Granola engorda ou emagrece?

A granola possui vários benefícios a saúde, e se ingerido com moderação não engorda, ao contrário, ajuda a emagrecer!

A granola é um ótimo acompanhamento para frutas e iogurtes, fazendo parte de muitos lanches e café da manhã, e isso nos faz pensar, será que a granola engorda?

Alguns tipos de granola possuem muitos nutrientes benéficos à saúde, porém, outros contêm muito açúcar e gordura. Com isso, se o tipo de granola ingerido na alimentação não for o adequado, podemos dizer que sim, granola engorda.

O que contém na granola?

A granola é composta por cereais e grãos torrados, que geralmente contém gérmen de trigo, flocos de milho, flocos de arroz, flocos de linhaça, aveia, cevada, castanha de caju, castanha do pará, amendoim, nozes, algumas frutas secas como uvas passas, maça e banana, podendo também ser adicionados mel e açúcar, como o açúcar mascavo.


Com todos esses ingredientes a granola possui muitas calorias e gorduras, sendo uma parte destas, gordura saturada, o que pode aumentar o nível de colesterol. Também contém açúcar, que é adicionado para melhorar seu sabor. Estes ingredientes não são bons para quem quer perder peso, por isso é importante, se possível, evitá-los. No entanto, não se pode afirmar que somente devido a estes componentes a granola engorda mesmo, pois se houver moderação na quantidade que você irá ingerir, dificilmente você irá ganhar peso.

A granola também possui ingredientes saudáveis, como os nutrientes, considerados ideais para quem quer ter uma alimentação saudável. Dentre seus ingredientes benéficos, estão as fibras, ferro, zinco, diversas vitaminas e proteínas.

Granola engorda ou emagrece?

granola engorda

Apesar de a granola apresentar um alto valor calórico, a mistura de cereais pode auxiliar na queima de gordura, desde que consumida em quantidade razoável pode levar a um emagrecimento saudável, porém como qualquer outro tipo de alimento que ingerimos, a granola engorda, já que tudo o que consumimos em excesso pode apresentar alguma adversidade, como o aumento de peso.

Como consumir a granola?

A granola pode ser utilizada em uma dieta para emagrecimento e para quem quer ganhar massa muscular, já que muitos de seus nutrientes são consumidos durante atividades físicas. O seu consumo deve ser indicado para cada tipo específico de dieta, lembrando que deve ser sempre aliado a exercícios físicos.

Para que se tenha um melhor resultado e uma melhor absorção dos nutrientes que a granola possui, o ideal é consumi-la no café da manhã ou antes de praticar atividades físicas.

Para que se possa obter um maior resultado, é indicado consumir um produto que contenha mais fibras. As granolas que contêm mel e chocolate possuem muito açúcar, o que pode fazer com que a pessoa engorde. Diante disso o ideal é consumir uma granola com menos açúcar e mais fibras, sempre em pequenas quantidades, podendo acompanhar frutas e iogurte.

Benefícios da granola

beneficios da granola

A granola contém um mix de cereais, grãos, frutas secas e castanhas. É rica em fibras e outros nutrientes essenciais para o equilíbrio do nosso organismo.

Por ter muitas fibras, a granola auxilia na regulação do intestino, contribuindo positivamente, também nos casos de prisão de ventre, além de que, reduz o colesterol e ajuda na diminuição da probabilidade de câncer no intestino.

A granola também contém antioxidantes que ajudam no combate ao envelhecimento mantendo as células mais jovens.

Por conter uma variedade de componentes e muitos nutrientes a granola também pode ajudar a melhorar a saúde do coração, já que reduz o colesterol, previne a anemia, devido ao fato de que contém muitas vitaminas. Além disso, também pode aumentar a energia, controlar o diabetes, contribuir para ter uma pele mais saudável, ossos mais fortes e até mesmo no crescimento hormonal.

Para as pessoas que pensam que a granola engorda, vale ressaltar que ao comprar uma granola para compor sua dieta, deve-se prestar muita atenção as informações nutricionais dela, pois só assim terá certeza que está comprando um produto benéfico para sua saúde, tomando o cuidado de não consumir em horários errados e respeitando a quantidade correta. Desta forma você não sabotará a sua dieta.

Para saber informações sobre o seu consumo ideal, um nutricionista pode lhe auxiliar nas porções diárias que devem ser consumidas, desta forma, será possível obter um melhor aproveitamento de todos os benefícios que este produto tem a oferecer.

Através deste artigo podemos concluir que a granola engorda sim, dependendo da quantidade ingerida, horário habitual de consumo e do metabolismo do indivíduo que está consumindo o produto. Portanto, quem a granola engordar é você, pois é você quem irá comer moderadamente ou em excesso!





Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (5 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *