Frutas que engordam

Algumas frutas possui muitas calorias e precisam ser ingeridas com moderação para não engordar

Quando pensamos em dieta e alimentação saudável, logo nos vem à cabeça a ingestão de verduras e frutas, no entanto, nem sempre pode ser assim, pois existem frutas que engordam. Apesar de apresentarem uma grande quantidade de vitaminas, fibras, minerais, antioxidantes e nutrientes e ser a melhor opção diante dos doces, o consumo de frutas pode gerar dúvidas.

Assim como qualquer outro alimento, existem frutas que apresentam uma maior quantidade de gordura e açúcar (frutose), e consequentemente são as frutas que engordam. Assim como, pelo fato das frutas serem uma alternativa aos doces e sobremesas, o ideal é que sejam consumidas sem complementos.

Devido ao fato de que algumas frutas devem ser consumidas com moderação, em uma dieta, um fato que se deve tomar cuidado é com relação à distribuição dessas frutas no cardápio. O que recomenda-se, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o consumo de 5 unidades de frutas variadas por dia, de forma a garantir disposição física, quantidade adequada de nutrientes e redução da fome. No entanto, algumas devem ser evitadas, dando preferências à outras, para evitar engordar.

Quais as frutas que engordam mais?

As frutas são fontes de carboidratos conhecidos como bons, ou seja, não causam picos de insulina e possuem uma absorção mais lenta, ao contrário dos carboidratos conhecidos como industrializados, como o açúcar e a farinha de trigo refinados.


Porém, algumas frutas são altamente calóricas e o seu consumo deve ocorrer de maneira moderada, mas sem deixar de consumi-las, pois cada uma destas frutas, apesar de seu potencial calórico, apresentam propriedades e características importantíssimas à nossa saúde e que condizem com uma alimentação saudável. Vejamos abaixo exemplos disto.

frutas que engordam

O Açaí é conhecido por ser uma excelente fonte energética e possuir propriedades antioxidantes, além de ser uma fruta composta de gorduras, as quais são extremamente úteis dentro de uma dieta, é altamente calórico. Uma porção de cerca de 100g de açaí pode possuir de 250 a 500 calorias e aproximadamente 60 gramas de açúcar.

Um outro exemplo de fruta que é bastante popular e muito consumida por nós é a banana. Esta fruta, típica brasileira, e queridinha dos atletas, além de carboidratos é rica também em vitaminas, potássio e magnésio. Uma unidade dela possui cerca de 100 calorias.

Também faz parte da lista das frutas que engordam, o abacate, conhecido por ser uma das frutas com a maior quantidade de proteínas, este fruto apresenta também um tipo de gordura que é considerada benéfica para a nossa saúde. Além disso, podemos citar o caqui, uma fruta rica em vitamina A e que possui várias propriedades que só fazem bem à nossa saúde.

Se não bastasse as frutas já mencionadas, ainda temos o coco, que também se enquadra no grupo das frutas que engordam, pois a maior quantidade de calorias está na sua parte interna. Uma das frutas que surpreende ao se enquadrar nesta lista é a uva, mas isso se deve ao fato de que 10 gramas de uvas, possuem cerca de 70 calorias e 16 gramas de açúcar, o que não menospreza as suas propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.

As frutas em geral, sejam estas mais calóricas ou menos calóricas, representam um dos alimentos mais importantes para o ser humano, pois são capazes de nos fornecer nutrientes, vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras que auxiliam no equilíbrio do nosso corpo.

Para se chegar ao ponto do acúmulo de calorias e consequente aumento de peso seria necessário o consumo de uma elevada quantidade de frutas e de preferência as mais calóricas. Por isso, o ideal é que as frutas sejam consumidas nos lanches e como sobremesas, em substituição de outros alimentos mais calóricos. No caso das frutas que engordam mais, é recomendável sempre o consumo de menores quantidades.

O que deve se fazer é procurar um bom profissional para lhe orientar adequadamente com relação à uma dieta e ter um acompanhamento periódico de todo o processo. Sabendo usar as informações da maneira certa, os resultados aparecem.

As frutas mencionadas, apesar de serem frutas que engordam, fazem muito bem a saúde e devem ser incluídas no cardápio de todo indivíduo, a questão é apenas consumi-las com equilíbrio e moderação.


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