Dieta para perder gordura

Aprenda como montar sua dieta com o objetivo de perder gordura mas sempre visando manter a saúde intacta

É muito comum encontrarmos pessoas que precisam reduzir peso, mas, principalmente, reduzir a quantidade de gordura corporal. Para conquistar resultados bons, é importante sempre praticar uma atividade física regular e também fazer uma dieta para perder gordura de maneira adequada.

Veremos, neste artigo, como é possível montar corretamente uma dieta para emagrecer e ter excelentes resultados em menos tempo.

Como conseguimos perder gordura?

Quando ganhamos peso, dependendo do tipo de alimentação que está sendo feita e se esta pessoa é praticante de atividades físicas ou não, haverá um aumento de peso em massa muscular e, na maioria das vezes, em gordura corporal também.

Tanto para quem precisa emagrecer quanto para quem busca ter mais definição muscular, é importante reduzir a quantidade de gordura corporal. A questão é que nem sempre só praticar exercícios irá resolver, o que significa que fazer uma dieta para perder gordura é fundamental neste processo.


Para reduzir os estoques de gorduras é necessário reduzir a quantidade de calorias da alimentação de tal maneira que o total consumido diariamente seja menor do que o total gasto pelo metabolismo. Desta forma, o corpo precisará desta energia que está faltando e irá oxidar as gorduras estocadas, transformando-as em fonte alternativa de energia.

É possível também, além de reduzir as calorias da alimentação, tentar aumentar o gasto calórico diário, acrescentando-se atividades aeróbicas que possam estimular ainda mais o metabolismo, deixando-o mais ativo.

Recomenda-se uma redução entre 300 Kcal e 800 Kcal diárias dependendo do caso, podendo ser até mais se a pessoa estiver com excesso de peso ou até mesmo com obesidade. Assim, a cada 3.500 Kcal totais reduzidas, haverá a eliminação de 0,5 Kg de gordura corporal, aproximadamente.

O primeiro passo para se montar a dieta para perder gordura é saber o total de calorias que o metabolismo necessita. Para tanto, é necessário se realizar uma avaliação corporal, medindo-se o percentual de gordura e de massa magra da pessoa em questão.

Vamos imaginar que esta pessoa pese 70 Kg e tenha 60% de percentual de massa magra, isto significa que terá 42 Kg. Para cada quilo de massa magra, o metabolismo precisará de 30 Kcal, portanto, precisará no total de 1.260 Kcal.

Soma-se a isto o total de calorias gastas nas atividades diárias da pessoa. Imagine que este valor seja de 600 Kcal, esta pessoa precisa de 1.860 Kcal somente para se manter no peso. Logo, precisamos reduzir um pouco este valor. Para evitar que haja uma redução de peso muito rápida a ponto de haver perda de massa magra, vamos baixar apenas 300 Kcal, finalizando-se com o valor de 1.560 Kcal.

Como montar a dieta para perder gordura?

Com o total de calorias diárias definido, basta realizar a montagem do plano alimentar. É importante entender que este valor é uma estimativa, portanto, ao longo do acompanhamento das medidas, poderá haver alguma alteração em relação ao seu cálculo, variando de metabolismo para metabolismo.

Veja, a seguir, os passos para montar uma dieta para perder gordura de maneira correta e eficaz.

Escolha alimentos saudáveis

dieta para perder gordura

Infelizmente, algumas pessoas optam por apenas baixar calorias, mas continuam comendo alimentos ricos em gorduras saturadas ou açúcares. Mais do que contar calorias, a qualidade do alimento também é fundamental.

Opte sempre por alimentos integrais e alimentos ricos em proteínas saudáveis. Inclua também muitas frutas, legumes e verduras nas refeições, garantindo uma boa quantidade de vitaminas e minerais, evitando que o sistema imunológico seja afetado durante a redução de peso.

Faça em torno de 6 a 8 refeições por dia

Ficar em jejum ou deixar muitas horas entre uma refeição e outra, pode prejudicar muito o metabolismo. Este é um dos motivos para o corpo armazenar mais gordura, pois ao ficar sem se alimentar, seu corpo tenderá a guardar mais energia para utilizar nestes períodos de escassez.

Outra coisa importante que deve-se levar em conta é que, ao se alimentar a cada 2 ou 3 horas, você estará sempre comendo (de maneira reduzida, claro!) e consequentemente não sentirá uma fome repentina, daquelas que o faz comer de maneira exagerada e sem controle.

Isso significa que comer a cada 2 ou 3 horas na verdade é bom por dois motivos: ajuda a acelerar o metabolismo e faze-lo trabalhar sempre, e que evita os surtos de fome repentinos.

Tome muita água

tomar bastante agua acelera metabolismo

A partir do momento que seu corpo realiza a oxidação das gorduras, precisa retirá-la do seu organismo e quem faz este transporte é a água. O ideal é consumirmos 35 mL de água para cada quilo de peso corporal total. Evite bebidas com açúcar ou muito processadas, opte sempre pela água pura.

Além disso, ao beber água gelada, por exemplo, o corpo necessitará de energia para deixar essa água na temperatura corporal, o que significa que isso o ajudará a emagrecer. Sim, é isso mesmo que você ouviu: água emagrece! Portanto, use e abuse disso, pois a água é um dos melhores emagrecedores que existe!

Para montar uma dieta para perder gordura é importante escolher bem os tipos de alimentos e se possível associar uma atividade física que ajude na queima calórica total, garantindo a perda de peso saudável e a manutenção da massa magra.


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