Inhame Engorda? Somente se consumido em excesso!

Inhame tem muitas calorias? Será que engorda se ingerido sem moderação? Quais os benefícios desse legume?

O inhame é um legume semelhante à batata doce. No nordeste é conhecido como cará. É calórico e, por isso, muitos pensam que o inhame engorda. Nesse artigo vamos justamente tratar sobre esse assunto.

Na verdade, quando o assunto é alimentação, não é possível afirmar categoricamente que um determinado alimento engorda ou emagrece. O que vai determinar se o inhame engorda – e isso serve para tudo que ingerimos – é a quantidade consumida e a forma como ele é preparado.

Outra informação que precisa ser desmistificada o quanto antes é a que diz que não se deve ingerir carboidratos à noite. Como o inhame tem uma quantidade grande de carboidratos em sua porção, isso se aplica a ele também.

O organismo não sabe distinguir a hora do dia em que os alimentos são ingeridos, portanto, ele não sabe se você está comendo uma porção de inhame à noite ou não.


Geralmente à noite é o horário em que a maioria das pessoas chega em casa após um dia de trabalho e quando começam a relaxar. O cérebro é sinalizado que nosso dia terminou e o corpo começa a sair do estado de alerta. Esse processo diminui a velocidade do metabolismo.

Quando a pessoa faz seu jantar perto da hora de dormir, há, sim, uma propensão maior para o acúmulo de gordura e, consequentemente, o aumento de peso. Entretanto, de forma alguma podemos dizer que o ganho de peso aconteceu pela ingestão do carboidrato à noite.

O ideal é que o jantar seja feito pelo menos 2 horas antes do horário de dormir.

O que é que o Inhame tem?

Em 100 gramas de inhame cozido (sem adição de óleos, azeites e sal), são encontradas 116 kcals, 27,58 gramas de carboidratos, 1,49 gramas de proteínas, 3,9 gramas de fibra alimentar, 8 mg de sódio.

Também estão presentes no inhame a vitamina C, a vitamina B6, potássio e magnésio. O inhame também possui diosgenina, que age como a progesterona natural, o que torna seu consumo extremamente eficaz para combater a TPM. A diosgenina ainda atua no intestino diminuindo a absorção do colesterol. O consumo frequente do inhame é indicado para mulheres que querem engravidar.

O inhame é considerado um alimento com índice glicêmico baixo. Isso confere a ele a característica de não causar picos de glicose na corrente sanguínea, não sendo possível afirmar que o inhame engorda de maneira rápida. Além disso, a quantidade de fibras encontradas na porção de 100 gramas de inhame promove uma grande sensação de saciedade.

Foto de inhame

A quantidade de carboidratos encontrada na porção de inhame é bem semelhante à porção da batata doce, tanto em calorias como em valor nutricional. Dessa maneira, assim como a batata doce, o inhame para quem treina funciona como uma fonte de energia time released, isto é, é liberada aos poucos. Essa característica permite uma potencialização no treino.

A vitamina C encontrada na porção de inhame corresponde a 30% da sua necessidade diária, portanto, há um aumento na imunidade contra vírus e bactérias e uma ação anti-inflamatória nos casos de artrite reumatoide (doença reumática que acomete articulações, principalmente os joelhos).

A vitamina B6 é conhecida por sua ação protetora do coração e vasos sanguíneos preservando sua integridade. Altamente indicada para mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual. Ela também se mostra bastante eficaz nos tratamentos de depressão. Essa vitamina no inhame equivale a 15% da sua necessidade diária.

Como Consumir o Inhame?

Por causa da semelhança com a batata doce e a mandioca, o modo de preparo do inhame pode seguir a mesma linha desses outros legumes. Inclusive, fizemos um artigo para tratar também se a mandioca engorda ou não, já que é outra dúvida frequente.

O inhame pode ser usado como base para massas de pães e tortas. Dessa maneira, além de garantir um melhor valor nutricional para essas massas, seu pão ou torta estará livre de glúten, se tornando uma vantagem para os celíacos (pessoas que têm alergia ao glúten são portadoras da doença celíaca).

O mesmo pode ser feito para o preparo de nhoque, assim como o nhoque de mandioca.

Sopa de inhame também é uma ótima pedida, principalmente no outono e inverno. Para turbinar ainda mais a sopa, uma pitada de gengibre ralado ou em pó serve como termogênico e aumenta a velocidade do metabolismo.

Seja qual for a sua maneira preferida de preparar e consumir o inhame lembre-se que não há nada que comprove que o inhame engorda se consumido com moderação. A quantidade de nutrientes que você levará até seu organismo certamente compensará o valor calórico desse legume. Ao contrario, se coloca-lo em sua dieta de maneira moderada e correta, ele pode até ajudar a emagrecer!


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