Extensão Lombar

A Extensão Lombar é um excelente exercício que ajuda trabalhar principalmente com os Eretos da espinha. Mas, também trabalha com vários outros músculos do corpo, como os glúteos, os músculos posteriores da coxa e também o latíssimo lombar.

É um exercício que se bem treinado ajuda a aumentar a hipertrofia muscular nesses músculos citados, sendo que esse aumento de massa ocorre rápido. É um exercício que exige muita concentração e coordenação. Pois, é o peso do seu corpo que faz o exercício ser bem treinado.

Muitas pessoas que já fazem academia e inclusive já fazem esse exercício pesquisam na internet como fortalecer a lombar. Porém, o que elas não sabem é que esse exercício ajuda muito no fortalecimento da lombar. Então, continue praticando esse exercício que sua lombar está sendo fortalecida aos poucos.

Como fazer a Extensão Lombar

Para executar o exercício extensão lombar, basta seguir os 3 passos simples abaixo:


  1. Deite no aparelho com o rosto virado para baixo, os quadris bem fixos no banco e os tornozelos bem presos nas almofadas.
  2. Mova o torso para baixo em um ângulo aproximado de 90 graus.
  3. Suba o corpo novamente até o que torso fique totalmente na horizontal, paralelo ao chão.

Extensão Lombar

Outras dicas sobre o exercício para lombar

A melhor posição para as mãos é dobradas no peito, ou ficar entrelaçadas na região lombar atrás do corpo, porém dobradas no peito é bem mais fácil.

Caso você já treina a bastante tempo esse exercício e sente que não está sentindo tanto efeito nele, poderá aumentar um pouco a intensidade do exercício para lombar por acrescentar uma anilha segurando-a no peito.

O movimento de seu corpo deverá ser 90 graus. Isso é muito importante para que você não sinta nenhuma lesão e que isso não acarrete outros problemas posteriormente. O seu corpo deverá apenas movimentar para cima e para baixo num ângulo de 90 graus, além disso irá te prejudicar e abaixo disso só se for para diminuir um pouco a intensidade do exercício, no caso de você estar começando agora a treina-lo.

Fazer hiperextensão na coluna vertebral pode acarretar em problemas. Pois os músculos eretores do corpo ajudam na retificação e na estabilização da coluna vertebral, já os músculos posteriores da coxa e os glúteos geram extensão no quadril no decorrer do movimento do corpo.

Dores lombares

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 85% da população sofre ou irá sofrer com dores lombares. Pois, isso é bem comum no corpo humano.

Existem vários motivos para as dores lombares aparecer em nós, mas um dos principais é a idade. De acordo com que vamos ficando mais velhos, os discos intervertebrais tende a se desintegrar e a capacidade de absorção de impacto vai diminuindo, causando maiores dores na lombar a medida que formos ficando mais velhos.

Mas além da idade que é algo inevitável, existe outros fatores que podemos evitar. Pois, está intimamente ligado ao nosso dia a dia. Segue abaixo:

  • Excesso de Peso
  • Gravidez
  • Sedentarismo
  • Estresse
  • Muito tempo sentado em postura errada
  • Puxar peso na academia de maneira errada
  • Dormir de mal jeito
  • Trabalho que exige pegar muito peso

Agora, imagine se você tem excesso de peso, é muito estressado, fica horas e mais horas na frente do computador sentado de maneira errada e ainda por cima prática os exercícios para lombar de maneira errada? O que você acha que irá acontecer com a sua lombar? Será que você tem motivos para reclamar sobre suas dores lombares?

Sim, você tem motivo! Na verdade, você tinha, pois não sabia dessas informações. Agora que sabe se você rever os seus hábitos e corrigi-los, aos poucos essas dor na região lombar que você sente irá sumir.

Lembre que esse exercício para lombar que você aprendeu é uma forma de ajudar a minimizar essas dores e com o tempo até sumir com elas. Pois, você estará fortalecendo a sua lombar. Porém isso exige paciência, esforço e muita dedicação da sua parte. E principalmente excluir de vez os péssimos hábitos ligados a sua dor na lombar.

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