Gelatina Engorda

A gelatina tem poucas calorias, mas como você irá prepara-la é o que irá dizer se a gelatina engorda ou ajuda emagrecer

A busca por alimentos de baixo valor calórico que promovem a sensação de saciedade, reduzem o apetite e substituem a vontade de comer doces tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. A gelatina é uma das substâncias que pode ser usada com esta finalidade. No decorrer deste artigo vamos conhecer as propriedades, os benefícios, e iremos analisar se a gelatina engorda ou emagrece.

As gelatinas estão presentes nos cardápios diários de muitas dietas, devido à sensação de saciedade que elas promovem no indivíduo que a consome. Devido ao fato de que em seu preparo é adicionado apenas água, as pessoas não acreditam que a gelatina engorda, muito pelo contrário, o que de fato se acredita é que ela auxilia no processo de perda de peso.

Do que a gelatina é composta?

A gelatina é feita a partir da proteína animal, extraída dos ossos e cartilagens do boi não sendo utilizada a gordura na sua fabricação. Após ser extraída a proteína animal e passar por processos de esterilização, filtragem, moagem e secagem, são adicionados aditivos químicos como corantes, aromatizantes e açucares, e posteriormente comercializado em pó.

Há também a gelatina vegetal, extraída de algas vermelhas, por meio do processo de fervura.


Mas e aí, a gelatina engorda ou emagrece?

gelatina engorda

Os benefícios da gelatina para a nossa saúde estão relacionados ao fato de que se trata de uma fonte de colágeno, responsável pela manutenção dos ossos e das articulações, garantindo firmeza e elasticidade para nossa pele, além de que auxilia no fortalecimento das unhas e cabelos.

Apesar da presença de açúcar que é encontrada nas gelatinas industrializadas não é possível afirmar que a gelatina engorda, pois, para estar própria para o consumo a gelatina deve ser hidratada, sendo feito o seu preparo com água, além de que existem opções mesmo industrializadas que podem ser light ou diet, ou seja, apresentam uma menor quantidade de açúcar.

A gelatina também é uma boa fonte de proteínas e aminoácidos que ajudam na redução dos níveis de colesterol, glicemia e triglicerídeos.

A gelatina industrializada possui uma grande quantidade de conservantes, corantes artificiais, açúcar e adoçantes, por isso, este tipo de gelatina é o menos recomendado, já que possui grande quantidade de aditivos químicos para que se possa melhorar o sabor, além da presença de açúcar. Mas isso não significa dizer que a gelatina engorda.

A gelatina é um item muito utilizado nas dietas, mesmo a gelatina industrializada possuindo maior quantidade de açúcar, por não ter gordura e promover a sensação de saciedade, ou seja, funciona como se houvesse uma comunicação com o seu cérebro, alertando que o seu estomago está cheio e você satisfeito, desta forma, inibindo o apetite e a vontade de comer doces.

Os benefícios da gelatina ainda podem ser melhorados se utilizarmos gelatinas diet ou light, devido a menor quantidade de açúcar presente.

Quais os tipos de gelatina podemos encontrar?

gelatina

A gelatina pode se apresentar de diferentes tipos, a gelatina suplementar, usada para complementar alguma alimentação, nesse caso é o colágeno propriamente dito, conhecido na medicina como “colágeno hidrolisado”. O colágeno tem esse nome por ser muito parecido com a gelatina comum.

Este tipo de gelatina tem que ser consumido sob acompanhamento profissional, pois existe uma dosagem máxima, uma vez que se trata de um suplemento, e pode ser encontrada em forma de pó ou comprimido.

Outro tipo é a gelatina alimentar, que á a famosa gelatina encontrada nos supermercados, geralmente usadas como sobremesa, ao contrário do colágeno, esta pode ser consumida tranquilamente.

Um terceiro tipo de gelatina é a gelatina vegetal, ou ágar-ágar, esta gelatina não possui colágeno, em contrapartida possui muitas fibras vegetais que auxiliam na regulação e funcionamento do intestino, o que traz muitos benefícios para o nosso corpo.

Conclusão

Manter uma alimentação saudável não é tarefa fácil. Pois ao elaborar um cardápio devemos ter um bom conhecimento de cada alimento que ali está envolvido. Se de alguma forma a gelatina engorda, é pela ingestão de gelatina com açúcar, visto que a presença de açúcar torna a gelatina mais calórica.

Não se pode afirmar que a gelatina engorda ou que auxilia no emagrecimento de forma efetiva. No entanto, a regra que se segue é a de que com moderação, equilíbrio e um bom acompanhamento profissional, é possível cuidarmos muito bem da nossa saúde e seguirmos uma dieta balanceada e em conformidade com as nossas necessidades.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (41 votes, average: 4,24 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *