Fluoxetina emagrece ou engorda?

Várias pessoas relataram que emagreceram com o uso de fluoxetina, já outras relataram que tiveram ganho de peso..

Uma substância muito usada por quem busca um emagrecimento de forma rápida é a fluoxetina. Diante disso o artigo busca desvendar o que é essa substância, quais os benefícios, seus efeitos, modo de ação e se a fluoxetina emagrece ou engorda.

A urgência em perder peso em um curto prazo, faz muitas pessoas recorrerem a medicamentos, suplementos e substâncias que prometem alcançar os tão sonhados objetivos. Uma dessas substâncias é a fluoxetina, embora, a fluoxetina não seja comprovada para a perda de peso.

A fluoxetina é um antidepressivo, sendo recomendado para tratar transtorno obsessivo compulsivo, transtorno alimentar, síndrome do pânico, depressão e ansiedade. Se considerarmos o fato de que a ansiedade pode estar ligada ao consumo exagerado de alimentos, ao realizar o tratamento com essa substância e eliminado o agente causador da compulsão alimentar, pode-se assumir que a fluoxetina pode levar ao emagrecimento, uma vez que ajuda a controlar a ansiedade.

A ação da fluoxetina ocorre basicamente no cérebro, pois este medicamento aumenta os níveis de serotonina, um neurotransmissor que possui a função de regular a liberação de hormônios, controlar o ritmo cardíaco, o sono e o apetite.

Essa substância pode se apresentar na forma de cápsulas ou em solução oral. Normalmente a dose diária recomendada varia de 20 a 80 mg.

Fluoxetina emagrece ou engorda?

fluoxetina emagrece

O que se sabe é que o emagrecimento é um efeito colateral da fluoxetina, não atuando diretamente no controle da fome. Portanto, o fato de perder peso seria um efeito secundário deste medicamento.

No entanto não se pode afirmar que a fluoxetina emagrece ou que a fluoxetina engorda, uma vez que, os resultados obtidos pelo seu uso podem variar de pessoa para pessoa, pois cada organismo reage de uma forma diferente.

Por isso, pode-se considerar que em alguns casos a fluoxetina engorda, pois, o indivíduo em tratamento pode emagrecer durante o período em que faz uso deste medicamento, no entanto, por não ter passado por um processo de reeducação alimentar, ao cessar o tratamento, esse mesmo indivíduo poderá voltar a ganhar peso, e em alguns casos até mais do que tinha antes, pois provavelmente vai voltar a comer de maneira exagerada ou até pior.

Já em diversos outros casos, pessoas que utilizaram esse medicamento, afirmaram que a fluoxetina emagrece e que perderam vários quilos após começar o uso do remédio.

Quando a fluoxetina engorda?

Em cerca de 10% das pessoas a fluoxetina pode causar efeito contrário ao desejado, e fazer com que o indivíduo aumente seu apetite e consequentemente seu peso, o que pode acarretar outros problemas de saúde.

Existem casos comprovados de que a fluoxetina engorda, como no caso de pessoas que passam por um tratamento longo, e no processo de controle da depressão, passam a se sentirem melhores, acarretando no aumento do apetite.

Efeitos colaterais da fluoxetina

Alguns efeitos colaterais podem ser observados, além de inibição do apetite, como boca seca, sonolência, fadiga, tremores, irritabilidade, enjoo, diarreia, desorientação, confusão mental, aumento da pressão arterial, entre outros. Porém estes efeitos surgem no inicio do tratamento e tendem a diminuir e desaparecer com o tempo.

Qual a melhor forma de emagrecer?

Embora muitas pessoas confirmaram que perderam peso e acreditam que a fluoxetina emagrece, já em outros casos pessoas relataram o ganho de peso, não se pode afirmar nenhum dos dois casos, pois o modo de ação desta substância pode ser diferente em cada indivíduo. No entanto, essa substância somente deve ser utilizada para as suas finalidades adequadas.

A fluoxetina, com o propósito de inibir o apetite, deve ser utilizada em caso de transtornos alimentares, de humor e ansiedade, não devendo ser utilizada somente para reduzir o apetite.

O que devemos sempre levar em consideração é o fato de que a melhor forma de emagrecer é através da reeducação alimentar associada à prática diária de exercícios físicos.

A recomendação de qualquer que seja o medicamento, suplemento ou substância deve ser sempre de acordo com a prescrição médica, além do fato de que o seu uso deve ser sempre acompanhado por um especialista.

Devemos prezar pela nossa saúde e não acreditar em fórmulas milagrosas. Todo processo de emagrecimento deve ter resultados eficazes e duradouros. Muito mais importante do que perder peso é perder peso com saúde e manter esses resultados.

A conclusão que podemos chegar é de que este medicamento emagrece devido a uma consequência no tratamento do distúrbio de apetite, em contrapartida com a melhora dos sintomas tratados pelo medicamento, a pessoa passa a se sentir melhor, voltando à sua rotina anterior.

Porém, não é por que você ouviu um amigo dizendo que a fluoxetina emagrece que você começará tomar. Somente um especialista pode ajudar você a elaborar uma dieta balanceada e determinar quais são os exercícios mais indicados para você, e inclusive quais remédios para emagrecer você pode tomar.









Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(18 votos, média: 4,00 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...