Iogurte Engorda ou Emagrece?

Queridinho de quem deseja emagrecer, o iogurte está em quase todas dietas. Mas será que deve ser ingerido com moderação?

Quando o assunto é alimentação, se deve sempre ter em mente que o que determina se determinado alimento engorda ou não é a quantidade e o modo como esse alimento é consumido. Afirmar que o iogurte engorda é um equívoco, porém é algo que pode acontecer.

Há vários tipos de iogurtes disponíveis no mercado atualmente. Por conta da grande popularidade da propagação de hábitos alimentares saudáveis, hoje em dia se pode encontrar iogurtes de todas as variedades.

Essa variedade, entretanto, não se estende somente na sua composição (se derivado do leite ou à base de soja, por exemplo), mas também em seu valor calórico. Portanto, o tipo de iogurte consumido é um fator determinante para se concluir que o iogurte engorda ou não.

Valor Nutricional do Iogurte

Veja e analise abaixo a comparação de dois tipos comuns de iogurte: o desnatado e o iogurte grego versão light:


OBS: Os dois iogurtes abaixo são da mesma marca

Em uma embalagem de 200 gramas de iogurte desnatado (sem açúcar) são encontrados: 88 kcal, 13 gramas de carboidratos, 8,6 gramas de proteínas e 0 gramas de gordura. Nesse iogurte, portanto, as colorias podem ser divididas da seguinte maneira: 0% gordura, 60% carboidratos e 40% proteínas.

Em uma embalagem de 200 gramas de iogurte grego zero são encontrados: 98 kcal, 10,4 gramas de carboidratos, 8,6 gramas de açúcar, 14 gramas de proteínas e 0 gramas de gordura. No iogurte grego zero, a divisão das calorias pode ser feita da seguinte maneira: 0% de gordura, 43% de carboidratos e 57% de proteínas.

A conclusão que se chega é que primeiro, é impossível afirmar que qualquer um dos dois tipos de iogurte engorda. Sozinhos, eles possuem um baixo valor calórico, possuem carboidratos para fornecer a energia necessária para um treino, por exemplo, não possuem gordura e as quantidades de proteínas encontradas são ótimas.

iogurte engorda

Segundo, cada um dos tipos de iogurte é mais indicado para uma situação determinada. Por exemplo: no caso de um lanche saudável no meio do expediente o mais indicado é o iogurte desnatado.  Para quem vai ou já foi treinar, o mais indicado é o iogurte grego light, por causa da sua quantidade de proteínas, que auxiliam na regeneração muscular.

Obviamente são apenas sugestões. Tanto um como o outro podem ser ingeridos da maneira que como a pessoa preferir, e são muito indicados em uma dieta para perder gordura e aumentar massa muscular.

O que determina se o iogurte engorda, então? A quantidade e o modo como é consumido.

Assim como todos os outros alimentos, consumir com moderação é um fator determinante no ganho de peso. Consumir uma porção de iogurte por dia, assim como uma porção de fruta, faz com que seja impossível dizer que o iogurte engorda.

Pela ausência de fibras nos tipos de iogurte mencionados, o ideal é que eles sejam adicionados de cereais integrais e frutas. Mas cuidado! Uma colher de sopa de aveia e uma banana já aumentam bastante o valor calórico do iogurte. Por outro lado, a presença da fibra garante uma maior saciedade e, portanto, a pessoa que o consome consegue esperar o horário da próxima refeição tranquilamente.

Adicionar açúcar, granola (na versão tradicional), mel em excesso também fazem com o valor calórico do iogurte aumente e, portanto, podendo levar ao aumento de peso.

Qual iogurte engorda então?

iogurte grego light

Como dito, nem todos os iogurtes são iguais. Os que foram citados aqui são versões menos calóricas, sem gordura e sem açúcar. Porém, existem versões hipercalóricas de iogurtes. Estas, são adoçadas com quantidades exageradas de açúcar, são feitas à base de leite integral, que apresenta alto teor de gordura, além de serem repletos de conservantes.

Mesmo para aquelas pessoas que são intolerantes à lactose. Há iogurtes indicados, porém, em suas versões integrais que podem ser extremamente calóricas. Um exemplo disso são aqueles iogurtes de saquinho que geralmente são um pouco mais ralos e costuma-se tomar 1 copo cheio.

Nesse caso, tomar essa quantidade de iogurte engorda mesmo, pois está ingerindo mais do que o necessário para suprimir a fome. Não raro, algumas pessoas costumam até mesmo repetir e tomar um 2 copo.

Por isso, se for comprar iogurte, prefira os na versão light e mais consistente, pois eles auxiliam a evitar a fome, além de ter 0% de gordura e mais de proteínas e carboidratos.

O iogurte pode fazer parte da sua dieta normalmente e não ser responsável pelo ganho de peso se seu consumo de calorias for menor do que a sua queima diária. É necessário observar a alimentação como um todo.

Não se pode dizer que o iogurte engorda ou emagrece. Ele sozinho não tem o poder de fazer um nem o outro. O que determina o ganho de peso é a equação o que você consome menos o que você queima de calorias diariamente.





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