Encolhimento com Halter – Exercício de Trapézio

Aprenda a fazer corretamente o exercício para trapézio

O Encolhimento com Halter é um exercício que trabalha muito bem o trapézio e costuma dar ótimos resultados a quem faz musculação na academia. O Encolhimento com Halter é um exercício que consiste basicamente em encolher e soltar os halters, para que já a contração do trapézio ocorrendo assim posteriormente a hipertrofia.

Executar o Exercício Encolhimento com Halter

Esse exercício é bem simples de fazer, basta seguir os 3 passos a seguir:

  1. Fique de pé, com um halter em cada mão, pendentes ao lado do corpo.
  2. Encolha os ombros para cima mas mantendo sempre os braços estendidos. Eleve os ombros até o mais alto que você aguentar.
  3. Abaixe os halteres e volte a posição inicial, de preferencia devagar para forçar ainda mais o trapézio.

Encolhimento com Halteres

Outras informações sobre esse exercício de trapézio

Embora o Encolhimento com Halter seja primariamente para crescer o trapézio, ele também pode ajudar a desenvolver o levantador da escápula, deltoide, eretor da espinha e até antebraços.


Dependendo da maneira como for a pegada, será trabalhado cada parte da musculatura. Se for uma pegada neutra, ou  seja, com os polegares para a frente, a intensidade será maior no trapézio superior do pescoço. Mas se for pegada pronada, o trapézio médio das costas é que vai ter mais resultados.

Caso já seja veterano na academia, ou quer fazer uma mudança na maneira como executar o exercício, ou mesmo precisa treinar uma parte especifica, a posição do corpo vai influenciar onde a intensidade será maior.

Por exemplo, inclinar ligeiramente o torso para trás estimula mais o trapézio superior. Inclinar ligeiramente para frente estimula o músculo na parte mais baixa, no pescoço.

Quanto mais você elevar os pesos, maior será a intensidade sobre o trapézio e consequentemente maior a hipertrofia. Quanto mais você abaixar os halteres, mais alongado ficará o exercício.

Encolhimento para Trapézio com Retração

Encolhimento Retração para Trapézio

Com uma pegada pronada, segue os halteres em sua frente. Durante o exercício de encolhimento, aperte simultaneamente as escapulas. Termine com os halteres ao lado do corpo, com uma pegada neutra.

Quando levantados os halteres há uma maior intensidade nos trapézios superiores, e quando faz o movimento para trás, o trapézio médio é mais estimulado.

Esse é um ótimo exercício, e que por sinal ajuda muito a conseguir a hipertrofia muscular, mas é algo que para iniciantes pode ser um pouco difícil. Comece com o Encolhimento normal, e depois parta para o Encolhimento com Retração.

 


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