Dormir emagrece até 3 kg por mês

Para quem precisa emagrecer e ama dormir está aqui uma ótima desculpa para continuar na cama até mais tarde...

Diversos estudos sobre o sono e sua relação com o aumento do peso mostraram que dormir emagrece, além de aumentar o bem-estar físico e mental. Quando a isto associamos uma alimentação completa em termos de nutrição e uma atividade física regular, os resultados de emagrecimento são muito melhores.

Neste artigo, vamos mostrar o motivo pelo qual dormir bem emagrece e como você pode ficar na sua melhor forma, e o melhor de tudo, dormindo bem!

Por que dormir emagrece?

O excesso de peso e a obesidade são problemas presentes ao redor do mundo, em diversas culturais, ocorrendo em todas as faixas etárias e em diferentes classes sociais. Com o ganho de peso, há também o aumento dos fatores de riscos de doenças graves como as doenças cardiovasculares, os diversos tipos de câncer, as doenças degenerativas e também o aumento dos índices de diabetes.

Sabe-se da importância que a mudança dos hábitos alimentares e a prática de atividades físicas podem ter nos resultados de redução de peso. No entanto, muitas pesquisas demonstraram que outros fatores podem ter influência direta no processo de emagrecimento como, por exemplo, a redução do estresse, a qualidade e a quantidade do sono.

A partir de uma destas pesquisas, analisou-se um grupo de pessoas com sobrepeso que foram submetidas a uma dieta com baixas calorias. Aqueles que dormiram pouco, uma média de cinco horas por noite, tiveram resultados de perda de peso, porém perderam mais massa magra do que gordura corporal em relação às pessoas do grupo que tinha a mesma dieta de baixas calorias, porém haviam dormido em torno de oito horas por noite.

Isto significa que dormir bem é fundamental não só para garantir diversos aspectos da saúde como também para manter os adequados níveis de foco e concentração, ajudando na consolidação da memória, na melhoria do bom humor, como também sendo importante para ajudar na redução de peso saudável.

Acredita-se que, ao dormir menos, seu corpo irá transformar a massa magra em glicose para utilizar como fonte de energia extra para manter o funcionamento do metabolismo, já que o sono é responsável pela otimização da energia gasta pelo corpo e, ao dormir, iremos gastar menos calorias do que acordados.

Outro fator é que durante o sono, o corpo reduz a produção de alguns hormônios, como, por exemplo, a grelina. Este hormônio é responsável pelo aumento da fome e pela preservação da gordura corporal. A leptina, outro hormônio importante, tem ação contrária à grelina, ajudando na redução de peso e na oxidação das gorduras estocadas.

Nesta pesquisa, verificou-se um aumento da grelina e uma redução da leptina no sangue nos grupos que dormiram menos, fazendo com que o corpo tivesse dificuldade em realizar a queima das gorduras e aumentando, consideravelmente, a sensação da fome. Isto demonstra que dormir emagrece de fato, além de proporcionar muitos benefícios ao corpo e, principalmente, ao cérebro.

Foto de mulher dormindo e um despertador

Recomenda-se um mínimo de sete a oito horas de sono por noite, variando, obviamente, com o estilo de vida, a faixa etária e também as necessidades metabólicas de cada pessoa.

Outro fator extremamente importante que demonstra realmente que dormir de maneira correta emagrece é que quando você está dormindo, você não come! Ou seja, se você dorme atualmente 5 ou 6 horas por dia, por exemplo, e passar a dormir 7 a 8 horas, já serão duas horas a menos por dia em que você não irá ingerir calorias! Portanto, além das explicações cientificadas das pesquisas realizadas, essa simples lógica já nos garante que dormir emagrece de verdade!

Aliando esse fator de que ao dormir você come mesmo e aos outros fatores cientificamente comprovados, podemos relatar que em 1 mês pode-se conseguir emagrecer até uns 3kg apenas por dormir de maneira mais exata. Claro que isso vai exigir de você uma alimentação mais moderada, principalmente no que se refere aos alimentos gordurosos. Outra coisa que pode ajuda-lo a conseguir alcançar essa meta de emagrecer 3kg é tomar quitosana, que é um auxiliar na redução de peso.

Como dormir bem?

dormir emagrece

Mais do que simplesmente saber que dormir emagrece mesmo, precisamos entender o que nos faz ter uma noite de sono tranquila e também completa para que você tenha os reais benefícios deste hábito.

Veja, a seguir, algumas dicas para você melhorar a qualidade do seu sono:

  1. Evite realizar atividades físicas no período da noite – Para que possamos entrar em sono profundo, o corpo precisa baixar levemente a temperatura e, ao fazer exercícios à noite, você deixará seu metabolismo mais ativo, atrapalhando o descanso;
  2. Coma alimentos leves – A digestão de alimentos ricos em gorduras e das proteínas é mais demorada. Faça uma refeição com frutas, legumes, verduras e evite alimentos que atrapalhem a digestão, dificultando para dormir bem;
  3. Evite as distrações – Deixe o ambiente favorável para o ato de dormir. Não deixe luzes acesas, televisão ou som ligado, evitando quaisquer atividades que lhe deixem ativo e pouco relaxado;

Conclusão

Dormir de maneira adequada com qualidade e em quantidades suficientes é fundamental para manter a saúde como um todo e também ajudar na quantidade de calorias ingeridas diariamente, na redução dos estoques de gordura corporal, sendo fundamental para melhores resultados no processo de emagrecimento.

Vale lembrar que dormir emagrece quando também associamos este hábito saudável a uma alimentação com quantidades adequadas de calorias e nutrientes, assim como com a prática de exercícios físicos de maneira regular.









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