Frutas que engordam

Algumas frutas possui muitas calorias e precisam ser ingeridas com moderação para não engordar

Quando pensamos em dieta e alimentação saudável, logo nos vem à cabeça a ingestão de verduras e frutas. No entanto, nem sempre pode ser assim, pois existem frutas que engordam. Apesar de apresentarem uma grande quantidade de vitaminas, fibras, minerais, antioxidantes e nutrientes e ser a melhor opção diante dos doces, o consumo de frutas pode gerar dúvidas.

Assim como qualquer outro alimento, existem frutas que apresentam uma maior quantidade de gordura e açúcar (frutose). Consequentemente, essas são as frutas que engordam. Assim como, pelo fato das frutas serem uma alternativa aos doces e sobremesas, o ideal é que sejam consumidas sem complementos.

Algumas frutas devem ser consumidas com moderação. Em uma dieta, um fato que se deve tomar cuidado é com relação à distribuição dessas frutas no cardápio. O que recomenda-se, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o consumo de 5 unidades de frutas variadas por dia. Dessa forma, garante disposição física, quantidade adequada de nutrientes e redução da fome. No entanto, algumas devem ser evitadas, dando preferências à outras, para evitar engordar.

Quais as frutas que engordam mais?

As frutas são fontes de carboidratos conhecidos como bons. Ou seja, não causam picos de insulina e possuem uma absorção mais lenta. Isso ao contrário dos carboidratos conhecidos como industrializados, como o açúcar e a farinha de trigo refinados.


Porém, algumas frutas são altamente calóricas e o seu consumo deve ocorrer de maneira moderada, mas sem deixar de consumi-las. Pois, cada uma destas frutas, apesar de seu potencial calórico, apresentam propriedades e características importantíssimas à nossa saúde e que condizem com uma alimentação saudável. Vejamos abaixo exemplos disto.

frutas que engordam

O Açaí é conhecido por ser uma excelente fonte energética e possuir propriedades antioxidantes. Além disso, é uma fruta composta de gorduras, as quais são extremamente úteis dentro de uma dieta. Uma porção de cerca de 100g de açaí pode possuir de 250 a 500 calorias e aproximadamente 60 gramas de açúcar.

Banana

Um outro exemplo de fruta que é bastante popular e muito consumida por nós é a banana. Esta fruta, típica brasileira, e queridinha dos atletas, além de carboidratos é rica também em vitaminas, potássio e magnésio. Uma unidade dela possui cerca de 100 calorias.

Abacate

Também faz parte da lista das frutas que engordam, o abacate, é conhecido por ser uma das frutas com a maior quantidade de proteínas. Este fruto apresenta também um tipo de gordura que é considerada benéfica para a nossa saúde. Além disso, podemos citar o caqui, uma fruta rica em vitamina A. Ele possui várias propriedades que só fazem bem à nossa saúde.

Coco

Se não bastasse as frutas já mencionadas, ainda temos o coco, que também se enquadra no grupo das frutas que engordam. Pois, a maior quantidade de calorias está na sua parte interna.

Uva

Uma das frutas que surpreende ao se enquadrar nesta lista é a uva. Mas, isso se deve ao fato de que 10 gramas de uvas, possuem cerca de 70 calorias e 16 gramas de açúcar. Isso não menospreza as suas propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.

Conclusão

As frutas em geral, sejam estas mais calóricas ou menos calóricas, representam um dos alimentos mais importantes para o ser humano. Pois, são capazes de nos fornecer nutrientes, vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras que auxiliam no equilíbrio do nosso corpo.

Para se chegar ao ponto do acúmulo de calorias e consequente aumento de peso seria necessário o consumo de uma elevada quantidade de frutas e de preferência as mais calóricas. Por isso, o ideal é que as frutas sejam consumidas nos lanches e como sobremesas, em substituição de outros alimentos mais calóricos. No caso das frutas que engordam mais, é recomendável sempre o consumo de menores quantidades.

O que deve se fazer é procurar um bom profissional para lhe orientar adequadamente com relação à uma dieta. Também deve se ter um acompanhamento periódico de todo o processo. Sabendo usar as informações da maneira certa, os resultados aparecem.

As frutas mencionadas são frutas que engordam. Mas, fazem muito bem a saúde e devem ser incluídas no cardápio de todo indivíduo. A questão é apenas consumi-las com equilíbrio e moderação.


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