Glutamina e seus benefícios

A glutamina é um excelente suplemento, pois ajuda a melhorar o sistema imunológico e na recuperação muscular pós treino

Seguir treinos diários de musculação, fazer aulas de jiu-jitsu ou de cross training são algumas formas de alcançar um corpo bonito e saudável. Independente da escolha, você precisa consumir glutamina!

A glutamina é um aminoácido não essencial. Ela recebe este nome, pois é produzida pelo nosso organismo. Inclusive é um dos mais abundantes em nosso corpo, quase 4 vezes mais que outros aminoácidos.

Mesmo assim, a ingestão do aminoácido é importantíssima para pessoas que praticam musculação ou outras atividades físicas intensas. Pois a quantidade não é o suficiente para os praticantes de exercícios pesados.

Se você tem uma rotina intensa de atividades físicas, o consumo do aminoácido através de uma dieta adequada e da suplementação é essencial. Só assim você mantém o ganho de massa muscular e conserva a sua saúde.


Funções da glutamina

A glutamina é uma excelente opção para quem quer ganhar massa muscular rapidamente e de quebra ter mais força para treinos intensos ou prolongados. O aminoácido ainda reforça o sistema imunológico o deixando com uma saúde de ferro.

Uma das principais vantagens é evitar o catabolismo, quando o organismo queima massa magra para ganhar energia. Após treinos fortes, o corpo consome toda a glutamina e passa a utilizar a reserva dos músculos para continuar trabalhando.

A glutamina também é importante para a recuperação muscular saudável após atividades físicas. A suplementação correta é um fator importante para uma rotina saudável de exercícios que inclui o ganho de massa muscular.

Um corpo deficiente em glutamina tem a recuperação muscular prejudicada. Quando os níveis do aminoácido caem, o praticante pode ficar fadigado durante os treinos e nos dias posteriores ao exercício, além de ficar mais suscetível  à lesões.

Os problemas na imunidade se dão em decorrência do alto consumo de glutamina feito pelo organismo durante os exercícios físicos intensos ou prolongados. Sem ela a imunidade cai e seu corpo fica mais vulnerável.

O resultado da falta de ingestão da glutamina é a perda de massa magra, rupturas no tecido muscular, recuperação dificultada e problemas decorrentes da baixa imunidade.

Glutamina no dia a dia

Para evitar a perda de massa muscular e todos os outros problemas causados pela deficiência em glutamina, é importante fazer a suplementação adequada e ingerir diariamente alimentos ricos no aminoácido.

Abaixo, veja alguns alimentos que fornecem glutamina ao organismo e devem ser adicionados a sua dieta:

  • Carnes
  • Peixes
  • Ovos
  • Leite e derivados
  • Feijão
  • Ervilhas
  • Couve
  • Repolho
  • Beterraba
  • Espinafre

Glutamina através da suplementação

glutamina

Reforçar o consumo de alimentos ricos em glutamina é importante, mas investir na suplementação é essencial. A glutamina em pó é o mais prescrito por médicos e nutricionistas por sua praticidade e eficácia.

Existem diversas suplementações para quem pega pesado na malhação. As indicações variam, mas a ingestão após o treino e antes de dormir são bastante eficazes. Ela deve ser feita com água ou proteínas.

Outra opção bastante indicada por especialistas é combinar o suplemento com carboidratos simples, como o encontrado nas frutas. Elas aumentam os níveis de insulina e aceleram a atuação da glutamina, potencializando seus efeitos.

Antes de iniciar a suplementação, consulte um nutricionista ou outro profissional especialista em medicina esportiva. Só alguém competente poderá determinar qual o melhor suplemento e a maneira correta de administração.

O consumo de glutamina é essencial para o ganho de massa muscular e para a sua saúde do organismo. Entretanto é importante que ele seja feito de maneira consciente e correta para dar melhores resultados.





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