Feijão engorda?

O Feijão é um dos alimentos mais consumidos no Brasil, mas será que ele é o vilão causador do sobrepeso e obesidade?

Quando desejamos ter uma alimentação mais saudável e também manter a boa forma, ficamos mais preocupados em saber quais são os melhores alimentos e quais podem atrapalhar nossa dieta. Neste artigo, estaremos analisando se o feijão engorda e vamos apresentar os benefícios de se acrescentar este alimento no dia a dia.

O feijão engorda ou emagrece?

O feijão está entre os alimentos mais consumidos pelos brasileiros, fazendo parte da cultura de praticamente todas as classes sociais. Apesar de ser bastante nutritivo, muitas pessoas questionam se o feijão engorda ou se ele pode ser utilizado por qualquer pessoa que queira também reduzir peso e gordura corporal.

Antes de analisarmos os benefícios deste alimento, precisamos entender o motivo pelo qual ganhamos ou reduzimos peso. Nosso corpo precisa de energia para manter todas as funções do organismo e também manter nossas atividades diárias. A quantidade de energia que o metabolismo precisa é definida pelo total de calorias. Estas calorias, por sua vez, são obtidas através da alimentação.

Portanto, quando consumimos mais calorias na alimentação do que realmente gastamos diariamente, teremos uma sobra de calorias que serão convertidas em gordura e armazenadas pelo corpo.

Da mesma maneira, o contrário também é verdade. Ao consumirmos menos calorias na alimentação do que gastamos diariamente, o corpo irá buscar as calorias faltantes na gordura estocada, utilizando-a como fonte alternativa de energia.

Logo, comer feijão engorda ou não dependendo da quantidade total de calorias da alimentação. Cada 100 gramas de feijão contém, aproximadamente, 110 calorias. Este alimento pode ser muito saudável e até mesmo auxiliar na redução de peso, dependendo de como é utilizado.

Vamos apresentar, a seguir, alguns dos benefícios deste alimento para a saúde:

Auxilia no controle da saciedade

Feijão engorda ou emagrece?

O feijão é um alimento bastante nutritivo, é rico em proteínas, rico em fibras, tem baixo teor de gordura saturada e sódio, é uma ótima fonte de gorduras saudáveis como o ômega 3 e o ômega 6, e contém diversos minerais, entre eles, o ferro, o zinco e o cálcio.

As fibras são grandes auxiliares dos processos de emagrecimento, pois promovem o aumento da saciedade, reduzindo a ingestão total de alimentos e, como consequência, controlando a quantidade total de calorias diárias. Elas também ajudam no bom funcionamento do intestino e promovem a redução do colesterol ruim (LDL) e o aumento do colesterol bom (HDL).

O feijão é considerado um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, contém um tipo de carboidrato que leva mais tempo para ser digerido e para entrar na corrente sanguínea.

Desta forma, há um aumento da sensação de saciedade, do controle do apetite e também do controle dos níveis de açúcar do sangue (glicemia), influenciando na liberação da insulina, reduzindo, assim, os picos de fome e a vontade por comer carboidratos.

Promove o desenvolvimento da massa muscular

As proteínas presentes no feijão aumentam o controle da saciedade, assim como as fibras, além de promover o desenvolvimento da massa muscular, sendo ótima opção para as pessoas que desejam consumir outras fontes de proteínas que não só as fontes de origem animal, como é o caso dos vegetarianos.

O feijão é rico em aminoácidos, entre eles a lisina, que influencia na redução dos níveis de percentual de gordura, enquanto ajuda a aumentar o desenvolvimento muscular. Ou seja, o feijão engorda se for associado a uma dieta hipercalórica.

Reduz a gordura corporal

feijoada engorda

O feijão, principalmente o feijão branco, contém uma substância chamada de faseolamina que é um inibidor de uma enzima chamada alfa-amilase produzida pelo pâncreas.

A faseolamina tem o efeito de bloquear esta enzima que é responsável pela digestão do amido presente nos alimentos, como pães, massas, contribuindo para a diminuição da quantidade de glicose no sangue, além de ajudar no emagrecimento.

Previne diversas doenças

As fibras e aminoácidos presentes no feijão atuam na prevenção de diversas doenças entre elas a diabetes, a obesidade e as doenças cardiovasculares. Por ser rico em ferro, o feijão também ajuda na prevenção da anemia, além de possuir substâncias antioxidantes que ajudam na prevenção do envelhecimento precoce.

Conclusão

O valor calórico do feijão é relativamente baixo e o que torna o feijão mais calórico é seu modo de preparo, como é o caso da feijoada, em que é preparado com muitos pedaços de carnes cheio de gorduras.

Muitas pessoas têm dúvidas se o feijão engorda, mas se este for adicionado da maneira correta dentro da dieta, pode ser uma excelente opção para quem busca reduzir peso com saúde e na prevenção da obesidade, quando há mudanças nos hábitos alimentares e a prática de atividades físicas de maneira regular.









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