Glucosamina

Conheça os benefícios da glucosamina e entenda por que compensa comprar os suplementos a base desse componente

A glucosamina é uma substância produzida pelo nosso corpo a partir da combinação da glicose e do aminoácido chamado glutamina presentes naturalmente em nosso organismo.

A glucosamina é responsável pela manutenção e saúde das articulações do organismo. Ela é um dos principais ingredientes que o corpo utiliza para produzir os glicosaminoglicanos que são encontrados naturalmente nos tecidos do organismo e em maiores quantidades nas cartilagens e articulações.

Entretanto vale ressaltar que nem sempre a quantidade de glucosamina produzida pelo organismo é suficiente para manter as articulações e cartilagens saudáveis.

Para que serve a glucosamina?

  • Auxilia no alivio das dores das articulações.
  • Colabora para o aumento da síntese da cartilagem.
  • Auxilia no combate de enzimas responsáveis pelo envelhecimento das cartilagens.
  • Promove o aumento dos níveis glutationa que é um antioxidante natural produzido pelo organismo.
  • Auxilia na produção do ácido hialurônico que garante uma boa hidratação, elasticidade e sustentação da pele.

Os suplementos de glucosamina são realmente eficazes para regeneração das cartilagens?

glucosamina

As articulações são responsáveis por unir os ossos e é por isso que conseguimos movimentar as várias partes interligadas no nosso organismo.  Milhares de pessoas sentem dores diariamente nas articulações.

As articulações sinovais são as que existem em maior quantidade em nosso organismo. Elas possuem a função de manter a lubrificação das cartilagens e protege-las. A cartilagem é um tecido elástico e flexível que reveste os ossos próximos das articulações.

A cartilagem auxilia de maneira direta as articulações, já que sua função é impedir que os ossos entre em contato uns com os outros, evitando o desgaste precoce dos mesmos. Assim podemos afirmar que as cartilagens presentes nas articulações desempenham o papel de um amortecedor natural do organismo.

A cartilagem não possui vasos sanguíneos, assim não recebe nenhum nutriente vindo da corrente sanguínea. Neste caso esta função é do fluído sinoval que mantem a manutenção das articulações, inclusive leva o oxigênio até as cartilagens.

O envelhecimento e as atividades que exercemos em nosso dia a dia criam uma pressão sobre as cartilagens que as levam a degeneração. É neste período que surgem as dores nas articulações que muitas vezes impedem o indivíduo de realizar até as tarefas mais simples.

Para alcançar uma melhoria das articulações e das cartilagens muitas pessoas recorrem aos suplementos de glucosamina. Os mais usados e comercializados são:

  • Sulfato de glucosamina.
  • N-Acetil de glucosamina.
  • Hidrocloreto de glucosamina.

Estas três formas estão disponíveis comercialmente. Os suplementos de glucosamina são recomendados para o tratamento da osteoporose que é uma doença caracterizada pela degeneração das articulações e perda de cartilagem. Indicado também nos tratamentos da artrose e artrite. Auxilia na reparação da degradação natural e nas lesões das cartilagens. O tratamento com suplemento de glucosamina também se mostraram eficazes na osteoartrose da mão, joelhos, coluna e quadris.

Contra indicação da glucosamina

As contraindicações são quase nulas, a única ressalva é a respeito da hipersensibilidade a glucosamina ou a qualquer outro componente dos suplementos.

Efeitos colaterais da glucosamina

Os efeitos colaterais mais comuns são, desconforto gastrointestinal, náuseas, diarreia e dor de cabeça. Não existe comprovação de que glucosamina engorda.

Todo medicamento deve ter prescrição médica, mesmo se tratando de um suplemento. Antes de iniciar o consumo, busque orientações com seu médico de confiança.

A glucosamina é encontrada em farmácias, lojas especializadas em suplementos e através do e-commerce, entretanto é preciso saber se o suplemento tem origem confiável.

Considerações finais

A glucosamina apresenta eficácia frente a problemas relacionados com as articulações e degeneração das cartilagens. Muitas vezes o organismo não produz a quantidade de glucosamina suficiente para manutenção e saúde das cartilagens e articulações, nestes casos o uso do suplemento se faz necessário.









Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(5 votos, média: 4,40 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *