Laranja Engorda?

Conheça os benefícios da laranja e se em excesso essa fruta engorda ou ajuda no emagrecimento

As frutas podem e devem fazer parte de qualquer dieta. A laranja, rica em oxidantes e vitamina C, além de saborosa, traz muitos benefícios à saúde. Entretanto, muitos evitam a fruta porque acreditam que laranja engorda.

Mesmo assim, o suco de laranja ainda é o mais popular dos sucos sendo consumido até três vezes por semana por, pelo menos, um quarto da população do Brasil. É muita gente, não é mesmo?


O que define se a laranja engorda? Veja a seguir.

Suco Artificial de Laranja Engorda

Ingerir o alimento em sua forma natural, com o mínimo de cozimento ou adição de açúcar (como no saco dos sucos) e temperos, menor a probabilidade de se ganhar peso.

Com o advento da vida moderna, os alimentos prontos (ou semi prontos) fazem propaganda da boa intenção de nos ajudar nas tarefas do cotidiano. Porém não é bem assim.

O equivalente a 8 colheres de açúcar é o que a pessoa consome ao consumir o suco artificial (de caixinha). Mesmo nas versões lights, a quantidade de açúcar ainda é muito superior quando comparado ao suco natural.

Portanto, se você consome esse tipo de suco, tenha a plena consciência que sim, o suco de laranja engorda, além de trazer os malefícios que grandes quantidades de açúcar na corrente sanguínea trás.

Tipos de Laranja

A primeira vista, elas são todas iguais. Mas não é bem assim. Os principais tipos de laranja são:

  1. Laranja lima: tem um sabor bem adocicado e sua cor é mais clara do que as outras. É indicada para sucos para bebês, mas pode ser consumida por todos, principalmente quem tem problemas de estômago, pois ela também é a menos ácida das laranjas.
  2. Laranja pêra: é a mais popular do Brasil e é a mais usada para fazer os sucos. Ela tem o sabor menos adocicado que a laranja lima, porém pode quando em suco, muitas vezes não há a necessidade da adição de açúcar.
  3. Laranja Bahia: tem menos sementes que os outros tipos e é bem fácil de ser descascada.

O que é mais calórico: a laranja ou o suco de laranja?

Vamos analisar:

Uma laranja pera média possui: 66,6 kcal, 16,02 g de carboidratos, 1,8 g de proteínas e 1,44 g de fibras alimentares.

Podemos afirmar que o suco de laranja engorda, porque o suco raramente é feito com apenas 1 laranja. Aqui, porém, há duas situações: se feito com apenas uma laranja, o suco terá que ser diluído em água. Isso acarreta na diluição das vitaminas que a laranja possui, diminuindo seus benefícios no organismo.

laranja engorda

Quando, porém, o suco é feito com duas ou três laranjas (copo de 200 ml), suas calorias dobrarão ou triplicarão na mesma proporção. Isso o torna extremamente calórico, apesar de todos os benefícios que as substâncias encontradas na laranja trazem ao organismo de que as consome.

Outro agravante é que, acompanhando as refeições, é bem possível que se consuma mais de um copo de suco de laranja, aumentando seu valor calórico ainda mais.

Portanto, podemos afirmar que o suco de laranja engorda e, se você quer perder peso, é melhor evitá-lo.

Prefira a fruta

suco de laranja engorda

Apesar de chegarmos a conclusão que o suco de laranja engorda, a fruta ainda é uma boa opção para ser integrada à sua dieta. Portanto, aproveite para ingeri-la como um lanche saudável entre as refeições. Somente nessa troca, você ganha cerca de 60 kcal.

As quantidades de fibras existentes na laranja (principalmente no bagaço e na parte branca) auxiliam na saciedade e é uma ótima opção ao invés dos alimentos açucarados e gordurosos.

Uma laranja, três vezes por semana, garante uma boa ingestão de vitamina C, aumentando sua imunidade, principalmente se combinada com uma alimentação balanceada e atividade física.

Além disso, a laranja ainda é rica em pectina que ajuda a regular os níveis do colesterol (bom e ruim) no sangue.

Ao contrário do suco, é incorreto pensar que uma laranja engorda. É importante ter em mente que as frutas precisam fazer parte da reeducação alimentar e ao serem integradas na dieta, seus valores calóricos deverão ser integrados ao valor calórico diário para seu objetivo.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (180 votes, average: 4,41 out of 5)
Loading...

7 pensamentos em “Laranja Engorda?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *