Jiu Jitsu Emagrece

O Jiu Jitsu vem sendo praticado não somente por quem gosta de lutas, mas também para perder peso mais rápido

A combinação perfeita para quem procura a forma perfeita é alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas. Dentre as atividades físicas, há algumas que promovem uma maior queima de calorias e uma maior definição muscular. Por causa desses e outros fatores, podemos afirmar que o jiu jitsu emagrece.

Apesar da corrida e da musculação serem bastante populares, para aqueles que procuram uma válvula de escape para o stress da vida moderna e simplesmente não conseguem relaxar em uma aula de Yoga ou meditação, as artes marciais são as mais indicadas.

O que é Jiu Jitsu?

O Jiu (significa suavidade em japonês) Jitsu (significa arte em japonês) é uma arte marcial de origem japonesa voltada para o ataque e a autodefesa, porém sem o uso de armas. Ele também é considerado a base para outras artes marciais como o judô e o karatê. O Jiu Jitsu pode ser praticado também por crianças a partir de 5 anos de idade.

Como o Jiu Jitsu Emagrece?

O treino de jiu jitsu, mesmo para os iniciantes, é bastante intenso. Antes de ensinar a técnica dos golpes dessa arte, o professor dá um aquecimento bastante puxado, que é responsável pela maior parte da queima de calorias e se tornando uma atividade física completa.

No aquecimento são realizados exercícios aeróbios intensos: corrida, pular corda, polichinelos, abdominais e flexões de braço, por exemplo. Esses exercícios geralmente são feitos em forma de circuito sobre o tatame.

Dentre as técnicas ensinadas estão os rolamentos, chutes e sequência de golpes que também fazem um trabalho cardiorrespiratório intenso. Com todas essas atividades, um treino de jiu jitsu pode queimar até 1000 calorias! Portanto, sim, o jiu jitsu emagrece!

O ideal é que se pratique o esporte de 2 a 3 vezes por semana, sempre fazendo uso de uma alimentação pré-treino que fornecerá energia durante a aula e um pós-treino que auxiliará na regeneração muscular.

Benefícios da prática de Jiu Jitsu

jiu jitsu emagrece

Além de promoverem uma queima calórica expressiva em cada aula, os adeptos das artes marciais ainda melhoram sua coordenação, força e fôlego para enfrentar seu dia a dia com mais disposição e energia. Justamente por esses motivos, as mulheres também estão cada vez mais presentes nas aulas de artes marciais.

A definição muscular é outro fator que se observa com a prática do Jiu Jitsu. O tão sonhado abdome tanquinho pode aparecer em semanas, caso a dieta seja seguida corretamente. O Jiu Jitsu também aumenta a flexibilidade e a resistência.

A constante exigência do corpo durante a aula faz com que o metabolismo fique acelerado e, com isso, acelerando a queima das gorduras estocadas. O metabolismo continua bastante ativo mesmo depois do treino, prolongando a queima de gordura por horas depois do término da aula.

A prática dessa arte marcial traz muitos benefícios à saúde mental também. Como mencionado, o Jiu Jitsu pode ser considerado um meio de se desestressar e desligar dos contratempos do cotidiano.

Um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo apontou que a prática desse esporte contribuiu para melhorar o nível de concentração em pessoas (crianças, jovens e adultos) com déficit de atenção.

As artes marciais são também conhecidas por ensinar a paciência e autodisciplina, duas virtudes que podem ser transportadas para o dia a dia em que as pessoas são bombardeadas por problemas de todos os lados. Quanto mais paciente e tolerante, a pessoa tem menos propensão a se entregar ao stress e à depressão.

Quimicamente falando, o organismo da pessoa que pratica atividades esportivas com regularidade é bem mais equilibrado, pois suas funções hormonais estão reguladas. Esse fato por si só já é responsável por reduzir os níveis de stress.

Ainda sobre a saúde mental, o jiu jitsu emagrece e, assim, contribui para a melhora da autoestima. A pessoa acredita que é capaz e encara seus problemas com mais vitalidade.

A prática de artes marciais é bem conhecida por trazer não só benefícios para quem quer perder peso, mas para aqueles que procuram uma alternativa para driblar o stress diário.

De acordo com as informações descritas neste artigo é possível afirmar que o jiu jitsu emagrece mesmo. Entretanto, é fundamental ter sempre em mente que, se o objetivo realmente é a perda de peso, o jiu jitsu deve ser combinado com uma dieta adequada.









Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(4 votos, média: 4,75 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...