve seguir
  • Não coma rápido. Mastigue bem os alimentos

um plano de Dieta Para Engordar

Pergunta dos leitores

Existe alguma dieta que engorda em até 7 dias?

A dieta efetiva e rápida, com resposta em 7 dias, para seu organismo somente uma nutricionista pode recomendar, porém existem alguns alimentos que, normalmente, são indicados para quem quer esse resultado tão rápido.

Comece com um café da manhã bem reforçada, focando em alimentos como iogurte integral batido com alguma fruta ou mistura com granola, pão integral, leite misturado com achocolatado, suco de laranja, banana, e outros.

Para o lanche da manhã, um suco natural e duas fatias de pães integrais.

Chegando no almoço, dar preferência para carnes, saladas e algum doce, como quindim, goiabada ou tortinha de limão ou morango.

Café da tarde, novamente algum doce, podendo ser um milk shake, vitamina batida ou algo parecido. Açaí com granola também é uma ótima dica para comer durante a tarde.

Chegando a noite, durante a janta massas e frango como opção principal de mistura é uma ótima dica. Além disso, batata, purê de mandioquinha ou batata, salada e algum doce também estão entre as dicas.

Por fim, na ceia, antes de dormir, algum pão doce, copo de leite ou fruta são opções bem interessantes e recomendadas.

Qual suplemento ou vitamina posso usar para engordar?

Os principais e mais efetivos suplementos para acrescentar na dieta para engordar são: Whey Protein, BCAA, Creatina e Maltodextrina.

Já a vitamina mais recomendada para engordar é a de banana, principalmente misturá-la com leite e aveia ou granola. Além disso, frutas como mamão, maça e morangos também são bem recomendadas. Além disso, ainda é possível encontrar ótimas receitas que misturam os suplementos junto às frutas para fazer ótimas e efetivas vitaminas.